- GESTÃO 2013 - Quem sabe faz agora!

domingo, 2 de maio de 2010

Importantes temas médicos são debatidos no 3º dia de Enem

Dando continuidade aos debates em torno dos temas médicos, vários representantes de conselhos regionais de medicina, sindicatos, associações médicas do nordeste e entidades nacionais, estiveram presentes neste sabádo (01),  no ENEM (Encontro de Entidades Médicas do Nordeste).
O presidente do Sinmed-RN, Drº Geraldo Ferreira e também presidente da mesa, abriu a programação do dia, apresentando a mesa de debates. O primeiro tema foi "SUS, políticas  de saúde e relação com a sociedade". Nele, o Dr. Alceu Pimental, apresentou o histórico da Comissão de Assuntos Politicos (CAP), - Comissão idealizada pelo Conselho Federal de Medicina- CFM, no ano de 2003 -  composto pela (AMB, CFM e FENAM), destacando os trabalhos e projetos desenvolvidos pelas entidades médicas.
Em outro subtema, o palestrante foi o Deputado Federal-PE, Paulo Santiago, que apresentou a evolução da população cobertas pelo sistema mostrando os munícipios com registro de internações hospitalares no SUS e as ações articuladas entre o  parlamento, movimentos sociais e as entidades sindicais.
"O projeto do SUS apesar de ser bastante rico, falta o devido  financimaneto que atenda  as perspectiva da população". disse o Dr. Welligton Galvão do Sinmed-AL.
A Gestão do SUS, outro subtema do dia, recebeu destaque na palestra do Dr. Fernando Passos, representante do  Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS), abordou em sua fala, o modelo de institucional do SUS, com enfoque aos desafios que precisam ser superados no plano institucional que se devem: às características singulares da federação brasileira e à crise do federalismo fiscal e a suas repercussões na saúde.
O último subtema da dia, "Relação dos médicos com a sociedade", teve a palestra do Dr.  Florentino Cardoso (Associação Médica-CE),  que apresentou os temas de Judicialização, ONG’s, Filantropia, Direitos dos Usuários e Controle Social ligados à medicina.  Para ele, é importante que o médico saiba fazer o melhor para seu paciente, e que para isso seja necessário haver uma boa formação médica.
Para finalização da mesa, ocorreu as votações das propostas na plenária, incluindo a nova criação das (CAPS) estaduais.
Dentre as propostas analisadas, o item que recomenda o debate sobre as fundações públicas de direito privado, OS's, OSCIP com ênfase ao controle social e a transparência na gestão foi aceita pela plenária médica. Outra proposta suprimida pela plenária foi a que propõe que os gestores de sáude criem técnicas com profissionais habilitados para atuar em impasses judiciais, juntamente com a que promove ato público nacional (paralisação), no Dia do Médico, mostrando à sociedade a problemática relacionada à medicina e a saúde.
As demais propostas  destacadas em plenária, em sua maior previam revisão de texto. Ao final de todas as votações houve uma homenagem ao presidente do Sinmed, Dr. Geraldo, com exibição de um vídeo sobre a árdua atuação da medicina.
Fonte: SINMED RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário