- GESTÃO 2013 - Quem sabe faz agora!

terça-feira, 10 de agosto de 2010

Chuva aumenta risco de calazar


Doença que acomete animais e seres humanos é favorecida, nesta época do ano, pela proliferação de mosquitos

Causada por protozoários e transmitida através da picada do mosquito para animais domésticos e seres humanos, a leishmaniose visceral (calazar) precisa ser prevenida pela população no período de chuvas. Porém, de acordo com o biólogo do Programa Estadual de Controle da Leishmaniose, Amauri Brito, o mosquito "flebótomo" causador da doença pode aumentar a sua proliferação em ambientes úmidos e de lixo. "Geralmente em áreas úmidas, como em quintais de residências, não necessariamente com água parada, além de locais com lixo orgânico, são favoráveis para o aumento de vetores da leishmaniose", afirmou o biólogo.

A Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) notificou 55 casos de calazar humano no RN em 2010, dos quais 24 foram registrados em Natal e 21 em Mossoró; além do óbito de uma criança no município de Nisia Floresta (Litoral Sul), no último mês de maio. "As faixas etárias mais suscetíveis a serem infectadas são crianças e pessoas idosas, porém há tratamento e adoença é curável", enfatizou Amauri Brito.

Após o diagnóstico realizado através de um exame de sangue, o tratamento é oferecido gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), através de medicamentos com duração média de 40 dias. "Em qualquer desses sintomas é preciso que a população fique atenta e procure o serviço médico. Se deixar agravar o quadro, é possível que o doente vá a óbito devido ao inchaço do baço e fígado", explicou Amauri.

Cachorros

No caso de animais domésticos, principalmente cachorros que estejam infectados, a doença é incurável, além de agirem como reservatórios do protozoário causador do calazar. "Caso haja algum cahorro detectado com calazar, é preciso entrar em contato com Centro de Zoonoses para recolher o animal das ruas. Outros bichos como tatu e raposa também podem agir como reservatórios".

saiba mais

Calazar humano no RN:

2008 - 145 casos
2009 - 138 casos
2010 - 55 (2010 - até julho)

Fonte: Dados da Sesap até o mês de julho de 2010


Sintomas:

Febres persistentes (em média uma semana)
Dores abdominais na região do fígado
Palidez
Inchaço
Hemorragias

Como prevenir:

Evitar acúmulo de lixo em casa
Limpar locais com grande presença de insetos
Denunciar ao Centro de Zoonoses, possíveis animais infectados.

Tratamento:

Através de medicamentos distribuídos pelo SUS. O tratamento dura em média 40 dias.

Fonte: http://www.diariodenatal.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário