- GESTÃO 2013 - Quem sabe faz agora!

domingo, 29 de agosto de 2010

Viciados em Rivotril

Potiguares tornam-se dependentes de Rivotril.

Medicamento tarja preta, que já é 2º remédio mais vendido no país, pode ser armadilha perigosa no combate à ansiedade.

Nos últimos cinco anos, o ansiolítico Rivotril, cujo princípio ativo clonazepam é indicado para síndrome do pânico e fobia social, escalou o ranking dos remédios mais vendidos no Brasil e abocanhou o segundo lugar, de acordo com o Instituto IMS Health, que audita a indústria farmacêutica. O remédio perde apenas para o anticoncepcional Microvlar (veja quadro). O medicamento da classe dos benzodiazepínicos, como Lexotan, Valium, Diazepam e Frontal, é o primeiro da lista em se tratando dos remédios tarja preta, vendidos apenas com retenção de receita. No Rio Grande do Norte, pacientes que começaram a tomar o remédio não conseguem mais parar, porque a interrupção traz de volta sintomas de síndrome de pânico. O uso não é unanimidade entre os profissionais de saúde e há quem defenda a suspensão após algum tempo, justamente para evitar dependência.

Para Marcelo Kimati, consultor da Coordenação Nacional de Saúde Mental, da Secretaria Nacional de Assistência à Saúde, o grande volume de vendas pode estar relacionado a uma má prescrição por parte dos médicos. O remédio deve ser prescrito apenas em casos extremos, o que nem sempre ocorre. "A substância Clonazepam (presente no Rivotril) cria uma dependência bastante intensa em quem usa o medicamento durante um longo período", justifica.

Segundo ele, a Secretaria Nacional de Assistência à Saúde está preocupada com o uso dos medicamentos benzodiazepínicos, entre eles o próprio Rivotril, devido ao alto poder de causar dependência química. Para o psiquiatra clínico e professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Maurilton Morais, outro fator pode estar por trás do aumento das vendas. "O Rivotril é barato", resume. Nas farmácias, a caixa com 30 comprimidos de 2mg custa em média R$ 14,40. A versão em gotas, que faz efeito mais rápido, é ainda mais barata. Apenas R$11,80.

Segundo ele, remédios que tenham o Clonazepam como princípio ativo devem ser usados em períodos relativamentecurtos e retirados posteriormente, às vezes com ajuda de outros medicamentos. Para Marcelo Kimati, o problema é que "essa retirada não é feita, porque boa parte dos médicos não está atenta ao risco de dependência química". A lógica é simples. "Se essa retirada não é feita, o paciente se torna dependente da substância e o consumo do medicamento cresce".

Nociva para o paciente, a dependência química criada pelo medicamento é bastante rentável para a indústria farmacêutica. De acordo com o psiquiatra Maurilton, este tipo de medicamento não é receitado apenas por psiquiatras. "A Sociedade Brasileira de Psiquiatria (ABP) fez um levantamento e constatou que o psiquiatra está em quinto lugar no ranking nacional de prescritores do Clonazepam. Antes dele, está o clínico geral, o cardiologista", informa. Segundo ele, o clonazepam "é uma substância que está sendo prescrita abusivamente por vários médicos". Na avaliação dele, o problema não é o médico receitar Rivotril. "O problema é não alertar para a consequência a longo prazo".
Fonte: Diário de Natal

Um comentário:

  1. É REVOLTANTE A IRRESPONSABILIDADE DE MÉDICOS QUE RECEITAM ESSE MEDICAMENTO TENDO OUTRAS OPÇÕES !
    Me receitaram clonazepam ainda adolescente, é muita irresponsabilidade.Espera-se que pagando um bom plano de saúde, se possa confiar que médicos irão lhe ajudar da melhor maneira.Mas o que acontece é que são muito poucos os médicos que realmente estão qualificados e dedicados a praticar medicina, principalmente na área psiquiátrica.

    ResponderExcluir