- GESTÃO 2013 - Quem sabe faz agora!

segunda-feira, 29 de março de 2010

Médicos do município de Natal são novamente convocados para reunião sobre o Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS)


Amanhã no Sinmed/RN, às 19:30, haverá uma reunião com os médicos do município de Natal para tratar novamente da Lei que cria o Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS).
Na última sexta-feira (27/03), a secretária municipal de saúde, Ana Tânia Sampaio, apresentou um modelo do PCCS, inclusive com reajuste salarial, porém prevendo a retirada de gratificações, o que vem preocupando o Sinmed pelo fato de que a remuneração final pode gerar insatisfação entre a categoria.

A participação dos médicos na reunião é fundamental para que o Plano seja montando de forma que atenda a todas as necessidades dos profissionais do município.

Velho inimigo pode ajudar a evitar mal de Alzheimer, afirma cientista

Proteína A-beta pode ser parte das defesas do cérebro contra bactérias.
É ela que, acumulada em placas, destrói sinais entre conexões nervosas.






Durante anos, uma teoria bastante popular dizia que um dos principais vilões no mal de Alzheimer não passava de um produto inútil, de que o cérebro nunca se livrou adequadamente. O material, uma proteína chamada beta-amiloide, ou A-beta, se acumula em duras placas que destroem os sinais entre conexões nervosas. Quando isso ocorre, as pessoas perdem a memória, sua personalidade se altera, e elas deixam de reconhecer amigos e familiares.

Porém, agora pesquisadores de Harvard sugerem que a proteína tem uma função real e inesperada – ela pode ser parte das defesas comuns do cérebro contra bactérias e micróbios invasores.

Leia mais em...

segunda-feira, 22 de março de 2010

VII Congresso Norte-Nordeste de Cirurgia Torácica


Prezados Estudantes,

Em anexo encaminho o Folder do VII Congresso Norte-Nordeste de Cirurgia Torácica, a se realizar no próximo mês de Abril, no período de 21 a 23. Acrescento ainda que dentro da Programação do Congresso, serão ministrados 04 cursos, nos quais informo abaixo:

·       Cirurgia Minimamente Invasiva
·       Trauma Torácico
·       Ventilação Mecânica
·       Radiologia Torácica

Maiores informações no site www.nataltorax.com.br

Inscrições no site ou com Éricson Jean (8ºPeríodo) - 99223315, Ana Angélica (8ºP)- 99846168, Fernando Filho(7ºP)-94188780, até dia 31 de março: R$ 70,00 (sem taxa de 3,50 do boleto bancário cobrado no site).


domingo, 21 de março de 2010



VEM AI... MED FEST 2010.1! A festa promovida pela turma 2009.2 para recepcionar os calouros de Medicina 2010.1!

sábado, 20 de março de 2010

Vacinação de gestantes contra nova gripe começa na segunda-feira

Segunda etapa também abrange crianças entre 6 e 23 meses.
Grávidas poderão ser vacinadas até o dia 21 de maio.


Começa segunda-feira (22) a segunda etapa da vacinação contra a gripe suína, voltada para a imunização de gestantes, crianças entre 6 e 23 meses e portadores de doenças crônicas com menos de 60 anos.

As gestantes poderão ser vacinadas até o dia 21 de maio. Já a vacinação para crianças e portadores de doenças crônicas terminará em 2 de abril. Para as crianças, a vacina foi dividida em duas doses - a segunda será aplicada 30 dias após a primeira.

No Estado de São Paulo, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) vão aplicar a vacina.

O atendimento vai de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.

Na cidade de São Paulo, a rede de Assistência Médica Ambulatorial (AMA) abrirá também aos sábados e feriados, das 7 às 19 horas.

No Rio de Janeiro, a vacinação nos dias úteis será feita das 8 às 17 horas. Aos sábados, os postos ficarão abertos até as 13 horas.

"Essa campanha também tem como público-alvo o adulto jovem. Então, vamos abrir aos sábados para dar oportunidade a quem trabalha e não pode comparecer às unidades nos dias de semana", explicou a coordenadora de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, Cristina Lemos.

As informações são do jornal "O Estado de S. Paulo".
Site: http://g1.globo.com/Sites/Especiais/Noticias/0,,MUL1538086-16726,00-VACINACAO+DE+GESTANTES+CONTRA+NOVA+GRIPE+COMECA+NA+SEGUNDAFEIRA.html

segunda-feira, 15 de março de 2010

ORTOPEDISTAS ALERTAM QUE CIRURGIA NÃO É A INDICAÇÃO PARA HÉRNIA DE DISCO

A Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia – SBOT lançou um alerta para o público leigo, para esclarecer que a chamada “hérnia de disco” não tem como solução necessária a cirurgia, indicada só em 5% dos casos e que é indevido o medo que as pessoas têm do problema.
Para um porta-voz da SBOT, o cirurgião Luiz Roberto Vialle, da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, a dor atribuída à “hérnia” só precisa de alívio com alguma medida de suporte na maioria absoluta dos casos e em três a quatro semanas os sintomas regridem naturalmente. Para ele, o nome “hérnia de disco” não é adequado, pois o que causa a dor geralmente não é o disco, mas o gel que escapa do disco e comprime temporariamente um nervo, até que o organismo reabsorva naturalmente esse gel.
A SBOT decidiu falar sobre a “hérnia de disco” para deixar claro que 70% dos casos têm motivação genética, isto é, filho de pai com dor lombar, tem grande possibilidade de vir a ter o mesmo problema, que é degenerativo. “Por isso mesmo a prevenção do problema passa pelo exercício físico, em especial pelos abdominais, que reforçam a musculatura da parede abdominal, reduzindo a pressão sobre a coluna e, consequentemente, sobre o disco”, diz.
Vialle explica que o disco corresponde a uma bolsa de água quente cheia de um gel, um amortecedor que, com o desgaste devido à idade ou eventualmente um trauma, a parede externa que, no exemplo seria de borracha, se deforma, há um vazamento e um pouco de gel escapa, encostando num nervo que reage como um fio elétrico, e o resultado é a dor.
“A Organização Mundial da Saúde afirma que 70% da população sofre, ao longo da vida, pelo menos uma crise de dor na coluna”, continua o médico, “e a crise pode ocorrer aos 20 anos, devido a um cair sentado, o levantamento de um peso excessivo, uma mala de viagem ou pelo fator genético”, esclarece o ortopedista, mas também pode acontecer aos 50 ou 80 anos. O que é certo é que a Medicina não mais recomenda que a pessoa fique de cama, que a maioria dos casos da dor na coluna ou da dor no ciático, sentida na coxa, regride sem qualquer medida e não há que fazer massagem “nem procurar a benzedeira”, insiste, pois bastam medidas de apoio ao paciente, para ajudá-lo a suportar o prazo de três a quatro semanas.
Em 10% dos casos há necessidade de tratamento mais importante, além de anti-inflamatórios e analgésicos, entende a entidade maior dos ortopedistas, e só em 5% é necessária a operação. Hoje, a cirurgia é pouco invasiva, micro-cirurgia, o prognóstico é bom, a operação simples, remove-se o disco e em geral não há necessidade de ser complementada com implantes metálicos, nem longa internação hospitalar.

ENVELHECIMENTO AUMENTA
O médico, que é professor titular da PUC do Paraná e cirurgião da coluna, orienta que o alerta sobre a hérnia discal lombar é oportuno porque é a mais comum das alterações degenerativas da coluna. “Como a população brasileira está vivendo mais, maior número de pessoas chega à idade em que é mais comum esse tipo de problema”, afirma, e é vital que se entenda que não tem a gravidade atribuída pelo leigo, que é um problema que se cura espontaneamente e, quando não, a Medicina tem um vasto arsenal que permite a plena recuperação do paciente.
Se alguém tem problemas de coluna na família, deve se prevenir, evitar sobrecarga de peso, diz Vialle, optar por levantar cargas usando os músculos da coxa, encostar uma mala na perna, antes de erguê-la, evitar carregar botijões de gás, responsáveis por muitos casos da chamada hérnia e, principalmente, lembrar que “não se deve fazer da coluna um guindaste”.
Quando, apesar dos cuidados, vier a lombalgia, isto é, a dor, entender que ela vai passar naturalmente. É uma crise e não um problema que veio para ficar, não é para ser fatalista e falar “la vechiaia è bruta”, como dizem os italianos, referindo-se à dor como sintoma da velhice. “A dor da coluna há de passar”, garante o médico, e vida voltará a merecer ser vivida e certamente com muita satisfação

Fonte: http://www.sbot.org.br/

domingo, 14 de março de 2010

Remédio contra osteoporose pode causar fratura no fêmur

Bifosfonatos fragilizariam camada mais externa do osso.
Médico comenta estudo, que ainda está sendo avaliado pelo FDA.


Durante a reunião da Academia Americana de Cirurgiões Ortopédicos, em New Orleans, a apresentação de uma pesquisa da Columbia University chamou a atenção dos médicos e do público.

Segundo os pesquisadores, após cerca de 4 anos de uso, um tipo de medicação para osteoporose poderia estar associada a um tipo especifico de fratura do fêmur – apesar de aumentar a densidade dos ossos em um primeiro momento.

Os bifosfonatos são remédios utilizados em larga escala no mundo todo e com sucesso na reversão e no controle da osteoporose.

O que a pesquisa demonstra é que após alguns anos, eles realmente melhoram os parâmetros analisados de densidade e quantidade do cálcio depositada nos ossos. Mas o fêmur, o osso longo da perna, estaria mais exposto a um tipo específico e mais raro de fratura.

As fraturas do fêmur mais comuns ocorrem por conta de quedas e traumatismos na região do quadril. As fraturas geralmente acontecem na região mais superior do fêmur, próximas à articulação do quadril. O tratamento, na grande maioria dos casos, é cirúrgico.

As fraturas associadas ao uso dos bifosfonatos aconteceriam relacionadas a eventos de pouca força ou até mesmo sem queda, somente por fragilizacão da camada mais externa do osso.

A teoria apresentada é apoiada pela análise do volume total de cálcio depositado no osso. O que – apesar de não afetar a resistência vertical dos ossos – poderia facilitar o colapso da camada mais externa do fêmur, a chamada córtex do osso.

A agência federal de medicamentos norte-americana, o FDA, está acompanhando a pesquisa e emitiu um comunicado reforçando que até o momento não existem evidências de risco de fratura ligado ao uso dos bifosfonatos, que continuam sendo medicamentos indicados no tratamento da osteoporose.

Um grupo de especialistas foi convocado pelo FDA para avaliar os dados do estudo apresentado e deverá se pronunciar novamente sobre o tema.

Para os pacientes que usam esses remédios, a indicação é de que continuem seu tratamento. Se não adequadamente tratada, a osteoporose é fator de risco para fraturas graves dos ossos.

Essas fraturas podem levar à necessidade de cirurgias e períodos de diminuição de mobilidade, aumentando a mortalidade precoce.

terça-feira, 9 de março de 2010

Fim da Greve

A greve acabou. O Sindicato dos Médicos do RN aceitou a nova proposta do Governo do Estado e deu por encerrada a greve iniciada no dia 09 de fevereiro. Os médicos do quadro de servidores da Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) decidiram, em assembléia ocorrida ontem à noite(8), pela volta ao trabalho. Eles aceitaram a contraproposta de reajuste salarial do governo de 21%, escalonado em duas vezes: 15% em maio e 6% em dezembro deste ano.

Além disso, os médicos terão um aumento de R$ 1.100 para R$ 2.200 na gratificação de alta complexidade nas mesmas datas e a sua incorporação em 2011.

George Antunes, secretário de saúde do Estado, compareceu pessoalmente na assembléia para afirmar a proposta do governo e confiante disse ter avançado até onde foi possível para negociar com os médicos.

Mais de 60 médicos participaram da assembléia no Sinmed, ocasião em que houve apenas três votos contrários e apenas uma abstenção ao final dos debates.

O acordo garante aos 1.062 médicos da Sesap receber em início de carreira, um salário básico R$ 4.741 e remuneração final de R$ 5,689,20. O profissional em fim de carreira passa a ter um salário base de R$ 6.158,80 e uma remuneração final de R$ 9.238,19. As propostas devem ser inseridas em um projeto, acompanhado pela Procuradoria Gerald do Estado e logo deve ser apresentado à Assembléia Legislativa.

Segundo Dr. Geraldo Ferreira, presidente do Sindicato dos Médicos, o acordo em nada vai afetar a luta da classe médica por melhorias salariais no próximo ano. E o empenho em garantir boas condições de trabalho aos profissionais é constante por parte do Sinmed.

Fonte: http://www.sinmedrn.org.br/noticias/fim-da-greve/

segunda-feira, 8 de março de 2010

CFM parabeniza médicas pelo Dia Internacional da Mulher

Nesta segunda-feira (08), o Conselho Federal de Medicina (CFM) parabeniza todas as médicas brasileiras neste dia especial, em que é comemorado o Dia Internacional da Mulher. Nosso desejo é de que elas continuem firmes na luta por uma sociedade mais justa e igualitária.


Fonte: http://www.portalmedico.org.br/novoportal/index5.asp

O dia hoje é de negociação

O Sinmed/RN cumpre nesta segunda-feira (08/03), várias etapas de negociação do movimento de greve. A negociação começou às 8h da manhã, na sede do sindicato numa reunião entre a direção da entidade e representantes de hospitais para discutir uma proposição de tabelas que possam abrangir as especialidades médicas e aposentados.

Logo em seguida, às 10h, a comissão se deslocou até a Secretária do Estado de Planejamento e Finanças (Seplan), já com uma definição da proposta organizada em tabela. Agora à tarde, às 14h30, estarão em reunião com a governadora, onde possivelmente haverá um fechamento de um pré-acordo que deverá ser levado à assembléia geral dos médicos onde pode se definir o encerramento da greve.

Lembramos que o Sindicato dos Médicos do Rio Grande do Norte convoca os médicos do estado a participarem nesta segunda-feira, 08 de março, de uma assembléia geral no auditório do Sinmed, a partir da 19h.

Fonte: http://www.sinmedrn.org.br/noticias/o-dia-hoje-e-de-negociacao/

sábado, 6 de março de 2010

Medicação por não Médicos

Cresce em Natal e todo o Rio Grande do Norte o número de receitas efetuadas por profissionais do Programa de Saúde da Família não médicos. Equipes incompletas, por falta de atrativos de remuneração, faz com que os pacientes que procuram atendimento sejam muitas vezes enganados na sua boa fé de que estão sendo atendidos por médicos.

Prescrições têm sido encaminhadas ao Conselho Regional de Medicina denunciando o exercício ilegal da medicina por profissionais que tem a obrigação de zelar pela saúde da população. O governo assiste e muitas vezes, através de portarias, estimula tais práticas, iludindo a população.

Ao mesmo tempo adota medidas ou orientações feitas a países de terceiro mundo, principalmente da África, pela OMS (Organização Mundial de Saúde), fornecendo à população um simulacro de assistência à saúde, criando um fosso separando pobres e ricos, com dois tipos de assistência. Quem pode tem direito a médico, quem não pode e depende da assistência pública é o salve-se quem puder. Uma vergonha.

Fonte: http://www.sinmedrn.org.br/noticias/medicacao-por-nao-medicos/

I CONGRESSO INTERNACIONAL DE ACUPUNTURA DO CMA-SP e II CONGRESSO BRASILEIRO DE ACUPUNTURA DO CMA 14 a 17 de Outubro de 2010

14 a 17 de Outubro
I CONGRESSO INTERNACIONAL DE ACUPUNTURA DO CMA-SP
II CONGRESSO BRASILEIRO DE ACUPUNTURA DO CMA

DATA: de 14 a 17 de Outubro de 2010 no
LOCAL: Hotel Maksoud Plaza

O CMA-SP e o CMA Nacional estão trabalhando em conjunto para realização do I CONGRESSO INTERNACIONAL DE ACUPUNTURA DO CMA-SP e II CONGRESSO BRASILEIRO DE ACUPUNTURA DO CMA NACIONAL.

Este evento já recebeu o apoio das seguintes entidades internacionais, contatadas em recente viagem à China pela delegação dos membros do CMA-SP, chefiada pelo Dr. Hong Jin Pai e organizada por mim:

- Department of International Cooperation State Administration of Traditional Chinese Medicine P.R.China

- World Federation of Chinese Medicine Societies ( WFCMS)

- Taiwan Traditional Medicine Association

- Chang Gung University Memorial Hospital's Center of Traditional Chinese Medicine

Contaremos , também, com a presença do Prof. Tom Sintan Wen e do Prof. Felipe Fregni, da Faculdade de Medicina de Harvard, além de outros renomados professores da Europa e dos Estados Unidos .

Neste evento teremos quatro focos principais:

1- Discussão sobre tratamento de patologias, no formato de mesa redonda

2- Integração de MTC/Acupuntura com a medicina convencional

3- Mesa redonda sobre pesquisa médica em acupuntura

4- Realização de workshops com especialistas

Como tradicionalmente, proporcionaremos um grande evento e contamos com a sua presença e o seu apoio para compartilharmos o conhecimento científico e o espírito de fraternidade.

Abraço a todos

Prof. Dr. Wu Tu Hsing
Presidente do Congresso de 2010

Informações: http://www.cmasp.org.br/eventos-Icong-cmasp-IIcong-CMA.php

XIV Congresso Norte Nordeste de Ortopedia de Traumatologia - Natal/RN - 22 a 24 de abril de 2010

XIV Congresso Norte Nordeste de Ortopedia de Traumatologia, que acontecerá em Natal/RN no período de 22 a 24 de abril de 2010, no Centro de Convenções de Natal, com um público estimado em 400 participantes, proporcionará atualizações e tendências em patologias, osteo-articulares, bem como novos tratamentos clínicos e cirúrgicos e no que diz respeito à área de ortopedia e traumatologia e saúde esportiva.

Site: http://ortopedianatal2010.com.br/index

Inscrições abertas para o Seminário Nacional Médico/Mídia 2010

A Federação Nacional dos Médicos realiza nos dias 15 e 16 de abril, no Rio de Janeiro, a quinta edição do Seminário Nacional Médicos/Mídia, evento que já se tornou tradicional nos meios médicos e jornalísticos de todas as regiões do país e que a cada ano se transforma em referência para profissionais e estudantes das duas áreas. Este ano, o seminário será realizado no Hotel Pestana Rio Atlântica, em Copacabana.

O evento, organizado pela Secretaria de Comunicação da Federação Nacional dos Médicos (FENAM), acontece das 9h às 18 horas e contará com a participação de renomados profissionais da área médica e da grande imprensa, bem como especialistas na área de tecnologia da informação. As inscrições são gratuitas e já podem ser feitas através portal ou pelo telefone (21) 2240-6739, das 13h às 18 horas, de segunda a sexta-feira, na Assessoria de Comunicação.

Em sua quinta edição, o Seminário Nacional Médico/Mídia tem como objetivo colaborar com os profissionais de saúde no que se refere ao seu relacionamento com a mídia e também simplificar o trabalho da imprensa, ajudando os jornalistas a entenderem melhor o setor.

Direcionado a profissionais e estudantes das áreas de jornalismo, medicina e tecnologia da informação, gestores do setor de saúde e público em geral, o programa do evento prevê a interação permanente entre os participantes, com trocas de idéias livremente expostas.

SERVIÇO

V Seminário Nacional Médico/Mídia
Data: 15 e 16 de abril de 2010
Local: Hotel Pestana Rio Atlântica – Salão São Pedro D’ Aldeia – 4º andar
Avenida Atlântica, 2964, Copacabana, Rio de Janeiro
Reservas de hotéis com a HEL - Hotéis, Eventos & Lazer
Sra. Verônica - telefone (21) 2240-1981 - reservas@hoteiseventoselazer.com.br

Programação

Dia 15/04 – quinta-feira

9h - Abertura – boas vindas do presidente da FENAM, Paulo de Argollo Mendes, e do Secretário de Comunicação, Waldir Cardoso

9h30min - A ética jornalística e a liberdade de expressão
Palestrante: jornalista Bette Lucchese, repórter de TV

10h45min – Como o médico enfrenta o dia a dia diante de questões polêmicas para a mídia como erro médico, negligência, aborto, eutanásia, doação de órgãos.
Palestrante: médico Sami El Jundi, presidente da Federação Médica Sul Brasileira

12h30min às 14h – Intervalo

14h – O papel e a importância da mídia na sociedade
Palestrante: a confirmar

15h30min – coffee break

16h - Decodificando a saúde nos meios de comunicação – Linguagem e expressões - Como fazer a mídia entender o "mediquês"?
Palestrante: médica Fátima Fernandes Christo - cardiologista e geriatra, apresentadora de programa sobre saúde nas rádios Tupi, Bandeirantes e Manchete
Palestrante: jornalista Patrícia Comunello - assessora de imprensa do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul

17h – Stand up comedy com os humoristas João Sena e Eduardo Jericó
Dia 16/04 – sexta-feira

9h - A ética médica, a liberdade de expressão e o sigilo profissional
Palestrante: médico Roberto D´Ávila, presidente do Conselho Federal de Medicina (CFM)

10h45min - Meio ambiente e comunicação
Palestrante: jornalista Cátia Falcão, especializada em meio ambiente, editora de jornalismo da Record News

12h30min às 14h – Intervalo

14h - A mídia e as novas tecnologias
Palestrante: André de Faria Pereira Neto, professor/pesquisador da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP), da Fiocruz, coordenador do laboratório Internet, Saúde e Sociedade.

15h30min – coffee break

16h - O jornalismo e a medicina podem caminhar juntos?
Palestrante: Médica e jornalista Ilana Polistchuck, diretora da agência Notisa de jornalismo científico

17h - Quem é o médico, o que pensa e o que espera do entrevistador?
Palestrante: médico Wellington Galvão, presidente do Sindicato dos Médicos de Alagoas
Quem é o jornalista, o que ele pensa e o que espera do entrevistado?
Palestrante: jornalista Maurício Martins, âncora da Rádio CBN

Fonte: http://portal.fenam2.org.br/portal/showData/388329

VII Congresso Norte-Nordeste de Cirurgia Torácica - Natal/RN - 21 a 23 de abril de 2010

Natal sediará, de 21 a 23 de abril de 2010, o VII Congresso Norte-Nordeste de Cirurgia Torácica, evento que tem se consolidado no calendário da cirurgia torácica brasileira. A cada dois anos os cirurgiões torácicos do norte-nordeste, patrocinados pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Torácica, realizam esse evento com o objetivo de divulgar, integrar e atualizar a cirurgia torácica da nossa região.

Nessa edição, além do conteúdo básico da cirurgia torácica, o congresso prestigiará dois pontos importantes e atuais da nossa especialidade: a cirurgia minimamente invasiva e a defesa profissional. As áreas a fins estarão representadas pelos cursos pré-congresso de radiologia torácica e ventilação mecânica. Há, ainda, uma programação de realizarmos um curso pré-congresso de cirurgia minimamente invasiva, na forma de um curso prático, tipo hands on, que terá a coordenação da Dra. Paula Ugalde e a participação do Dr. Thomas D’Amico.

A cirurgia torácica minimamente invasiva será representada expressivamente, sendo o tema oficial do evento. O perfil acadêmico dos dois convidados internacionais, o Dr. Thomas D’Amico da Duke’s University e o Dr. Benny Weksler da Thomas Jefferson University, reforça o quanto o tema será focado. Serão destacadas as bases, os mais novos avanços e tendências da cirurgia torácica minimamente invasiva e robótica.

A defesa profissional, pioneiramente, receberá um espaço próprio dentro da programação oficial do nosso evento, na forma do I Fórum de Defesa Profissional da SBCT. Serão abordados temas sobre ética médica no paciente terminal, honorários médicos e o ensino da cirurgia torácica no Brasil. A questão ética será abordada pelo Dr. Thomas D’Amico, na ótica de quando e quanto devemos agir no paciente terminal. A remuneração médica será representada pelo Dr. Armando Otávio Vilar de Araujo, representante do conselho regional de medicina (CREMERN), abordando a questão da remuneração médica no século XXI e pela exposição de diversas experiências com o cooperativismo médico no Brasil. Ao final, o Dr. José Jesus Peixoto Camargo fará a exposição dos rumos da classe médica na relação médico/paciente e na temática salarial.

Esperamos vocês, para reencontrar amigos, fazer novas amizades, trocar idéias e experiências e ainda desfrutar das belezas naturais, saborosa gastronomia, rico artesanato e noites de entretenimento de Natal, a Cidade do Sol, que os aguarda de braços abertos

Atenciosamente,
Carlos Alberto Almeida Araújo

Presidente
VII Congresso Norte-Nordeste de Cirurgia Torácica

Informações e Inscrições: http://www.nataltorax.com.br/

Conselhos de Medicina debatem criação da carreira de estado para médico

Um importante debate sobre a proposta de criação da carreira de estado para os médicos marcou o último dia do I Encontro Nacional de Conselhos de Medicina de 2010, realizado em Florianópolis, nesta sexta-feira (5). O desembargador José Henrique Blasi, do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, elogiou a iniciativa. Para ele, a consolidação da proposta deverá ser um marco divisor de águas na assistência em saúde oferecida no país. “Creio que este tema deve ser uma das prioridades da nova direção do Conselho Federal de Medicina pela sua capacidade de trazer eficácia e eficiência ao atendimento disponibilizado no setor público”, afirmou.


Durante mais de duas horas, ele e os outros palestrantes convidados apresentaram suas impressões sobre a proposta, que tramita na Câmara dos Deputados como um projeto de emenda constitucional apresentado pelos deputados Eleuses Paiva (DEM-SP) e Ronaldo Caiado (DEM-GO). Paiva, que também participou da reunião, disse que tem trabalhado para que a PEC ganhe caráter de urgência para votação e defendeu que os profissionais – por meio de suas entidades representativas – atuem de forma articulada para sensibilizar os parlamentares.

“Este é um trabalho que deve ser realizado pelos conselhos, associações e sindicatos em seus estados, a exemplo do que ocorreu por ocasião da aprovação do projeto de regulamentação da Medicina”, lembrou Paiva, confiante no avanço da proposta.

Municípios – Os presidentes da Associação Médica Brasileira (AMB), José Luis Gomes do Amaral, e da Federação Nacional dos Médicos (Fenam), Paulo Argollo, lembraram dos desafios que aguardam os defensores da proposta. Ambos ressaltaram a pertinência da iniciativa, mas lembraram da necessidade de convencimento dos gestores. Assim como o presidente do CFM, Roberto Luiz d’Avila, eles concordam que a criação da carreira de estado, mais que benefícios para os profissionais, trará ganhos para toda a sociedade.

“A criação dessa carreira permitirá levar a assistência com qualidade a todos os municípios brasileiros. Esse projeto ajuda a recuperar a autoestima dos profissionais, valorizando-os, e, por outro, abre caminho para discutir o incremento da infra-estrutura da rede pública, com a consequente melhora das condições e trabalho e de atendimento”, lembrou d’Avila.

O 2º vice-presidente do CFM, Aloísio Tibiriçá Miranda, lembrou ainda que o tema já vem sendo discutido também junto ao Ministério da Saúde. Recentemente, integrantes da Comissão Pró-SUS tiveram audiência com assessores do ministro José Gomes Temporão na qual o assunto foi tratado.
Ensino médico – Na sequência, aconteceu mesa redonda sobre o tema Ensino Médico: Desafios para o Futuro. O secretário-geral do CFM, Henrique Batista e Silva, coordenou os trabalhos que contaram com a participação de Maria do Patrocínio Tenório Nunes, secretária executiva da Comissão Nacional de Residência Médica do Ministério da Educação; de Carlos Alberto Justo da Silva, vice-reitor da Universidade Federal de Santa Catarina e presidente da Associação Brasileira de Hospitais Universitários e de Ensino; e Carlos Antonio Mascia Gottschall, representante da Academia Nacional de Medicina.

Com a participação dos conselheiros, eles conduziram o debate em torno de questões como o passado, o presente e o futuro do ensino médico, sobretudo no que se refere às residências médicas e ao papel dos hospitais-escolas. O último ponto da programação do I Encontro Nacional foi uma exposição sobre prestação de contas, feita pelo tesoureiro do CFM, José Hiran da Silva Gallo.
 
Fonte: http://www.portalmedico.org.br/novoportal/index5.asp

sexta-feira, 5 de março de 2010

Atenção ao prazo de aditamento do FIES

O prazo para aditamento do FIES vai até o dia 31 de março de 2010. Os alunos devem estar atentos e comparecer na Central de Atendimento do seu campus para assinar o aditamento, em seguida deverá levar o referido documento até a agência da Caixa Econômica na qual o aluno beneficiado realizou o seu contrato. Mais informações no telefone (84) 3215-1234.

quinta-feira, 4 de março de 2010

Curso Anual de Eletrocardiografia da SBC/RN - Inscrições no Centro Acadêmico de Medicina/UnP

Curso Anual de Eletrocardiografia da SBC/RN

Inscrições no Centro Acadêmico de Medicina/UnP


O Curso ocorrerá no período de 15 de março a 24 de maio no Auditório da Associação Médica do RN - Av. Hermes da Fonseca,1396 - Tirol - Natal/RN

As Inscrições na UnP estão sendo feitas pelo Centro Acadêmico de Medicina

STJ confirma: medicina estética não é especialidade médica

A chamada “Medicina Estética” não é uma especialidade médica atualmente reconhecida. Esse foi o entendimento da Ministra Eliana Calmon, que relatou processo movido contra o Conselho Regional de Medicina do Espírito Santo (CRM-ES). A Segunda Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) acompanhou por unanimidade a decisão da relatora. A decisão foi divulgada pelo STJ em 22 de fevereiro de 2010.

A ação foi movida por um médico que fez um curso de pós-graduação lato sensu em Medicina Estética. Embora o curso seja reconhecido pela Coordenação de Aprimoramento de Pessoal de Nível Superior (Capes) do Ministério da Educação (MEC), o médico teve seu registro de “especialista” em Medicina Estética negado pelo CRM-ES.

O CRM-ES alegou que a Resolução do Conselho Federal de Medicina (CFM), que lista as especialidades médicas, não faz menção à Medicina Estética. O médico impetrou mandado de segurança, que foi concedido em primeira instância. O Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF-2) reformou a decisão após recurso do CRM-ES. O STJ confirmou a decisão do TRF.

Na sua decisão, a ministra Eliana Calmon considerou que deve ser levada em conta a competência dos Conselhos de Medicina. Para a ministra, a Lei nº 3.268/57 deu aos conselhos o poder de supervisionar, disciplinar e julgar a ética profissional da classe médica. Além disso, essa norma torna o registro obrigatório para se exercer atividades em qualquer área da Medicina. Aponta que os Conselhos de Medicina funcionam como “órgãos delegados do Poder Público para questões de saúde pública e relativas às atividades dos médicos”.

Para o STJ, “a simples existência de um curso de pós-graduação não é capaz de fazer surgir, no universo científico, um novo ramo de especialidade médica, conforme regulamentado pelo órgão competente”.

A ministra Eliana Calmon concluiu que, se a “Medicina Estética” não é prevista como especiadade médica pelo CFM, não se pode conceder o título de especialista. “Entendo não ser possível ao Judiciário invadir a competência dos conselhos de Medicina, para conferir o título de especialista, em ramo ainda não reconhecido como especialidade médica”, conclui a ministra.

De acordo com o conselheiro Antonio Gonçalves Pinheiro, coordenador da Câmara Técnica de Cirurgia Plástica do CFM, a decisão da justiça foi correta. Segundo ele, com a sua determinação, a minsitra Eliana Calmon confirma a posição do CFM que “não consagra que isto se configure em especialidade médica segundo os critérios da Comissão Mista de Especialidades”.

Sobre o reconhecimento das especialidades médicas

O título de especialista, que não é obrigatório para o exercício da Medicina, pode ser obtido após a conclusão da Residência Médica ou por meio de concurso de título de uma sociedade de especialidade médica. Os conselhos regionais de medicina podem reconhecer especialização dos profissionais mediante a conclusão da Residência Médica

Desde 2002, existe a Comissão Mista de Especialidades (CME), criada por meio de um convênio firmado entre o Conselho Federal de Medicina (CFM), a Associação Médica Brasileira (AMB) e a Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM). A CME estabelece os critérios para o reconhecimento e denominação de especialidades médicas e áreas de atuação na Medicina. Também decidem conjuntamente a forma de concessão e os registros de títulos de especialista.

A relação das especialidades médicas e áreas de atuação é renovada e republicada periodicamente. A última relação foi aprovada pela Resolução CFM 1.845, de 12 de junho de 2008.

A área de atuação é definida como a “modalidade de organização do trabalho médico, exercida por profissionais capacitados para exercer ações médicas específicas, sendo derivada e relacionada com uma ou mais especialidade médica”. As áreas de atuação estão obrigatoriamente ligadas a uma especialidade reconhecida.

A CME reconhece 53 especialidades e 53 áreas de atuação. O tempo de formação para obtenção do título de especialista varia de dois a cinco anos, e é determinado pela CME.

Não são reconhecidas especialidades médicas com tempo de formação inferior a dois anos. Também não são reconhecidas áreas de atuação com tempo de formação inferior a um ano.

A CME só analisa propostas de criação de novas especialidades e áreas de atuação mediante solicitação da sociedade de especialidade, via Associação Médica Brasileira (AMB).

A AMB (que congrega as sociedades nacionais de especialidades médicas) emite apenas títulos e certificados que atendam às determinações da Comissão Mista de Especialidades (CME). Os Conselhos Regionais de Medicina registram apenas a informação de títulos de especialidade e certificados de áreas de atuação reconhecidos pela CME.

É proibido aos médicos – o que caracteriza infração ética sujeita a punição pelos CRMs – a divulgação e o anúncio de especialidades ou áreas de atuação que não tenham reconhecimento da CME. É o caso, por exemplo, da “Medicina Estética”, que atualmente não é uma especialidade médica reconhecida.

A Residência Médica, assim como a especialidade, não é obrigatória. Quem conclui um programa de Residência Médica reconhecido pelo MEC torna-se especialista e tem o título reconhecido pelos CRMs.

Instituída em 1977 pelo Decreto Federal nº 80.281, segundo o MEC, a Residência constitui uma modalidade de ensino de pós-graduação destinada a médicos, sob a forma de curso de capacitação, funcionando em Instituições de Saúde, sob a orientação de profissionais médicos de elevada qualificação ética e profissional, sendo considerada o melhor instrumento para a especialização médica.

Fonte: http://www.portalmedico.org.br/novoportal/index5.asp

Deputados estaduais derrubam veto à emenda da saúde

Numa votação tumultuada, marcada por discussões entre parlamentares e protestos dos médicos e servidores da Saúde, os deputados estaduais derrubaram o veto à emenda do Orçamento Geral do Estado (OGE) que destina R$ 40 milhões para a revisão e aprimoramento do Plano de Cargos, Carreiras e Salários da Saúde.

Por 13 votos contra e 10 favoráveis, o Governo foi derrotado e a emenda, de autoria do deputado Paulo Davim mantida. Embora nos bastidores, antes da abertura da sessão, houvesse o sentimento de deputados da base de um suposto acordo para manter o veto, o resultado comprovou o contrário.

O presidente do Sinmed/RN, Drº Geraldo Ferreira, considera o fato uma vitória da classe, embora sejam necessários vários outros fatores para que a conquista seja mais significativa.

Fonte: http://www.sinmedrn.org.br/noticias/deputados-estaduais-derrubam-veto-a-emenda-da-saude/

quarta-feira, 3 de março de 2010

Governadora anuncia oficialmente universalização do SAMU para todo Rio Grande do Norte

Ainda neste primeiro semestre, todo o Rio Grande do Norte terá cobertura completa do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). O anúncio oficial foi feito na manhã desta terça-feira (2) pela governadora Wilma de Faria, durante o 1º Encontro Estadual de Municípios, no Imirá Plaza Hotel, em Natal. Já neste mês de março chegarão ao Estado 64 novas ambulâncias para o atendimento médico de urgência em todas as cidades potiguares. Para a manutenção da nova estrutura, serão investidos cerca de R$ 4,5 milhões por ano, no qual o Estado assumirá 60% dos custos, o Governo Federal, 30%, e os municípios, os 10% restantes.

