- GESTÃO 2013 - Quem sabe faz agora!

sexta-feira, 21 de maio de 2010

Com o envelhecimento da população, CFM reforça discussões sobre geriatria


A recém-criada Câmara Técnica de Geriatria do Conselho Federal de Medicina (CFM) teve sua primeira reunião nesta quinta-feira (20) na sede da entidade. Os membros da equipe – com representação do CFM, Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG) e Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) – reforçaram a importância que o tema adquire no contexto brasileiro, onde o envelhecimento da população está se acentuando. Números do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que, em 2000, o grupo de zero a 14 anos representava 30% da população brasileira, enquanto os maiores de 65 anos eram apenas 5%.

A previsão é de que, em 2050, os dois grupos se igualem em 18%. Os avanços da medicina e as melhorias nas condições gerais de vida da população estão elevando a média de vida do brasileiro (expectativa de vida ao nascer) de 45,5 anos de idade, em 1940, para 72,7 anos, em 2008.
Na primeira reunião, o grupo tratou de aspectos considerados relevantes sobre essa questão, como residência em geriatria e os desafios que permeiam o funcionamento das Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIS).

Foi decidido que a SBGG estabelecerá parcerias de atuação e assessoramento com os conselhos regionais de medicina e Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), tanto para fiscalização do exercício profissional e das ILPIS como para oferecer orientações sobre a normatização de dietas alimentares e suplementos para nutrição do idoso e política de medicamentos para idosos, notadamente os utilizados para tratar a demência. Para avançar nessas e outras discussões sobre geriatria, o CFM participará do XVII Congresso Brasileiro de Geriatria e Gerontologia, a ser realizado de 28 a 31 de julho em Belo Horizonte, Minas Gerais. Adicionalmente, estuda-se dedicar um número da Revista Bioética ao tema. Os autores interessados podem enviar artigos na área (especialmente resultantes de pesquisa) para bioetica@cfm.org.br ou revistabioetica@gmail.com.

Participam da Câmara Técnica: Gerson Zafalon Martins (coordenador, CFM) Cláudia Burlá (SBGG) Maria do Carmo Lencastre de Menezes e Cruz (SBGG) João Carlos Babosa Machado (SBGG) José Elias Soares Pinheiro (SBGG) Elisa Franco de Assis Costa (SBGG) Omar Jaluul (SBGG/Faculdade de Medicina da USP) Emilio Hideyuki Moriguchi (SBGG).
Fonte: Portal Médico

Nenhum comentário:

Postar um comentário