- GESTÃO 2013 - Quem sabe faz agora!

domingo, 25 de abril de 2010

Planos têm crescimento recorde no RN

Quantidade de pessoas que pagam para ter assistência médica cresceu 17% no estado em 2009
Tomografia, um dos exames que os planos cobrem só em determinados casos e que costuma gerar conflitos com usuários  
O crescimento da demanda da população por planos de saúde pode ser motivado por várias causas. Entre as mais prováveis estão a insatisfação das pessoas com os serviços da saúde pública, a recuperação econômica e o aumento da renda na chamada classe C. Pelo menos é o que interpreta o Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS), entidade especializada em analisar o setor.

No Rio Grande do Norte, o número de beneficiários dos planos privados de saúde teve o maior crescimento da década até agora, apresentado uma taxa de 17,1% de incremento. Com tamanha oferta, entidades de proteção ao consumidor alertam para um cuidado maior no momento da contratação. O aumento aconteceu no ano em que foi implantada a portabilidade, regra que permite a mudança de operadora de plano de saúde sem a necessidade de cumprir uma nova carência. O Diário de Natal entrou em contato com a Agência Nacional de Saúde Complementar (ANS), orgão que regulamenta o setor, para ter acesso aos númerosda portabilidade, mas a instituição informou que eles ainda não estavam consolidados. Portanto, ainda não há como confirmar se o aumento da procura está relacionado com o novo direito implantado em 2009.

A maior taxa de aumento dos anos anteriores tinha sido a de 2007, ficando em 10,4%. O ano em que as pessoas não só diminuíram essa procura, como também deixaram os planos foi em 2001, quando houve uma diminuição na participação de beneficiários nos planos de 3,7%.

Os planos odontológicos também mostraram a mesma tendência de crescimento, porém a taxas menores do que na metade da década: houve um incremento de 19% no ano passado, mas a demanda por essa categoria subiu 27,7% em 2004.

O superintendente executivo do IESS, José Cechin, fala que o aumento se deve à volta do crescimento do emprego e da renda no último trimestre de 2009, além "o receio de depender do Sistema Único de Saúde (SUS)". Ao todo, atuavam no estado, em dezembro de 2009, 276 operadoras. De acordo com o IESS, o ranking do número de beneficiados por serviços dos planos de saúde, era liderado pela Hapvida com 118.196 clientes. A segunda colocação foi ocupada pela Unimed Natal (107.548 usuários) e, em terceiro, a Amil (80.569 beneficiários) - que comprou a ASL, sediada em Natal, em março.  
Fonte: Diário de Natal

Nenhum comentário:

Postar um comentário