- GESTÃO 2013 - Quem sabe faz agora!

sábado, 20 de fevereiro de 2010

CLEV - Coordenação Local de Estágios de Vivências

CLÉ.. o que??

CLEV! Sigla para Coordenação Local de Estágios de Vivências. Mas você deve estar se perguntando: o que é isso afinal?!

Primeiramente, através do nosso respectivo Diretório ou Centro Acadêmico fazemos parte da Direção Executiva Nacional dos Estudantes de Medicina (DENEM), entidade legítima que representa todos os estudantes de medicina do Brasil. Esta, por sua vez, faz parte da maior organização internacional estudantil do mundo, a International Federation of Medical Students’ Associations (IFMSA), com mais de 90 países membros, e da Federação dos Estudantes de Cuba (FEU).

A IFMSA foi criada após a segunda guerra mundial com o intuito de gerenciar o sistema de intercâmbios, muito mais num sentido de aprendizado humano quanto ao que a população de cada país em específico necessita do que num sentido de viagem cultural e diversão pura e simplesmente.

Desta maneira, um estudante que vai para outro país deve ter sempre em mente sua função social para as pessoas com as quais terá contato, e contribuir para uma evolução daquele lugar, bem como adquirindo habilidades com que auxiliará toda uma população a ser atendida por ele em seu país de origem.

Entendendo a diversidade de áreas compreendidas durante o ensino de medicina, as atividades da IFMSA foram divididas em diversos comitês, Standing Committee on Medical Education (SCOME), S. C. on Public Health (SCOPH), S. C. on Human Rights and Peace (SCORP), Standing Committee on Reproductive Health including AIDS (SCORA), Standing Committee on Professional Exchange (SCOPE) e Standing Committee on Research Exchange (SCORE).

Todavia, as atividades em que a DENEM participa com maior ênfase dentro da IFMSA são nos estágios de prática médica (SCOPE) e de pesquisa médica (SCORE).

Nos últimos anos, a DENEM fechou em média 40 contratos de estágio em pesquisa e 250 em prática médica com mais de 80 países, ofertando um total de cerca de 300 vagas a serem distribuídas para todas as universidades brasileiras incluídas no programa via DENEM através de suas CLEVs. Assim, como não existe uma vaga para cada estudante, foi criado um sistema de pontuação como forma de seleção, priorizando os estudantes mais antigos no curso (com menos tempo para viajar) e aqueles que fazem o programa funcionar. Estes são os que recebem estudantes em suas casas durante as quatro semanas de estágio (anfitriões), e os que ambientam o intercambista e mostram a realidade da saúde pública no novo país (padrinho/madrinha). Os estágios têm duração de quatro semanas, estada gratuita garantida (que pode ser em um alojamento estudantil, hostel ou casa de algum estudante estrangeiro) e pelo menos uma alimentação por dia. Portanto, o estudante paga apenas uma taxa de 120 euros, a sua passagem e eventuais gastos que terá no país.

A DENEM também o promove o Projeto de Estágio em Ação Global (GAP Exchange), o Núcleo Brasil – Cuba (NBC) e os Estágios de Vivência em comunidades, como Estágio em Defesa da Vida. O GAP Exchange tem o enfoque na discussão de “doenças da pobreza” negligenciadas pelo sistema de organização capitalista e consiste em acordos bilaterais entre Brasil, França e Peru, cuja primeira etapa acontecerá no Brasil em julho de 2009 e será sobre a Doença de Chagas. O Núcleo Brasil – Cuba consiste em um estágio de vivência em Cuba voltado para a discussão política da revolução cubana e da internacionalização da experiência socialista. Os estágios de vivência em comunidades, como o Estágio em Defesa da Vida que ocorreu ano passado em uma comunidade na Paraíba, são projetos que de formação de militantes, organizados em parceria aos movimentos sociais populares promovendo o intercâmbio cultural, político e vivencial entre os estudantes participantes e comunidades. Trata-se de uma experiência que envolve a união de pesquisa e extensão com discussões e reflexões acerca da realidade do campo e do sistema de saúde de nosso país.

Também temos um programa de estágio em prática médica e em pesquisa dos Estágios Nacionais (EN), porém devido às alterações decretadas pela Nova Lei dos Estágios este programa está suspenso temporariamente até que as universidades consigam se adaptar e termos viabilidade jurídica para executá-lo.

Todos os alunos de medicina podem participar dos programas de estágio que a DENEM oferece. Porém, para poder receber estudantes em sua faculdade e participar mais ativamente dos programas e dos debates acerca da pauta dos estágios, é necessário que cada CA/DA possua uma Coordenação Local de Estágios e Vivências, o famoso CLEV!

Estamos finalizando todos os detalhes para efetivarmos a CLEV na UnP. Em breve teremos maiores informações no blog.

Atenciosamente,

CAMEDUnP - Gestão ALIANÇA / 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário