- GESTÃO 2013 - Quem sabe faz agora!

sexta-feira, 21 de maio de 2010

TRANSPLANTE DE FÍGADO NÃO É FEITO HÁ QUASE UM ANO

A coordenadora estadual da Central de Transplantes, Francinete Guerra de Morais Pereira, confirmou, terça-feira que não se faz transplante de fígado no Rio Grande do Norte há quase um ano. Ela disse que isso se deve, pelo menos, a um fator - de que nem sempre se acha um fígado compatível com o do paciente que está na fila de espera para ser transplantado.
Porém, Francinete de Morais Pereira explica que a suspensão dos transplantes não se deve à falta de assinatura de um convênio entre a Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) e o Hospital Universitário Onofre Lopes (Uuol), único habilitado pelo Serviço Unificado de Saúde (SUS) no Estado a realizar esse tipo de procedimento. “Os recursos são repassados diretamente pelo Ministério da Saúde para o hospital universitário”.

Segundo ela, o problema é que os profissionais habilitados a realizarem transplante de fígado são servidores públicos, lotados no Huol, e estão pleiteando uma remuneração pelo procedimento, o que está fora da alçada da Sesap.

Ela disse que ao contrário dos hospitais privados, que recebem do SUS pelos procedimentos de saúde que executam e daí também tiram a remuneração dos seus profissionais, eles não têm como receber essa remuneração extra do Huol, onde são contratados para prestarem serviços de saúde à população.

Mesmo assim, ela informou que existe um precedente com relação a outro hospital universitário, o Walter Cantídio, em Fortaleza (CE), que paga aos cirurgiões pelos transplantes realizados.

Francinete Pereira ainda confirmou a existência de seis pacientes na fila de espera por um transplante de fígado e informou, que ao invés de 12 órgãos encaminhados à Central Nacional de Transplantes, este ano foram encaminhados sete fígados, dos quais foram para seis pacientes de Pernambuco e apenas um do Ceará.

Ela aproveitou para dizer que no Rio Grande do Norte existem na fila de espera quatro pacientes para transplante de coração e 285 à espera de córneas, além de 908 doentes renais que aguardam o transplante de rim.

Serviço:
Central de Transplante do RN
Av. Senador Salgado Filho, s/n
Ed. Pronto Socorro Clovis Sarinho
Fone: (84) 3232-7620
Fax: (84) 3232-7621
E-mail: cncdo@rn.gov.br

Fonte: CRM - RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário