- GESTÃO 2013 - Quem sabe faz agora!

segunda-feira, 31 de maio de 2010

CIGARRO É RESPONSÁVEL POR 90% DOS CASOS DE DOENÇA PULMONAR OBSTRUTIVA CRÔNICA

 Que tal não fumar nenhum cigarro hoje? Você, fumante, conseguiria? Não. E se você soubesse dos riscos que o fumo pode causar para sua saúde? Hoje é o Dia Mundial Sem Tabaco, em que todos os esforços feitos por especialistas para afastar milhares de pessoas do vício se concentram. Esse pequeno maço de tabaco envolto em papel é um risco iminente à saúde, ele é responsável por 90% dos casos de Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), que atinge mais de sete milhões de brasileiros.
     O pior de toda essa história é que os fumantes passivos, aqueles que acabam inalando a fumaça descartada pelos fumantes ativos, também correm riscos. Vários municípios já tentaram reforçar sanções para impedir esse fator de risco, a exemplo de Mossoró, onde um projeto de autoria do vereador Lahyre Rosado Neto foi sancionado pela prefeita Fafá Rosado em 30 de agosto de 2009. A lei prevê a proibição do uso de cigarro em estabelecimentos públicos e privados no âmbito do município.
     Parece uma ação insignificante, no entanto, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), cerca de sete fumantes passivos morrem por dia em decorrência da inalação da fumaça do cigarro de terceiros. O pneumologista Luiz Gomes reforça a importância de evitar o cigarro. "No Brasil morrem por ano 300 mil pessoas e no mundo todo cerca de 5 milhões", diz o médico.
     Segundo ele, as campanhas e os dias temáticos ajudam a conscientizar a população e, consequentemente, reduzir o número de fumantes. "Já existem dados estatísticos no Brasil que mostram a redução do número de fumantes. Nos últimos 20 anos registrou-se uma redução de 43% no consumo de cigarro. Em relação aos jovens, a redução do uso foi de 50%. Apesar de ser uma boa notícia, ainda não é ideal", diz Luiz.
     Entre as mulheres, no entanto, o consumo de tabaco aumentou em comparação com a década de 90. "As mulheres fumam mais do que antes, em primeiro lugar por causa da inserção no mercado de trabalho, que causa mais estresse e também por sua inserção na sociedade. As mulheres que antes eram apenas dona de casa agora trabalham e estão mais expostas e, por isso, fumam", revela o especialista.
     Quem fuma está predisposto a uma série de doenças, que, segundo o médico, não envolvem apenas o sistema respiratório e os pulmões. "Dificuldades na circulação, inflamação nas artérias, infarto, obstrução das artérias cerebrais, que causa risco de Acidente Vascular Cerebral (AVC). Além das doenças pulmonares graves, como enfisema, bronquite, além do câncer de pulmão e do aparelho digestivo", informa Luiz Gomes.
     E quem é fumante passivo não está distante de ter um desses problemas. "Isso também depende do ambiente. Se você está num local onde uma pessoa fuma 20 cigarros por dia, o passivo chega a fumar sete ou oito. Já é comprovado que a fumaça escura produzida pela queima do tabaco é mais nociva do que a aspirada pelo fumante", revela o especialista. Pelos problemas de saúde causados entre os fumantes ativos e passivo é que o país gasta anualmente cerca de R$ 5 milhões.
     Se você fuma, que tal começar hoje a pensar em largar esse vício. O jornalista Williams Vicente fumou durante dez anos e, em dezembro de 2009, decidiu que queria parar. "Na verdade me considero uma pessoa ainda em tratamento e ainda sofro por abstinência. Algumas vezes, principalmente em festas, ainda pego o cigarro de alguém. Mas deixei de fumar todos os dias e não compro mais cigarros. Eu procurei um médico, que me ajudou, mas se a pessoa não tiver força de vontade, não consegue. A vontade de parar representa 90% do tratamento. Mas ainda espero chegar mais longe, ao ponto de não sentir mais falta", declara.
     Para o pneumologista, o fumante que deseja parar precisa realmente ter vontade própria, mas outros fatores podem ajudar nessa luta contra a dependência da nicotina. "Ele tem que ter o apoio da família; tentar fumar o primeiro cigarro do dia o mais tarde e o último bem antes da hora de dormir; quando ele chegar a 10 cigarros no dia, deve se conscientizar que não deve mais fumar; deve procurar um médico para ter um tratamento multidisciplinar. Ele deve lembrar que existe medicamento, mas que isso não é o mais importante é apenas uma ajuda", avalia o especialista.
     O cigarro possui cerca de 400 substâncias químicas e a nicotina, uma dessas, é a responsável pela dependência. Por isso, cuida da sua saúde e eleja hoje, no Dia Mundial Sem Tabaco, o começo da luta contra o cigarro. 
Fonte: O Mossoroense

Nenhum comentário:

Postar um comentário