- GESTÃO 2013 - Quem sabe faz agora!

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Natal sediará encontro internacional sobre o genoma humano

Natal sediará entre os dias 12 a 15 de março de 2011 o International Workshop on Genomics of Health and Diseases, encontro científico de abrangência internacional com o objetivo de estimular e favorecer a troca de conhecimentos, resultados de pesquisas e de experiências entre pesquisadores de diferentes regiões do Brasil e do exterior, visando promover a aplicação de abordagens multidisciplinares para os problemas da saúde, as quais possam contribuir para o diagnóstico, prognóstico e cura de doenças.

O evento acontecerá no hotel Praia Mar, em Ponta Negra, e reunirá pesquisadores, técnicos e estudantes de graduação e pós-graduação das áreas de biologia, genética, computação, medicina e genômica, oriundos das universidades, institutos de pesquisa, órgãos governamentais e indústrias voltadas as áreas biotecnológica e farmacêutica de todo o país e exterior. As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas pelo site: http://www.sbg.org.br/Eventos/MeetingGenomics/index.htm

O International Workshop on Genomics of Health and Diseases é uma realização da Sociedade Brasileira de Genética, com apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). “Teremos a oportunidade de discutir novas prioridades na área de genômica, formar novas redes de cooperação científica e estabelecer um diálogo com empresas para mais rapidamente impactar a área de saúde e elaborar maneiras de manter um diálogo produtivo com a sociedade”, afirma a doutora Lucymara Agnez Lima, professora do departamento de Biologia da UFRN e coordenadora local do evento.

O projeto Genoma Humano, além do enorme conhecimento gerado, impulsionou o desenvolvimento de técnicas de seqüenciamento e avaliação de expressão gênica e uma variedade de aspectos relacionados à biologia computacional, como o desenvolvimento de métodos para análise das seqüências de DNA e a criação de importantes bancos de dados. Os especialistas chamam o momento atual de era “pós-genômica”. Nesta nova fase, os desafios são outros como, por exemplo, o “genoma funcional”, que consiste em mapear elementos regulatórios no genoma e entender a base da co-regulação gênica e a formação de redes de genes. Além disso, outro grande desafio é a transferência do conhecimento científico para o desenvolvimento de novas metodologias que visem prevenção, diagnóstico, prognóstico e cura de doenças. Com base nisso, o International Workshop on Genomics of Health and Diseases promoverá o encontro dos principais estudiosos sobre o tema em todo o mundo, para a troca de conhecimento científico com base nas pesquisas mais recentes que exploram mecanismos de Biologia Molecular e Computacional.

Mais informações:
http://www.sbg.org.br/Eventos/MeetingGenomics/index.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário