- GESTÃO 2013 - Quem sabe faz agora!

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Carteira de Estudante na UnP agora é grátis!

Atendendo à solicitação do Movimento Acorda UnP, a Universidade Potiguar passará a emitir as carteiras de identificação estudantil de forma gratuita para todos os alunos regularmente matriculados na instituição. Desta forma, a Universidade mostra-se pioneira no apoio às lutas estudantis contra a mercantilização das carteiras de estudante. Esta carteira ainda não valerá como meia passagem, mas é o primeiro passo. Conheça como se deu esta luta:
A REVOLTA
Demonstrando total desrespeito para com o aluno, o DCE-UnP, presidido por Daniel Bandeira, pré-candidato a vereador de Natal, pratica o exorbitante valor de R$15,00 (Quinze Reais) na comercialização das carteiras de identidade estudantil na instituição, em parceria com a União Norte-riograndense dos Estudantes (URNE), que por sua vez repassa uma porcentagem do que é vendido para o DCE. O valor é absurdo se levarmos em conta que o valor de custo de um cartão deste não ultrapassa os R$2,00 (dois reais).
A LUTA
No dia 29 de abril de 2011, os Centros Acadêmicos de Direito, Medicina e Fonoaudiologia conseguiram instalar na Universidade uma entidade que faria a emissão das carteiras por um terço do valor praticado pelo DCE, garantindo os mesmos benefícios e dando aos alunos a possibilidade de optarem pela entidade que lhes convier. Acontece que no dia 3 de maio de 2011, o Diretório Central dos Estudantes da UnP pediu para que a reitoria proibisse que esta entidade fizesse esta emissão nas dependências da instituição, afirmando que apenas o diretória teria legitimidade para realizá-la, através da URNE. Mais uma vez o aluno foi obrigado a adquirir uma carteira com preço absurdo.
A CONQUISTA
No dia 12 de Setembro de 2011, em decisão inédita, a Universidade Potiguar, e sua mantenedora APEC, atenderam ao pedido feito pelo Movimento Acorda UnP no dia 22 de Agosto de 2011 e irão alterar os cartões de acesso a Universidade para que estes tenham validade como carteira de identificação estudantil. Desta forma, a UnP torna-se pioneira e demonstra o seu compromisso com todos os estudantes. Esta nova carteira será válida apenas como meia-entrada estudantil, nos termos da lei.

Fonte: http://renatopontes.nosso.org/acordaunp/index.php?option=com_content&view=article&id=124&catid=45&Itemid=232#.Tm7eU5k6rSw.facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário