- GESTÃO 2013 - Quem sabe faz agora!

sábado, 6 de março de 2010

VII Congresso Norte-Nordeste de Cirurgia Torácica - Natal/RN - 21 a 23 de abril de 2010

Natal sediará, de 21 a 23 de abril de 2010, o VII Congresso Norte-Nordeste de Cirurgia Torácica, evento que tem se consolidado no calendário da cirurgia torácica brasileira. A cada dois anos os cirurgiões torácicos do norte-nordeste, patrocinados pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Torácica, realizam esse evento com o objetivo de divulgar, integrar e atualizar a cirurgia torácica da nossa região.

Nessa edição, além do conteúdo básico da cirurgia torácica, o congresso prestigiará dois pontos importantes e atuais da nossa especialidade: a cirurgia minimamente invasiva e a defesa profissional. As áreas a fins estarão representadas pelos cursos pré-congresso de radiologia torácica e ventilação mecânica. Há, ainda, uma programação de realizarmos um curso pré-congresso de cirurgia minimamente invasiva, na forma de um curso prático, tipo hands on, que terá a coordenação da Dra. Paula Ugalde e a participação do Dr. Thomas D’Amico.

A cirurgia torácica minimamente invasiva será representada expressivamente, sendo o tema oficial do evento. O perfil acadêmico dos dois convidados internacionais, o Dr. Thomas D’Amico da Duke’s University e o Dr. Benny Weksler da Thomas Jefferson University, reforça o quanto o tema será focado. Serão destacadas as bases, os mais novos avanços e tendências da cirurgia torácica minimamente invasiva e robótica.

A defesa profissional, pioneiramente, receberá um espaço próprio dentro da programação oficial do nosso evento, na forma do I Fórum de Defesa Profissional da SBCT. Serão abordados temas sobre ética médica no paciente terminal, honorários médicos e o ensino da cirurgia torácica no Brasil. A questão ética será abordada pelo Dr. Thomas D’Amico, na ótica de quando e quanto devemos agir no paciente terminal. A remuneração médica será representada pelo Dr. Armando Otávio Vilar de Araujo, representante do conselho regional de medicina (CREMERN), abordando a questão da remuneração médica no século XXI e pela exposição de diversas experiências com o cooperativismo médico no Brasil. Ao final, o Dr. José Jesus Peixoto Camargo fará a exposição dos rumos da classe médica na relação médico/paciente e na temática salarial.

Esperamos vocês, para reencontrar amigos, fazer novas amizades, trocar idéias e experiências e ainda desfrutar das belezas naturais, saborosa gastronomia, rico artesanato e noites de entretenimento de Natal, a Cidade do Sol, que os aguarda de braços abertos

Atenciosamente,
Carlos Alberto Almeida Araújo

Presidente
VII Congresso Norte-Nordeste de Cirurgia Torácica

Informações e Inscrições: http://www.nataltorax.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário