- GESTÃO 2013 - Quem sabe faz agora!

segunda-feira, 31 de maio de 2010

DIA MUNDIAL SEM TABACO É LEMBRADO NESTA SEGUNDA COM UM PROGRAMA DE CONSCIENTIZAÇÃO

De acordo com dados do Ministério da Saúde, dos cerca de 1,25 bilhões de fumantes no mundo, mais de 30 milhões são brasileiros e 16% mulheres. É para tentar diminuir números alarmantes como estes que será celebrado na próxima segunda-feira, 31, o Dia Mundial sem Tabaco.
     O Instituto Nacional de Câncer (INCA), responsável por coordenar e executar o Programa de Controle do Tabagismo no Brasil, promove uma campanha voltada para as mulheres: "Mulher, você merece algo melhor que o cigarro!". O objetivo é alertar sobre as estratégias que a indústria do tabaco utiliza para atingir o público feminino e os males que o cigarro causa à saúde e ao meio ambiente.
     No Rio Grande do Norte a Secretaria Estadual de Saúde vai promover a distribuição de material informativo para a população e, internamente, entre os funcionários da Secretaria, além de apoiar as diversas ações que vão acontecer em vários municípios do Estado.
     Severina Pereira, técnica do Programa Estadual de Controle ao Tabagismo da Sesap, explicou que o dia 29 de agosto é o dia Nacional de Combate ao Fumo, e a Secretaria também já está organizando as atividades para este dia. "Não podemos deixar de divulgar estas datas que são um reforço do nosso trabalho", disse a técnica.
     A Sesap atua ainda na movimentação em torno da aprovação do Projeto de Lei nº 315/08 sobre a proibição dos fumódromos em recinto coletivo, privado ou público, que está tramitando no Senado.
     Atualmente, a lei federal 9.294/96 proíbe o fumo em recintos coletivos, mas permite fumar em áreas destinadas exclusivamente a esse fim, desde que o local seja devidamente isolado e com arejamento conveniente - os chamados fumódromos. O PLS 315/08 acaba com essas áreas.
Fonte: Gazeta do Oeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário