- GESTÃO 2013 - Quem sabe faz agora!

quarta-feira, 16 de junho de 2010

Técnica é capaz de identificar câncer de pulmão precocemente

Técnica é capaz de identificar indícios de câncer de pulmão em até 5 anos antes de o paciente desenvolver a doença

 Ao menos 90% dos pacientes que desenvolvem o câncer de pulmão têm uma sobrevida de menos de cinco anos. A doença é traiçoeira e muitas vezes não é detectada a tempo de o tratamento surtir o efeito desejado. Não era. Cientistas da Universidade de Nottingham, no Reino Unido, produziram um teste de sangue capaz de apontar indícios do tumor com até cinco anos de antecedência à possível descoberta do câncer por meio de um CT scan. Chamado de EarlyCDT-Lung, ele já está à disposição nos Estados Unidos e deve chegar ao Reino Unido entre o fim deste ano e o início de 2011. Custa US$ 475, mas já recebe cobertura de planos de saúde. A técnica replica as proteínas do câncer que detonam a resposta do corpo à doença e inclui uma tecnologia robótica para medir a reação do organismo por meio de imunobiomarcadores.

O exame foi desenvolvido por John Robertson, professor de cirurgia de Nottingham. Ele explicou que o Early CDT-Lung busca anticorpos fabricados pelo próprio corpo diante da presença de antígenos específicos da célula cancerígena. "O sistema imunológico fornece uma amplificação do sinal do câncer, já que existem mais anticorpos produzidos pelo organismo do que existem nele antígenos da célula do tumor", afirma o especialista. "O Early CDT-Lung detecta os autoanticorpos, que alertam o médico a realizar mais exames, como o CT Scan, a fim de descobrir o câncer de maneira precoce", acrescenta.

De acordo com Robertson, os dados da literatura indicam que os tumores de pulmões e de mama podem ser descobertos até cinco anos antes de a doença começar. "Por meio de nosso estudo, sabemos que a maior parte dos tumores sólidos (pulmões, mama, estômago, ovário e esôfago) pode induzir a fabricação de autoanticorpos. Por isso, a tecnologia é aplicável a todos os tumores sólidos", observa. Ele revela que, agora, os cientistas precisarão apenas separar um painel de testes de anticorpos para cada tipo de câncer.Robertson acredita que o teste de sangue terá um impacto significativo sobre a medicina e o tratamento do câncer.
Fonte: DN Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário