- GESTÃO 2013 - Quem sabe faz agora!

sábado, 17 de julho de 2010

Gene responsável por esperma humano tem 600 milhões de anos

Estudo revela gene que resistiu aos efeitos da evolução animal.
Descoberta foi feita por equipe da Northwestern University.



Um gene responsável pela produção de esperma no homem tem 600 milhões de anos, de acordo com estudo da Northwestern University divulgado nesta quinta-feira (15) no site PLoS Genetics.

Homólogos da proteína Boule são encontrados nos genomas de espécies primitivas do reino Metazoa (dos animais) até os cordados mais recentes.

O exame da evolução da proteína Boule entre insetos e mamíferos revelou poucas evidências de mudanças bruscas nas funções coordenadas, padrão diferente do notado na maior parte dos genes reprodutivos.

Os cientistas acreditam que o Boule é o gene específico voltado para a produção de esperma mais antigo já descoberto. Eugene Xu, professor de obstetrícia e ginecologia da Escola de Medicina Feinberg e autor principal do estudo, acredita que esta é a prova de que toda produção de esperma em animais tem uma única origem.
Xu utilizou material coletado de humanos, peixes, esquilos, mosca das frutas, galos e ouriços-do-mar.

Segundo os especialistas da Northwestern University, conhecer as características da proteína Boule permite compreender melhor a infertilidade masculina. Outra possível aplicação da descoberta está no desenvolvimento de contraceptivos específicos para o gene imutável.

A proteína Boule também teria o potencial de reduzir a chance de contágio por doenças causadas por mosquitos e minhocas.


Fonte: http://g1.globo.com/ciencia-e-saude

Nenhum comentário:

Postar um comentário