- GESTÃO 2013 - Quem sabe faz agora!

sábado, 25 de setembro de 2010

Acordo com Sinmed põe fim à paralisação dos médicos

Atendimentos nas unidades de saúde ficaram reduzidos a 30% - porcentagem prevista em lei - desde o dia 5 de setembro
Após 19 dias, os médicos de Natal chegaram a um acordo com a Prefeitura Municipal e encerraram a greve ontem, 24. De acordo com o presidente do Sindicato dos Médicos (Sinmed-RN), Geraldo Ferreira, a categoria se reuniu com a prefeita Micarla de Sousa no gabinete da prefeitura nesta tarde e o acordo feito foi satisfatório. "Houve um avanço significativo nas negociações, onde foi atendida grande parte das reivindicações. Uma pena que os profissionais municipalizados ficaram de fora", explicou.

Os médicos estavam em greve desde o dia 5 de setembro. Entre as principais reivindicações estavam a Gratificação de Atividade Médica, que na opinião dos médicos deveria ser estendida a todos os profissionais, incluindo os municipalizados do SAMU e PSF, além da gratificação específica para os médicos do SAMU e PSF, excluída pelo gestor municipal.

A paralisação dos médicos gerou impasses e, a pedido da Prefeitura de Natal, foi decretada ilegal pela Justiça. A prefeitura ameaçou ainda cortar o pontos dos profissionais que não voltassem imediatamente ao trabalho após convocação publicada no Diário Oficial do Município. O Sinmed-RN chegou a recorrer da decisão e afirmou, durante todo o período de paralisação, que a greve estava dentro das regras.
Fonte: Diário de Natal

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Justiça diz que greve dos médicos em Natal é ilegal

Categoria parou há 16 dias e, segundo a sentença judicial, deve voltar ao trabalho imediatamente, sob pena de multa diária
 
Contudo, Sinmed-RN confirmou que movimento grevista está dentro da lei e deve recorrer da decisão.
 
A desembargadora Maria Zeneide Bezerra do Tribunal de Justiça do RN deferiu na noite dessta segunda-feira, 20, o pedido de ilegalidade da greve dos médicos da saúde municipal, ajuizado pela Procuradoria Geral do Município na última sexta-feira, após fiscalizações que apontaram que em algumas unidades de saúde não estava sendo respeitado o mínimo efetivo de 30% exigido pela Lei de Greve, entre outras irregularidades apontadas pelo município. 

De acordo com a sentença da desembargadora, os médicos devem voltar imediatamente as atividades sob pena de multa diária de R$ 1mil em caso de descumprimento pelo Sindicato dos Médicos (Sinmed-RN). Os médicos entraram em greve há 16 dias, segundo o presidente do Sinmed-RN, Geraldo Ferreira, o movimento grevista está totalmente dentro da lei e a assessoria jurídica do sindicato irá recorrer da decisão judicial. "Ainda não fomos notificados oficialmente, mas o nossos advogados já estão providenciando a documentação para recorrer na Justiça. Até lá a greve está mantida", afirmou Geraldo Ferreira.

Antes de sair a decisão na tarde desta segunda-feira, a prefeitura havia encaminhado uma contraproposta de negociação da greve que será analisada na assembléia na categoria que será realizada a partir das 19h, que também abordará os encaminhamentos da greve após a decisão judicial de ilegalidade. 
Fonte: SINMED RN

Em greve, Médicos de Natal realizam manifestação em frente ao Sandra Celeste

Médicos vão à luta e realizam manifestação 
 
Após decidirem em assembléia ontem (20/09), por unanimidade, não aceitar a contraproposta da prefeitura, os médicos de Natal que continuam em greve realizaram nova manifestação na manhã desta terça-feira em frente ao hospital municipal Sandra Celeste, no bairro de Lagoa Nova.

Na luta pela categoria, os profissionais munidos de bandeiras marcaram presença expressiva no Ato Público reivindicando melhoria de remuneração, de condições de trabalhos dignas nas unidades e hospitais. Além da luta contra privatização e a favor de um serviço público digno e eficiente que possa atender a população da melhor forma.

De acordo com o presidente do Sinmed, Dr. Geraldo Ferreira, dentro das várias reivindicações da categoria, a inclusão da Gratificação de Atividade Médica (GAM) no projeto merece destaque, pois garante a luta pela igualdade entre os médicos. A decisão da prefeitura sobre a GAM desagrada à categoria reivindica que seja estendida para todos.

