- GESTÃO 2013 - Quem sabe faz agora!

quinta-feira, 10 de junho de 2010

Componente do chá verde pode ser nova esperança contra a leucemia




Suplementos que contenham um composto presente no chá verde podem ajudar a atrasar ou evitar a necessidade de quimioterapia em pessoas com leucemia linfocítica aguda - tipo de câncer que ocorre nos glóbulos brancos do sangue -, segundo estudo apresentado este mês no encontro anual da Sociedade Americana de Oncologia Clínica. Em estudo preliminar, um terço dos pacientes que tomaram pílulas com epigalocatequina galato apresentaram uma redução de pelo menos 20% na contagem de células com o câncer.

Como os pacientes do estudo tinham a doença em estágio inicial, muitos sem sintomas, o órgão governamental Food and Drug Administration e os pesquisadores concordam que uma queda na contagem de células com leucemia poderia ser usada como um marcador de atividade da doença. E os resultados mostraram, além dessa redução benéfica, que 20 dos 29 pacientes que tinham gânglios linfáticos aumentados tiveram redução de 50% no tamanho desses linfonodos após o tratamento com duas pílulas diárias por seis meses. Além disso, dos 42 pacientes avaliados, apenas três tiveram efeitos adversos.

De acordo com os autores os resultados apoiam as evidências de estudos laboratoriais, que indicaram que o composto do chá verde corta o suprimento de sangue para os tumores e mata as células doentes. Se os resultados forem confirmados por estudos clínicos mais longos e com mais pacientes, o composto pode ser uma alternativa “interessante” no tratamento da leucemia. Enquanto isso não ocorre, os especialistas não recomendam o suplemento para esse fim, e destacam que o médico deve ser consultado antes do uso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário