- GESTÃO 2013 - Quem sabe faz agora!

quarta-feira, 26 de maio de 2010

Fórum de combate à Mortalidade Materna acontece amanhã (27)

A morte materna é uma das mais graves violações dos direitos humanos das mulheres, já que pode ser evitada em 92% dos casos e por ocorrer principalmente nos países em desenvolvimento. Para que se possam executar ações de combate ao problema, é preciso primeiro superar a falta de informações e dados estatísticos corretos sobre os casos. Pensando nisso, a Secretaria de Estado da Saúde Pública do RN (Sesap) promove o 4º Fórum Estadual de Mortalidade Materna e Neonatal, através do Comitê de Mortalidade Materna e Neonatal.

O evento será realizado amanhã, dia 27, no Hotel Praia Mar em Natal das 8 às 17h e te como objetivos conscientizar e mobilizar a sociedade na intenção de alertar a população para esse grave problema, além de debater e propor ações mais efetivas no combate à mortalidade.

Durante todo o dia serão ministradas palestras sobre temas relacionados à mortalidade materna, além de mesas redondas. O ciclo de palestras contará com um representante do Ministério da Saúde, que irá falar sobre o "Pacto Nacional pela Redução da Mortalidade Materna e Neonatal". Já a Dra. Maria do Carmo Lopes de Melo, presidente do Comitê de Mortalidade Materna e Neonatal, irá ministrar uma palestra sobre a "Razão da mortalidade materna no RN", além da Dra. Elaine Pompéia que irá falar sobre a "Declaração de óbito: O ato médico". O Dr. Ney Costa, representante do grupo Bem Estar Familiar do Brasil (Bemfam), irá falar sobre a "Municipalização dos objetivos do milênio". A Coordenadora de Promoção à Saúde da Sesap, Celeste Rocha irá discutir sobre o "Plano Operativo Estadual para redução da mortalidade materna". O Fórum é dirigido aos prefeitos, secretários municipais de saúde, profissionais de saúde, profissionais da Vigilância Epidemiológica e representantes da sociedade civil organizada.

Mortalidade Materna

As principais causas de morte materna são: hipertensão, hemorragia, infecção e abortamento que são evitáveis. Portanto, a mortalidade materna é uma tragédia evitável em sua grande maioria. É um desafio a ser vencido, portanto, exige ações governamentais para melhoria da qualidade da assistência prestada às mulheres, bem como, ações intersetoriais sendo fundamental a articulação com os diferentes segmentos da sociedade civil e organizada. É preciso, ainda, o comprometimento político de priorizar e concretizar o Pacto Nacional pela Redução da Moralidade Materna e Neonatal.

Morte materna é a morte de uma mulher durante a gravidez ou até 42 dias após o parto, independentemente da duração ou da localização da gravidez. É causada por qualquer fator relacionado ou agravado pela gravidez ou por medidas tomadas em relação a ela. Não é considerada morte materna a que é provocada por fatores acidentais ou incidentais.

Duas questões são as responsáveis pela falta de números fidedignos: a sub-informação, que resulta do preenchimento incorreto das declarações de óbito, e o sub-registro, que é a omissão do registro do óbito em cartório. As principais causas de morte materna são a hipertensão, a hemorragia, infecção e o aborto, todas situações que podem ser evitadas, com a devida assistência do pré-natal, ao parto e ao puerpério neonatal, além de ações de saúde específicas para as mulheres.

Fonte: SESAP RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário