- GESTÃO 2013 - Quem sabe faz agora!

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Recebimento de medicamentos garante funcionamento da UTI Cardiológica no HMWG


A Diretora Geral do Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel (HMWG), Fátima Pinheiro, falou na manhã desta segunda feira (3) sobre a atual situação da Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) Coronariana, ameaçada de fechamento, pelos médicos,desde a última sexta-feira (31). De acordo com a diretora, todos os 14 itens questionados pelo corpo de cardiologistas do hospital como sendo fundamentais para garantir a assistência aos pacientes que estavam internos na UTI cardiológica, já foram repostos.
Porém, mesmo com a chegada de todas as drogas ainda na tarde de sexta-feira, os cardiologistas agora questionam as quantidades fornecidas ao Walfredo Gurgel. Segundo eles, o que chegou só daria para uma semana. Eles querem que, tanto a direção, quanto o Governo do Estado , garantam o abastecimento de todos os medicamentos por um período de, pelo menos, 30 dias.
A solicitação dos médicos, atualmente, não corresponde a realidade do HMWG. O envio de remédios para a unidade via Unidade Central de Agentes Terapêuticos (Unicat), acontece uma vez por semana. O pedido é enviado pelo hospital toda segunda-feira e recebido toda quarta-feira. As quantidades entregues, por conseguinte, também obedecem a este padrão de duração semanal.
Fátima esclareceu que com um número de atendimentos sempre tão alto e inconstante como o do Walfredo Gurgel, fica difícil conseguir planejar e adquirir todos os medicamentos utilizados sem que nunca haja faltas. “Hoje podemos ter 30 pacientes no corredor e amanhã 100. Enquanto o problema da demanda não for resolvido, não haverá medicação suficiente”, prevê a diretora.
Atualmente, dos seis leitos disponíveis que possui, a UTI Cardiológica tem apenas um paciente que continua internado sob os cuidados das equipes de plantão. O paciente ainda não tem previsão de alta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário