- GESTÃO 2013 - Quem sabe faz agora!

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

O caos visto de perto

Comissão faz visita-surpresa ao maior pronto-socorro do RN para verificar superlotação e qualidade do atendimento




Procurando conhecer de perto a realidade do maior pronto-socorro do Rio Grande do Norte, uma comissão de órgãos ligados à saúde visitou durante à manhã de ontem o Clóvis Sarinho e encontrou uma situação conhecida por todos, mas que ainda choca o mais experimentado dos profissionais da área. Dezenas de macas e até cadeiras espalhadas por, literalmente, todos os cantos do setor de observação e de politrauma do maior hospital do Estado. Desde a já conhecida prática de "internação" nos corredores até a colocação de pacientes no hall do elevador, como foi visto pela reportagem e pelos integrantes do Conselho Regional de Medicina (Cremern), do Conselho Regional de Enfermagem (Coren-RN) e da seccional potiguar da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RN), através da Comissão de Direitos da Saúde.  

A visita de ontem faz parte de uma programação firmada pelos órgãos, que também já passou pelo Hospital Regional Tarcísio Maia, em Mossoró, e deverá passar ainda por outras unidades de saúde do estado, a fim de confeccionar um relatório sobre a situação da saúde pública potiguar. Dependendo do que for constatado, é possível que seja impetrada, em conjunto, uma ação civil pública em vista de melhorias na saúde.

A visita foi uma surpresa para a direção do hospital e para o secretário estadual de saúde Domício Arruda, que acompanharam os representantes dos conselhos e da OAB por todo o pronto-socorro. A comissão conheceu áreas de observação médica, de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) e o centro cirúrgico espalhados pelos três andares do Clóvis Sarinho. Passando por estes lugares, as classificações dos profissionais para a situação do pronto-socorro foram desde "porta do inferno" até "cenário de guerra".

Os exemplos tanto de falta de profissionais como de superlotação, que há anos tiram o sono de quem trabalha e também de quem gere o Walfredo Gurgel, saltavam aos olhos. Pacientes que sofreram acidente vascular cerebral (AVC) sentados em cadeiras aolongo do corredor, outros postos em cima de macas das ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) - apenas em um corredor foram contadas seis macas - que se somam às mais de 100 macas do próprio hospital. Chamar de caos a situação ainda era pouco para o que se via pelo Clóvis Sarinho. Até mesmo no Centro de Recuperação Pós-Operatório (CRO) os pacientes estavam alocados nos corredores.

Sem acompanhmento
Espalhados pelos quatro corredores da área de observação médica estavam, na manhã de ontem, 74 pacientes, acompanhados por apenas quatro técnicos de enfermagem. A demanda de atendimentos tornou-se tão alta que os profissionais agora limitam-se a acompanhar os sinais vitais e aplicar os medicamentos. "Muitos aqui ficam sem a visita de um médico e terminam não recebendo a medicação. Só que os acompanhantes não entendem que só podemos passar medicamentos com prescrição média e nos acusam de negligência", afirmou a enfermeira Gracinalda Barbosa, gerente do pronto-socorro. O médico plantonista dosetor de reanimação chegou a ironizar a situação do hospital. "O plantão hoje ainda está de parabéns, tem até um tensiômetro para nós usarmos", contou o médico. O tensiômetro é o aparelho usado para medir a pressão arterial. "Aqui o céu é o limite. Onde tiver ponto de oxigênio estão sendo entubados pacientes. Hoje tem um na observação médica que está com ventilação mecânica, mas não tem acompanhamento", confessou Gracinalda.

Soluções paliativas para um problema crônico

A situação de caos no Hospital Walfredo Gurgel, ao que parece, irá suscitar medidas emergenciais para abrandar a situação de superlotação, já conhecida de todo o RN. A inclusão do hospital no programa federal SOS Emergência, que deverá proporcionar a contratação de 100 leitos fora do hospital como meio de desafogar o HWG, é vista como uma esperança de melhorias. "Espero uma boa resposta em breve. Mas, esta é apenas a solução do momento. É uma medida paliativa para um problema crônico, de deficiência de todo o estado", comentou o diretor geral do hospital Mozar Dias de Almeida.

Segundo o diretor, a situação financeira do hospital também vem acarretando problemas. "Tivemos o estoque de anestésicos zerado esta semana por falta de material, devido a falta de pagamento a alguns fornecedores. O hospital tem um orçamento de R$ 1 milhão mensal, mas que muitas vezes é extrapolado por conta da superlotação", afirmou ele. De acordo com o secretário estadual de saúde Domício Arruda, a busca pela resolução das dívidas está em curso. "Estamos fazendo o possível com os recursos disponíveis. Deverá ser feito um pagamento emergencial, já que a dívida com os fornecedores do Walfredo é de R$ 380 mil", explicou Domício. Ainda não há data para que o pagamento seja efetuado.

Constatada a situação extrema em que se encontra o pronto-socorro do maior hospital público potiguar, o próximo passo, segundo os integrantes da comissão de visita, é buscar as soluções. "A superlotação é um problema crônico de todo o RN. Mas, como aqui ainda tem condições de atender, mesmo sendo no corredor, mas atende, temos que cobrar pelo menos o mínimo de dignidade no atendimento", disse a presidente da comissão de direitos da saúde da OAB-RN Elisângela Fernandes. Ainda de acordo com ela, a solução mais complexa também será cobrada.

"O papel da OAB será de pressionar os gestores para uma solução a longo prazo. O Walfredo não é o vilão, a saúde é um problema geral. A quantidade de municípios que mandam paciente para cá, a 'ambulancioterapia', também atrapalha. Os gestores municipais pegam o dinheiro infelizmente para comprar ambulância, porquê dá voto", lamentou Elisângela. Ainda sem data certa, deverão ocorrer visitas em outros hospitais do RN e por essa razão o relatório da comissão ainda não tem data para ser confeccionado.

+ Mais
Reanimação: 192 mortes em três meses

Nenhum comentário:

Postar um comentário