- GESTÃO 2013 - Quem sabe faz agora!

sexta-feira, 11 de junho de 2010

Sábado é dia de vacinação

Começa no próximo sábado (12) a primeira etapa da Campanha Nacional de vacinação contra a Poliomielite. Este ano, em clima de Copa do Mundo, o Ministério da Saúde adotou o slogan "Vacinou, é gol". Em todo o Brasil a meta é imunizar 14,6 milhões de crianças menores de cinco anos.

No Rio Grande do Norte a expectativa é vacinar 267.905 crianças, sendo 62.281 somente na capital. A segunda dose da vacina será aplicada em 14 de agosto. Em Natal os postos de saúde estarão funcionando das 8h às 17h e a abertura oficial da campanha será no Hospital Infantil Varela Santiago.

Oferecida gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), a vacina contra a paralisia infantil é administrada via oral e está disponível durante todo o ano nos postos de saúde para as vacinações de rotina. No entanto, é importante que todas as crianças menores de cinco anos (de 0 a 4 anos 11 meses e 29 dias) tomem as duas doses da vacina durante a Campanha Nacional, mesmo que já tenham sido vacinadas anteriormente.

GRIPE H1N1

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) lembra que o dia 12 de junho será também o último dia de vacinação para os grupos prioritários que ainda não atingiram a meta de imunização da gripe H1N1.

De acordo com Francisca Santos, técnica do programa de imunização da Sesap, "os municípios que não atingiram a meta de vacinação e que, ainda tiverem vacinas disponíveis, vão continuar vacinando depois do dia 12, mas o Estado já repassou todas as doses enviadas pelo Ministério da Saúde."

No Rio Grande do Norte, foram atingidas todas as metas de cobertura, entre trabalhadores de saúde, doentes crônicos e idosos. Já o grupo dos adultos de 30 a 39 anos até o momento encontra-se com 59% de cobertura vacinal e as gestantes com 60%. As crianças de 2 a 4 anos, incluídas no mês de maio pelo Ministério da Saúde entre os grupos prioritários, são o grupo com menor número de imunizações sendo 22.020 crianças vacinadas para uma expectativa de cerca de 100.000.

É importante que os pais levem seus filhos ao posto de saúde com o cartão de vacinação e não esqueçam que para a completa imunização das crianças contra o vírus da gripe H1N1 são necessárias duas meias doses da vacina a segunda deve ser tomada 21 dias após a primeira
Fonte: SESAP RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário