- GESTÃO 2013 - Quem sabe faz agora!

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Rede estadual - Neurocirurgiões desistem de greve

Os neurocirurgiões da Clineuro que trabalham nos Hospitais Walfredo Gurgel, em Natal e Tarcísio Maia, em Mossoró, não vão mais paralisar as atividades hoje, como haviam anunciado na semana passada. O governo do estado fez o pagamento sexta-feira de matede do que devia, quitando dois dos quatro meses que estavam em atraso e, com isso, não há mais base legal para justificar a paralisação, segundo explicou o diretor administrativo da Clineuro, Kurt Mendonça. "Vamos manter o serviço, mesmo o estado tendo quitado apenas os meses de agosto e setembro do contrato. Nossa expectativa é de que realizem ainda o pagamento de outubro, ficando apenas o mês de novembro para o próximo ano".

A decisão de paralisação inviabilizaria o atendimento aos procedimentos de neurocirurgias nos dois hospitais, o que representaria um verdadeiro caos no atendimento de urgência em dois dos principais hospitais do Rio Grande do Norte. Segundo o diretor administrativo da Clineuro, Kurt Mendonça, a preocupação dos neurocirurgiões era de que oatraso chegasse a seis meses se o pagamento não fosse feito até dezembro, pois dependeria da abertura do orçamento de 2011, como já ocorreu em anos anteriores. O contrato da Clineuro com a Secretaria Estadual de Saúde foi feito com licitação há três anos com o conhecimento do Ministério Público.

O atendimento dos profissionais é considerado essencial para o funcionamento de neurocirurgias dos dois maiores hospitais de urgência do estado. Na rede estadual atuam 22 especialistas, sendo 18 vinculados à Clineuro. No Walfredo Gurgel apenas seis neurocirurgiões têm vínculo com o estado. O diretor administrativo da Clineuro disse que são feitos cerca de 200 procedimentos por mês nos dois hospitais, o maior número deles é com relação a vítimas de acidentes de moto que chega a oito mil por ano, o que dá uma média de 21 acidentes por dia. 
Fonte: Diário de Natal

Um comentário:

  1. Olá Janilson, gostariamos que nosso blog fosse indicado por aqui. É o medicosdofundao.blogspot.com. Somos do 3º período da UNP/2011.1. Já colocamos o link daqui lá. Obrigado!

    ResponderExcluir