- GESTÃO 2013 - Quem sabe faz agora!

quarta-feira, 26 de maio de 2010

Mesmo com onze casos confirmados, RN não tem surto de leptospirose, diz Sesap

A Secretaria Estadual de Saúde Pública do RN (Sesap) negou, na tarde desta quarta-feira (26), que o estado esteja sofrendo um surto de leptospirose. Mesmo com a confirmação da morte de um agricultor e de mais três casos confirmados só no município de Cruzeta, no interior do RN, além de mais treze casos notificados, sendo destes onze confirmados&nbspna&nbspregião,&nbspa secretaria considerou precipitado o alerta para uma epidemia da doença.

De acordo com a Juliana Araújo, Subcoordenadora de Vigilância Epidemiológica da Sesap, foram enviados técnicos para o município de Cruzeta, onde foram montadas "armadilhas" na localidade em que os casos foram notificados para verificar se havia um grande número de ratos na região, principais transmissores da doença.

Segundo Juliana, após uma varredura pela região, foram detectadas apenas sujeira e muito entulho o que, segundo ela é fator considerável para a propagação da doença. Quanto aos casos confirmados no município e a morte do agricultor, Juliana considerou uma fatalidade e destaca que essa morte não tem nenhuma relação com um possível surto da doença no estado.

Com relação às medidas preventivas, a Subcoordenadora disse ainda&nbspque o que está sendo feito é uma campanha educativa no intuito de esclarecer a população para o cuidado com acumulo de sujeira em vias públicas. Em Cruzeta, por exemplo, estão sendo realizadas palestras para explicar os detalhes sobre a doença.

A doença:

A leptospirose, também chamada de Mal de Weil ou síndrome de Weil em seu quadro mais severo, é uma doença bacteriana que afeta seres humanos e animais e que pode ser fatal.

Como ocorre em várias outras doenças infecciosas, o quadro clínico da leptospirose varia muito de indivíduo para indivíduo. O paciente pode apresentar desde quase nenhum sintoma, até um quadro grave com risco de morte.

Confira esta matéria clicando aqui

Fonte: DN Online



Nenhum comentário:

Postar um comentário