- GESTÃO 2013 - Quem sabe faz agora!

terça-feira, 25 de maio de 2010

Ampliação e Reforço são metas da campanha contra H1N1


Meta do MS é vacinar 1 milhão 453 mil no Estado

Auxiliar o município do Natal na nova etapa de vacinação contra a H1N1 é o intuito da força-tarefa criada pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), após reunião realizada na manhã desta segunda-feira (24). O acordo de cooperação entre o Estado e município irá permitir uma maior atuação nos postos de saúde que apresentam deficiências no atendimento à população. A medida foi necessária após anúncio do Ministério da Saúde de ampliação da campanha, do dia 24 de maio a 02 de junho. O foco desta nova etapa serão as crianças de dois a menores de cinco anos, além de gestantes e adultos com idades entre 30 a 39 anos que ainda não se vacinaram.


Foram debatidos os principais problemas enfrentados em Natal e em quais pontos o Estado pode auxiliar. Após as discussões, ficou decidido que a Sesap irá ceder 10 profissionais de saúde para o município. Eles irão atuar na vacinação de crianças e adultos, a partir de amanhã (25), até a próxima sexta-feira (28) nos postos de saúde que apresentam problemas com falta de pessoal.


Os postos que receberão apoio são o de Mirassol, Nova Descoberta, São João e Brasília Teimosa, cada um recebendo dois profissionais e o de Pirangi que terá sua equipe reforçada com um vacinador. A Sesap irá pagar a diária para esses profissionais, e o município irá fornecer a alimentação. Também foi debatida a volta dos postos de vacinação volantes, como em shoppings e na sede da Secretaria Municipal de Saúde em Natal. Para esta nova etapa da campanha contra o vírus H1N1, o Ministério da Saúde irá enviar 185.230 doses para o RN. Desse total, 84.200 irão chegar nesta semana e o restante na próxima. Participaram da reunião 15 profissionais de saúde da Sesap, a coordenadora de Imunização, Jeanny Guedes, a coordenadora de Epidemiologia, Juliana Araújo e a coordenadora de Imunização do município do Natal, Genilsen Freitas.


Para o Rio Grande do Norte a meta do Ministério da Saúde é de vacinar 1 milhão 453 mil e 739 pessoas. Até hoje, foram vacinadas 955.127 pessoas, ou seja, 65,70% da população convocada. As crianças menores de dois anos ultrapassaram a meta, numa cobertura de 109,63%. A preocupação da Sesap está sendo a vacinação dos adultos com idade entre 30 e 39 anos. Até hoje apenas 34,61% foram vacinados, ou seja, 158.883 pessoas compareceram aos postos de saúde, enquanto a meta seria de 459.090. Outra preocupação é com as gestantes. A meta de vacinação é o alcance de 56.083 mulheres, enquanto foram vacinadas apenas 31.767, configurando uma cobertura de 56,64%.

Fonte: SESAP RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário