- GESTÃO 2013 - Quem sabe faz agora!

segunda-feira, 7 de maio de 2012

Ação Civil Pública contra o Estado pede anulação do Provalida



O Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe), Sindicato dos Médicos de Pernambuco (Simepe) e Associação Médica de Pernambuco (AMPE) entraram na Justiça Federal, na sexta-feira (27), com pedido de anulação do Termo de Cooperação Técnica e do edital do Provalida, que visa revalidar diplomas de graduação em medicina expedidos por instituições de ensino estrangeiras.

A ação foi contra o Governo do Estado, Universidade de Pernambuco (UPE) e Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe).

Os representantes das entidades médicas entendem que o Governo Estadual pretende evitar a realização de concursos públicos e facilitar o acesso de profissionais estrangeiros, com formação duvidosa, para atuar nos serviços de saúde pública do estado.

Para Helena Carneiro Leão, presidente do Cremepe “esta é uma medida em defesa dos profissionais de medicina e da não precarização do serviço público de saúde”, afirmou.

Mário Jorge Lôbo, presidente do Simepe, posiciona que o Sindicato é contrário  a tentativa  de flexibilização do processo de revalidação do diploma médico para facilitar o acesso ao serviço público. “A exigência constitucional do concurso público deve ser respeitada.

"A Ação foi protocolada na Justiça Federal, pelo vice-presidente do Cremepe, José Carlos Alencar, presidente e vice presidente do Simepe, Mário Jorge Lôbo e Fernando Cabral, respectivamente, acompanhados por advogados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário