- GESTÃO 2013 - Quem sabe faz agora!

terça-feira, 18 de maio de 2010

Vacinação não cumpre horário



Postos de saúde de Natal deixam de oferecer doses antes das 17h, contrariando determinação da SMS.

Mesmo com a intensificação da campanha contra H1N1, tomar a vacina em Natal, às vezes não é tarefa fácil. Isto porque algumas unidades de saúde da cidade estão restrigindo o horário das aplicações e até a quantidade de vacinas. No posto do bairro Soledade II, na Zona Norte de Natal, quem procura a vacina no horário da tarde, muitas vezes, volta para casa sem ela. A reportagem do Diário de Natal esteve ontem no local por volta das 16h30 e não encontrou profissionais para aplicar a vacina. De acordo com informações da assessoria de imprensa da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), os postos devem funcionar até, no mínimo, 17h, dependendo da demanda de pacientes.

A dona de casa Ana Maria Medeiros, moradora do bairro, disse que nas sextas-feiras não há atendimento no posto e nos outros dias, quem quiser tomar a vacina é melhor procurar o posto no horário da manhã. "Como se não bastasse falta de médico as pessoas ainda ficam sem tomar a vacina, porque o pessoal do PSFvai embora logo cedo", disse. Um funcionário de uma farmácia, localizada próximo ao posto de saúde, e que preferiu não se identificar, disse que o horário de atendimento é das 8h às 11h, e 14h às 16h, mas nem sempre é cumprido. "Tem dias que às 15h ou 15h30 já não tem mais ninguém", declarou.

A SMS reconheceu que algumas unidades de saúde estão sem profissionais e por isso o atendimento está prejudicado. Além do posto do Solenade II, a unidade do bairro Pajuçara também não está funcionando nos horários da tarde. Segundo a assessoria de imprensa, a razão para o desfalque são problemas de substituição de profissionais que estão de férias. A Secretaria também informou que não há diferença alguma entre o atendimento feito pelas equipes do PSF e os profissionais do posto de saúde. Segundo a assessoria, se a população sentir qualquer tipo de dificuldade na hora de tomar a vacina pode denunciar à Secretaria.

Na semana passada o Diário de Natal esteve em algumas unidades de saúde de Natal que estavam distribuindo fichas de atendimento para vacinação contra o vírus H1N1. A medida, segundo os administradores dos postos, tem como objetivo organizar a fila e evitar tumultos.

Imunização

De acordo com a coordenadora da imunização da SMS, Genilce de Almeida Freitas, 78% dos portadores de doenças crônicas, crianças e profissionais da saúde estão já estão protegidos contra a H1N1. A coordenadora ainda lembrou que as vacinas serão aplicadas somente até o dia 21 de maio.
Fonte: Diário de Natal

Nenhum comentário:

Postar um comentário