- GESTÃO 2013 - Quem sabe faz agora!

domingo, 16 de maio de 2010

Pré-Enem Sul/Sudeste: cenário pré-eleitoral reforçará discussão sobre reivindicações dos médicos


A mobilização das entidades médicas em um ano de eleições gerais no país será reforçada pela realização do XII Encontro Nacional das Entidades Médicas e seus encontros regionais prévios. As regiões Sul/Sudeste estão promovendo a partir desta sexta-feira (14) o seu foro de discussões.

Na abertura do Pré-Enem Sul/Sudeste, o presidente do Conselho Regional de Medicina do Estado de São (Cremesp), Luiz Alberto Bacheschi, ressaltou que esse cenário permitirá melhor acesso e apoio político às premissas dos médicos.

O presidente da Associação Paulista de Medicina (APM), Jorge Carlos Machado Curi, também reforçou essa necessidade de apoio político: “Se não amadurecermos os temas e nos empenharmos em relação aos problemas médicos, a situação da saúde no Brasil se tornará sem resolutividade”, acredita.

O conselheiro do Cremesp e representante do CFM no encontro, Desiré Callegari, relembrou a recente pesquisa divulgada pelo CFM mostrando que não há falta de médicos no Brasil, uma vez que houve aumento de 27% de 2000 a 2009, enquanto o crescimento da população no período foi de 12%. O problema é a desigualdade na distribuição dos profissionais no país. “A concentração de médicos nos grandes centros urbanos é decorrente da falta de políticas públicas que reconheçam a importância do médico em todo o país. Não podemos pactuar com a impossibilidade de aperfeiçoamento, salários aviltantes e infraestrutura sem qualidade e nem ser vítimas da precarização do trabalho”, defende.

Situação do ensino - O diretor científico da AMB, Edmund Chad Baracat, defendeu, em sua conferência sobre o ensino médico, a suspensão da criação de novas escolas e que se privilegie o caráter educacional em detrimento de pressões políticas, bem como a reavaliação de todas as faculdades de medicina do país.

O Brasil conta, atualmente, com 181 escolas médicas, apesar de dois terços delas não terem autorização do MEC para funcionamento. Essa realidade foi exposta por Baracat. “Nesse sentido, a criação da Comissão de Especialistas do Ensino Médico, coordenada pelo professor Jatene, foi um avanço importante para avaliar e acompanhar as faculdades”, afirma.

Pré-Enem - O objetivo do encontro é formular propostas regionais para serem defendidas no XII Encontro Nacional das Entidades Médicas (XII Enem), a ser realizado de 28 a 30 de julho deste ano. O Pré-Enem Sul/Sudeste conta com a presença de vários representantes de conselhos regionais, associações e sindicatos médicos, inclusive do ex-ministro da Saúde e médico cardiologista Adib Jatene, que também é presidente da Comissão de Avaliação das Escolas da Sesu/MEC.

O evento – promovido pelo Conselho Regional de Medicina de São Paulo (Cremesp), em parceria com a Academia de Medicina de São Paulo, Federação dos Médicos do Estado de São Paulo (Fenam) e Associação Paulista de Medicina (APM) – segue até o sábado (15) no Teatro CIEE, em São Paulo (SP).
Fonte: Portal Médico

Nenhum comentário:

Postar um comentário