- GESTÃO 2013 - Quem sabe faz agora!

domingo, 7 de abril de 2013

Dia Mundial da Saúde: OMS alerta para importância do controle da hipertensão



No Dia Mundial da Saúde, lembrado neste domingo, 7, a Organização Mundial da Saúde (OMS) alerta para a importância do controle da pressão arterial. De acordo com o órgão, a chamada hipertensão (pressão alta) constitui um problema de saúde pública, já que contribui para a maioria dos casos de doença cardiovascular, derrame, falência dos rins, invalidez e morte prematura.

Dados da organização indicam que mais de uma em cada três pessoas têm pressão alta. Em 2008, 40% dos adultos no mundo com 25 anos ou mais sofriam de hipertensão. No mesmo ano, 17,3 milhões de pessoas morreram apenas em razão de doenças cardiovasculares. Cerca de 80% dos óbitos provocados por doenças não-transmissíveis são registrados em países de baixa e média renda.

“Muitas pessoas não sabem que têm pressão alta porque a hipertensão nem sempre apresenta sintomas. Como resultado, ela contribui para mais de nove milhões de mortes registradas todos os anos, incluindo metade dos óbitos provocados por doenças cardiovasculares e derrames.”

A OMS lembrou que a hipertensão é um quadro prevenível e tratável e cobrou a união de esforços de governos, profissionais de saúde, sociedade civil e setor privado, para reduzir o impacto do problema no mundo.

A orientação é que a população combata o risco de desenvolver pressão alta por meio de ações como reduzir a ingestão de sal; comer de forma balanceada; evitar o consumo nocivo do álcool; praticar atividade física; e evitar o fumo.


Fonte: Jornal O POVO
Acesse em: http://www.opovo.com.br/app/maisnoticias/saude/2013/04/07/noticiasaude,3034876/oms-alerta-para-importancia-do-controle-da-hipertensao.shtml

terça-feira, 2 de abril de 2013

Ato Público no Congresso Nacional sobre entrada de profissionais estrangeiros, financiamento da saúde e trabalho médico

 
http://portal.cfm.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=23650:2-de-abril-concentracao-dos-medicos-em-brasilia&catid=3
 
 
 
Por solicitação das entidades médicas nacionais – Conselho Federal de Medicina (CFM), Associação Médica Brasileira (AMB) e Federação Nacional dos Médicos (Fenam) –, deputados e senadores convocaram, para o dia 2 de abril, às 10h, os médicos para debater as principais questões que envolvem a Saúde e a Medicina brasileira. A entrada de profissionais estrangeiros, financiamento da saúde e trabalho médico estão entre os temas a serem discutidos.
O Brasil enfrenta a contradição dos sucessivos anúncios de avanços no campo econômico com sérios problemas que persistem na esfera assistencial. Por isso, é preciso repercutir no Congresso Nacional e no Planalto o futuro que queremos para a saúde e para os médicos do nosso país.
A ideia é mobilizar o maior número de entidades médicas e profissionais da classe para participarem da Audiência em Brasília, que acontecerá no auditório Petrônio Portela do Senado Federal. O debate está previsto para iniciar às 13h e dentre os temas em pauta se destacam a importação de médicos, financiamento da saúde e a gratificação de desempenho dos médicos federais.
A proposta surgiu após uma reunião no Ministério da Educação (MEC), onde foi pautado o aumento do número de vagas em Medicina. Os Ministérios da Saúde e da Educação, como também Universidades serão convidadas a compor a mesa.
“Precisamos da presença dos médicos para que consigamos sensibilizar todos os parlamentares para que os ecos da nossa manifestação alcancem o Palácio. Queremos seriedade, competência e recursos. Dia 2 de será uma grande virada da saúde”, destacou o Eleuses Paiva (PSD-SP), que, com o apoio do senador Paulo Davim (PV-RN), convocou a audiência.
 
Fonte: Conselho Federal de Medicina