"Vamos unir a estrutura que já dispomos com as novas ambulâncias que vão chegar. Vamos criar três centrais de regulação, contratar os profissionais via consórcio, treiná-los e capacitá-los para que o atendimento aconteça em no máximo 20 minutos em qualquer lugar do Estado", destacou a governadora.

A expansão do SAMU para todo o Rio Grande do Norte será concretizada por meio de um Consórcio Municipal firmado entre Governo do Estado e Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (Femurn). O evento contou a presença de prefeitos de todas as regiões do Estado.

"Essa ação é mais uma prova da postura sempre municipalista da governadora Wilma de Faria. A universalização do SAMU vem cobrir uma séria lacuna que nós sozinhos não conseguiríamos viabilizar. Esperamos continuar sempre avançando com o apoio da governadora", disse Benes Leocário, prefeito de Lajes e presidente da Femurn.

A iniciativa inclusive foi tema da reunião entre a governadora Wilma de Faria e o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, ocorrida semana passada em Brasília. Na ocasião a governadora também conversou com o ministro sobre a implantação de mais um hospital de referência para a região Metropolitana de Natal e da implantação da UTI neo-natal em Mossoró. Durante a audiência, o ministro assumiu o compromisso de equipar os nove novos leitos da UTI neo-natal de Mossoró, que já atendem hoje toda a região Oeste do Estado.

A partir do segundo semestre, os governos federal e estadual, numa parceria conjunta, passarão a realizar a cirurgia bariátrica para tratamento de obesidade mórbida através do SUS, de forma gratuita para casos com indicação médica. Também será aumentado o atendimento a pacientes renais na rede do SUS do Rio Grande do Norte.

EVOLUÇÃO – Nos últimos sete anos o SAMU teve uma grande expansão em todo o Estado. Em 2002, eram apenas 12 ambulâncias no sistema que atendia apenas a Natal. Hoje, são 30 ambulâncias que atendem pacientes em toda a Grande Natal e Mossoró. "Acompanhei toda essa evolução do Samu, como gestora. Quando prefeita de Natal, implantei o serviço na capital e fui pioneira. Como governadora, expandimos para a Grande Natal e Mossoró, e agora, estamos levando o Samu para 100% do Estado", ressaltou Wilma de Faria.

Fonte: http://www.rn.gov.br/contentproducao/aplicacao/govrn/imprensa/enviados/noticia_detalhe.asp?nCodigoNoticia=18546

terça-feira, 2 de março de 2010

Médicos não aceitam proposta da Sesap e decidem continuar em greve

A assembléia promovida pelo Sindicato dos Médicos do RN, nesta segunda-feira (01) lotou o auditório da entidade. Antes de abrir as discussões, o presidente do Sinmed/RN, Dr. Geraldo Ferreira esmiuçou a proposta da Secretaria Estadual de Saúde apresentada pelo órgão no mesmo dia à tarde.

A Sesap propôs um salário básico de R$ 2.550 (chegando a R$ 3.334,03) para 40h, mais ADTS a partir do 3º nível (com valores entre R$ 132 e R$ 1.000,21), Insalubridade (com valores entre R$ 510 e R$ 666,81) e Gratificação de Alta Complexidade (com valores entre R$ 1.540 e R$ 2.200). Com o reajuste proposto de 21%, o nível inicial ficaria em R$ 4.600 e o último em R$ 7.201,04.

Depois de apresentada a proposta, foram abertas as inscrições e os médicos puderam dar as suas respectivas opiniões sobre os valores apresentados. Eles lembraram que já são quatro anos sem nenhum reajuste e com a implantação do PCCR, os profissionais tiveram perdas salariais que chegam a 45%. A maioria se mostrou decepcionada com os números expostos e ao final, depois de várias explanações, ficou decidido que será apresentada uma contraproposta.

O consenso foi de que haja um reajuste de 50% no salário básico, mais a incorporação da GDAAC no valor de R 2.200 para todos os médicos do estado, independente do nível. A contraproposta prevê ainda o reenquadramento dos profissionais para os níveis corretos, a redução de doze para dez plantões e a sistematização da produtividade.

Enquanto aguarda uma nova posição do Governo, a categoria vai continuar em greve seguindo as orientações do comando de atender apenas os casos de maior gravidade. Caso as negociações não avancem, eles não descartam a possibilidade de radicalizar o movimento. Na próxima segunda-feira (08) será realizada uma nova assembléia, às 19h, na sede do Sinmed/RN.

Lembramos a todos que nesta terça-feira (02), os deputados vão votar o veto à proposta de emenda ao orçamento do Deputado Paulo Davim no valor de R$ 40 milhões de reais que seriam destinados à Saúde. A votação na Assembléia Legislativa começa às 16h e a presença da classe médica é fundamental para fortalecer o movimento iniciado há quase um mês.

Fonte: http://www.sinmedrn.org.br/noticias/medicos-nao-aceitam-proposta-da-sesap-e-decidem-continuar-em-greve/

segunda-feira, 1 de março de 2010

RELAÇÃO DE PROJETOS DE PESQUISA APOIADOS pela UnP para o ano de 2010.

A coordenação do processo seletivo fará a seleção através dos coordenadores dos projetos, em articulação com as diretorias de curso;

b. A seleção dos candidatos é feita por meio dos seguintes instrumentos:

b.1 Entrevista com o professor responsável pelo projeto;
b.2 Análise do histórico escolar do candidato;
b.3 Avaliação do Currículo Lattes;
b.4 Verificação da disponibilidade de tempo do candidato para exercer a função no turno e horário previstos.

Desta forma abaixo está listado os PROJETOS DE PESQUISA APOIADOS 2010.

COORDENADOR: ROSÉLIA DE SOUZA - CYPRIANO NETO
Projetos apoiados:
1. Obtenção de creme vaginal a base própolis para tratamento de vulvovaginite causada por cândida SP
2. Desenvolvimento de produtos cosmecêuticos para cuidados básicos da pele a partir de ativos das plantas de região

EIXO TEMÁTICO: NEUROCIÊNCIAS
COORDENADOR: SANDRA AMARAL - FÁTIMA PEDROSA
Projetos apoiados:
1. Prevalência de dor crônica nos municípios de Natal e Parnamirim - RN
2. Sintomas e sinais mais frequentes dos indivíduos que procuram os serviços de saúde pública das cidades de Natal-Rn e de Parnamirim-RN no período de 22/02 a 17/12/2010
3. O estado cognitivo e mobilidade dos idosos assistido no estágio supervisionado em fisioterapia comunitária, na clínica escola de Fisioterapia da UnP, Natal/RN
4. Influência da doença de Parkinson na voz, fala, degluitição e avaliação das reações adversas aos medicamentos
5. Cronotipos e qualidade de sono em professores da UnP
6. Síndrome de Burnout nos profissionais da equipe de saúde

EIXO TEMÁTICO: ATENÇAO INTEGRAL, CAPACITAÇÃO E FORMAÇÃO DE PESSOAS
COORDENADOR: LÍLIAN LIRA - CARMEN SUELY
1. Avaliação interdisciplinar do impacto da fibromialgia em pacientes do sexo feminino
2. Perfil dos atletas UnP - Superar
3. Envelhecimento e demandas: estudo propesctivo multidisciplinar
4. Influência da musicoterapia na dor e na ansiedade dos pacientes tratados no serviço de odontologia da UnP (Universidade Potiguar)
5. Prevalência e fatores de risco da lombalgia gestacional
6. Estudo da qualidade de vida de uma comunidade em Felipe Camarão
7. Análise do padrão de reatividade tecidual e neural da NADPH diaforese em um modelo de lesão excitotôxica no estriado do rato em condições normais e após desnutrição

EIXO TEMÁTICO: INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
COORDENADOR: OSCAR GABRIEL
1. Visão computacional aplicada a área de saúde

EIXO TEMÁTICO: DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS E PROJETOS
COORDENADORES: LENIN CAVALCANTI - MARCELO BAVELONY
1. Projeto Integrado de Gestão Hospitalar no Hospital Regional Deoclécio Marques de Lucena Parnamirim/RN

EIXO TEMÁTICO: PRODUTOS NATURAIS, FARMACOLÓGICOS E COSMÉTICOS
COORDENADOR: ROSÉLIA DE SOUZA - CYPRIANO NETO
1. Pele saudável e Protegida

EIXO TEMÁTICO: NEUROCIÊNCIAS
COORDENADOR: SANDRA AMARAL - FÁTIMA PEDROSA
1. Atendimento clínico aos pacientes com doença de Parkinson
2. Idoso Saudável

EIXO TEMÁTICO: ATENÇAO INTEGRAL, CAPACITAÇÃO E FORMAÇÃO DE PESSOAS
COORDENADOR: LÍLIAN LIRA - CARMEN SUELY
1. Saberes do Corpo
2. Atenção Interdisciplinar à Pacientes com Disfunção de ATM e Dor Orofacial
3. Trabalho e Qualidade de Vida na UnP
4. Cuidando de Quem Cuida
5. Coração Saudável: do Sedentarismo á Vida Ativa
6. Prevençao e Reabilitação de Lesões Desportivas em Atletas da Associação Cultural e Desportiva Potiguar
7. Saúde na Menopausa
8. Gravidez Saudável
9. Atenção Primária à Saúde da Comunidade Praiana
10. Humanização de Assistência Materno - Infantil na Maternidade do Divino Amor - Parnamirim
11. A.M.A.R.T.E. uma receita sem contra - indicação
12. Serviço de Anatomia Patológica
13. Atenção Interdisciplinar à Pacientes com Fibromialgia
14. Atendendo Campeões - SUPERAR
15. Esporte e Saúde Superando Obstáculos

INFORMATIVO SETORES ADMINISTRATIVOS UnP

GREVE PROSSEGUE FORTE NA CAPITAL E INTERIOR DO ESTADO

O movimento iniciado em 09 de fevereiro está ainda mais fortalecido. Na última sexta-feira (26), uma equipe de diretores do sindicato esteve em Mossoró. Lá, eles visitaram o Hospital Tarcísio Maia e participaram à noite de uma reunião na sede do CRM (Conselho Regional de Medicina). O objetivo da viagem foi traçar uma estratégia de participação dos médicos na greve já que o número de profissionais é limitado.

Amanhã, (02), acontecerá uma manifestação às 10h, em frente ao HTM. Em Mossoró, a orientação é que seja adotado também o esquema de linha vermelha, ou seja, sejam atendidos apenas os casos de alto risco. O restante passa a ser encaminhado às Unidades de Pronto Atendimento. Também será realizado um trabalho de conscientização com a população sobre as reivindicações da categoria.

As visitas ao interior do estado prosseguem esta semana. Na próxima sexta-feira (05), a caravana do Sinmed/RN estará nos municípios de Currais Novos, Santa Cruz, Caicó e Pau dos Ferros, levando aos médicos as diretrizes do movimento para que a participação de todos seja consolidada.

Os médicos devem continuar seguindo as orientações do Sinmed/RN e em caso de dúvida consultar o sindicato que tem à disposição uma assessoria jurídica competente para o assunto. Lembrando que nesta segunda-feira (01), às 19h30, será realizada mais uma assembléia na sede do sindicato para avaliar a greve.

Na sexta-feira passada, o Sinmed/RN encaminhou à Sesap (Secretaria Estadual de Saúde Pública) uma proposta que divide o aumento em quatro parcelas (R$ 7000 para 20h). A proposta ainda está sendo analisada pela Governadoria. Caso a administração estadual acene com alguma contraproposta ainda hoje, a mesma será levada à discussão na assembléia.

O Sindicato dos Médicos do RN também informa que o Ministério Público entrou com uma solicitação para que o comando de greve mantenha 50% de médicos na urgência. Mas o Sinmed/RN tranqüiliza os profissionais. Até agora não foi dada entrada em nenhuma ação judicial e para que isto não venha acontecer, está sendo fornecido um número de médicos superior ao solicitado pelo MP.

Fonte: http://www.sinmedrn.org.br/noticias/greve-prossegue-forte-na-capital-e-interior-do-estado/