- GESTÃO 2013 - Quem sabe faz agora!

quinta-feira, 22 de abril de 2010

Comissão Pró-SUS está na reta final do planejamento dos pré-ENEMs

As entidades médicas brasileiras – Conselho Federal de Medicina (CFM), Associação Médica Brasileira (AMB) e Federação Nacional dos Médicos (Fenam) – estão na reta final de planejamento dos pré-ENEMs, os encontros regionais que antecederão a realização do XII Encontro Nacional de Entidades Médicas (ENEM), de 27 a 30 de julho, em Brasília (DF).


O coordenador da Comissão Nacional Pró-SUS Remuneração e Mercado de Trabalho do Médico e 2º vice-presidente do CFM, Aloísio Tibiriçá, responsável pelos eventos, reiterou, em reunião nesta quinta-feira (22), as datas de realização desses encontros regionais: Pré-ENEM Nordeste dia 30 de abril e 1º de maio, Pré-ENEM Sul/Sudeste dias 14 e 15 de maio, e Pré-ENEM Norte/Centro-Oeste dias 4 e 5 de junho.

“O Enem nacional, em julho, será o momento para fazermos o novo pacto do movimento médico em relação às suas reivindicações”, define Tibiriçá, explicando que, como a data de realização do ENEM coincidirá com o início das eleições (a propaganda eleitoral estará permitida desde o dia 6 de julho), as entidades nacionais farão um ato de abertura do ENEM para que “os candidatos a presidente, governadores, senadores e deputados federais, estaduais e distritais, além da sociedade, saibam o que querem os médicos em relação à saúde no país”.

Para o XII Enem, já foi definido que temas ligados ao futuro da medicina e à melhoria do modelo assistencial do país permearão os debates, além de questões ligadas à formação profissional, ao mercado de trabalho e às políticas públicas para o setor.

O secretário de Saúde Suplementar da Fenam, Marcio Costa Bichara, destaca a dinâmica dos encontros, voltada para que problemas e propostas regionais possam ser consideradas à medida que os trabalhos se encaminham. “Não existe pauta fechada. Queremos levantar todas as dificuldades regionais, organizar toda a sistemática de recebimento de propostas e organizá-las para o encontro nacional”, salienta.
Fonte: SINMED RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário