- GESTÃO 2013 - Quem sabe faz agora!

domingo, 9 de maio de 2010

Um passo para vencer a Aids

Vários pesquisadores de todo o mundo buscam forma de combater o vírus
Foto: Rafaela Tabosa/ON/D.A Press 
 
Cientistas descobrem mecanismo de imunidade natural ao HIV. Gene pode gerar vacina contra problema

Washington (EFE) - Uma equipe de cientistas do Massachusetts Institute of Technology (MIT), da Universidade de Harvard e do Hospital Geral de Massachusetts (MGH) descobriu um gene que atrasa ou interrompe o desenvolvimento do vírus da Aids. Em comunicado, as três instituições apontam que a descoberta pode levar ao desenvolvimento de vacinas que causem uma reação de imunidade similar nos indivíduos com HIV.
Quando as pessoas se infectam com o HIV, habitualmente demora meses para que desenvolvam plenamente a síndrome de imunodeficiência humana caso não haja o uso de remédios. Porém, em aproximadamente uma em cada 200 pessoas com Aids essa evolução não ocorre.

Desde o final da década de 1990, os pesquisadores descobriram que uma alta percentagem de pessoas com imunidade natural ao HIV são portadoras de um gene chamado HLA B57. A equipe de Massachusetts revelou agora o efeito da capacidade desse gene para dar imunidade. O grupo de cientistas, liderado por Arup Chakraborty do MIT, e Bruce Walker, do MGH, chegou àconclusão de que o gene HLA B57 faz com que o corpo produza células brancas T mais fortes, que ajudam a defender o organismo dos invasores infecciosos.

Os pacientes com esse gene têm um número maior de células T que se aderem firmemente a mais peças da proteína do HIV do que nas pessoas que não têm o HLA B57. Isto faz com que as células T tenham mais chances de reconhecer quais proteínas expressam do HIV, incluindo as versões mutadas que surgem durante a infecção.

Este efeito, explicaram os cientistas em artigo da revista "Nature", contribui para um controle superior da infecção do HIV, e de qualquer outro vírus que evolua rapidamente, mas também faz com que estas pessoas sejam mais suscetíveis a doenças autoimunes, ou seja, aquelas nas quais as células T atacam células do próprio corpo.

Walker, diretor do instituto Ragon e professor da Escola de Medicina de Harvard, disse que o descobrimento deste mecanismo pode levar ao desenvolvimento de vacinas que provoquem a mesma resposta ao HIV que os indivíduos com ogene HLA B57 dão para si mesmos.
Fonte: DN OnLine



Um comentário:

  1. MEU NOME EH ALBERTO KENNEDY ALMEIDA DE JESUS,MORO EM SERRA, ESPIRITO SANTO. SOU MILITAR APOSENTADO DAS FORÇAS ARMADAS DO BRASIL, SOU PORTADOR DO VIRUS HIV DESDE 1993, ANO DA DESCORBERTA, E MOTIVO DE MINHA APOSENTADORIA.TENHO ACOMPANHADO CONSTANTIMENTE PELO SITE DA GOOGLE, SOBRE VACINA CONTRA ESTA TERRIVEL E TEMIVEL DOENÇA.TENHO ME SENTIDO TRISTE E IMPOTENTE DIANTE DA DEMORA EM SE ACHAR A SOLUÇÃO (CURA) PARA ESTE MAL.EU FAÇO USO DE ANTIRETROVIRAIS, COMO, EFAVIRENZ E BIOVIR. NÃO SOH EU COMO TAMBEM MINHA ESPOSA. E MEU FILHO FAZ USO DO BIOVIR E KALETRA. QUEREMOS NOS COLOCAR A DISPOSIÇÃO PARA RECEBER A VACINA DE TESTE POIS SOMOS NOVOS E TEMEMOS QUE NÃO DÊ TEMPO DE VERMOS O PROGRESSO DA CONFECÇÃO E DISTRIBUIÇÃO DESSA VACINA. MEU EMAIL PARA CONTATO EH: ALBERTO_KENNEDY@HOTMAIL.COM. TELEFONE:(27)3241-9662 E (27) 9875-9371. AGUARDO RESPOSTAS

    ResponderExcluir