- GESTÃO 2013 - Quem sabe faz agora!

domingo, 30 de maio de 2010

Tireoide: uma glândula traiçoeira

Se você sente com frequência tontura, fraqueza, estresse e cansaço, é bom procurar um médico porque você pode estar sofrendo de problemas da tireoide. Esta glândula, que fica na região do pescoço mais conhecida como "gogó" ou "pomo de Adão", é responsável pelos hormônios que regulam o metabolismo. Seu mau funcionamento pode gerar agravos à saúde, desde sintomas silenciosos, até risco de morte.

Segundo a presidente da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia no RN (SBEM/RN), Anna Karina Medeiros, "a maior incidência ocorre em mulheres acima de 40 anos e pessoas idosas, ou ainda quem já tenha histórico familiar com problemas de tireoide".

As principais doenças causadas pelo mau funcionamento da tireoide são, o hipertireoidismo (hormônios em excesso) e hipotireoidismo (redução de hormônios). A produção de hormônios em excesso pode causar sintomas como aumento de calor, taquicardia e inchaço. "Geralmente acomete pessoas que tenham elevados níveis de ingestão de iodo que estimula a produção de hormônios", explicou a endocrinologista. O tratamento do hipertireoidismo é feito através de medicamentos e em alguns casos com procedimentos cirúrgicos.

Porém, segundo explica Anna Karina, a principal incidência no RN são de casos de hipotireoidismo. De acordo com a estimativa da SBEM, 10% dos idosos sofrem com a redução da produção de hormônios da tireóide. "A doença causa diminuição do funcionamento normal do corpo, levando a lentidão física e mental, porém 97% dos casos são curáveis através do uso de medicamentos de reposição hormonal", afirmou Anna Karina.

Outro problema relacionado à tireoide se trata da formação de nódulos que aparecem na glândula. Além do incômodo natural, os nódulos causam dificuldade para engolir e até desconforto respiratório. "Através do autoexame podem ser diagnosticado os nódulos, mas é preciso a confirmação médica, para iniciar o tratamento", explicou Anna Karina.

Mobilização

Especialistas estão tomando iniciativas para alertar a população sobre os cuidados com a tireóide e a importância do autoexame. Os esforços incluem a montagem de um estande no shopping Midway Mall com a presença de endocrinologistas para atender a população e explicar como podem ser prevenidas as doenças na tireoide. A iniciativa promovida pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, faz parte das ações da 2ª Semana Internacional da Tireoide.

+ Mais
SAIBA MAIS
Fonte: Diário de Natal

Nenhum comentário:

Postar um comentário