Na manifestação várias questões foram levantas como privatização da saúde e sobre denúncias da ilegalidade da profissão médica. “E fundamental a presença de todos os médicos nas manifestações para mostrar que o movimento está vivo e forte. A mobilização não morre, a luta continua pela melhor remuneração e pelo direito que a população tem em ser atendida, estamos lutando por justiça que está sendo negada pela prefeitura. A política que o sindicato faz é o de defesa da população e dos interesses da categoria médica”, afirmou o presidente.

Programação das mobilizações
Durante assembléia de ontem (20/09), foi estabelecida a agenda de manifestações do movimento de greve. Na quarta-feira (22/09), às 14h, a manifestação será na Câmara Municipal seguida de uma audiência. Na quinta-feira (23/09), é a vez dos médicos promoverem uma manifestação em frente à Prefeitura de Natal que contará com a presença do presidente da Federação Nacional dos Médicos (FENAM), Cid Carvalhaes e presidentes de sindicatos do Nordeste. E na próxima sexta-feira (24.09) será realizada uma nova assembléia na sede do sindicato, às 19h, para avaliar os rumos do movimento.
Fonte: SINMED RN

Residentes aceitam proposta do governo e acabam com greve

A direção da Associação Nacional dos Médicos Residentes (ANMR) anunciou o fim da greve da categoria destacando que o movimento obteve 22% de reajuste e garantia do governo federal de negociação de demais reivindicações em um Grupo Interministerial (GI). A ANMR já orientou associações em todo o País a encerrar a greve deflagrada em 17 de agosto.

A posição da associação nacional foi tomada depois que a maioria das plenárias da categoria realizadas até esta sexta-feira (17), quando o movimento completou um mês, optou pelo fim da greve.¨As demais reivindicações dos residentes, como índice anual de reajuste, seis meses de licença maternidade e complementação da defasagem do valor atual da bolsa de R$ 1.916,45, serão discutidos no GI, conforme compromisso dos ministérios da Educação (MEC) e o da Saúde.

A direção da ANMR já enviou documento à coordenadora geral de Residência em Saúde da Diretoria dos Hospitais Universitários Federais e Residências em Saúde do MEC, Jenne Liliane Marlene Michel, comunicando oficialmente a decisão.

Para a direção da entidade, as conquistas só foram possíveis devido à mobilização dos médicos. No País, são 22 mil residentes que participam de 70% dos atendimentos pelo SUS. Os dirigentes esclarecem que estados que haviam aprovado a manutenção da paralisação voltarão a fazer assembleias até esta segunda-feira para avaliar a orientação dada pela ANMR.

A associação informou o MEC sobre a conduta e destacou que o encaminhamento faz parte da forma democrática da tomada de posição e respeito às instâncias regionais. A expectativa é que a maior parte dos estados retome as atividades nesta segunda-feira, 20.

No documento enviado ao MEC, a associação solicitou reunião com os interlocutores do governo para detalhar e formalizar o acordo e definir a agenda do Grupo Interministerial. Também pediu a publicação da negociação no Diário Oficial da União. A ANMR quer a convocação de reunião extraordinária da Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM) para discussão dos critérios de reposição dos dias paralisados.

Outro foco é a definição do Projeto de Lei a ser enviado com urgência urgentíssima ao Congresso Nacional para aprovação dos itens do reajuste. A associação quer ainda a supervisão da CNRM e das comissões estaduais sobre medidas a serem adotadas ante denúncias sobre carga horária além de 60 horas semanais previstas nos programas de residência.
Fonte: ANMR

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Uma semana para o Dia do Mal de Alzheimer

SMS estima que, somente na capital, mais de três mil idosos sejam portadores da doença 

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) estima que atualmente existem três mil pessoas portadoras de Alzheimer fazendo tratamento médico em Natal. Porém, o número de doentes acometidos pelo mal deve ser bem maior. Existe um percentual em casa que não faz uso de medicamentos, por estar em uma fase mais avançada da doença. Pensando em alertar sobre a importância do diagnóstico precoce e os cuidados familiares, o órgão preparou um série de atividades, com início hoje, para marcar do Dia Mundial do Alzheimer, 21 de setembro.

Em Natal, os portadores da doença contam com uma unidade referência no atendimento: o Centro de Saúde de Candelária, onde funciona o Grupo de Cuidadores de Portadores de Alzheimer. É este mesmo grupo que está organizando a programação especial a partir de hoje, que começa com informações sobre a doença para a comunidade, no supermercado Carrefour, unidade da Zona Sul, das 8h às 17h.

Dia 21 é a vez do VII Encontro de Cuidadores Familiares de Portadoresda Doença de Alzheimer, no auditório do Departamento de Enfermagem/UFRN. Eles vão debater o tema: A vida diante do espelho: reflexões sobre o cuidado e a finitude. Das 14h às 18h. Já no dia 23, o Grupo fará na UBS de candelária uma reflexão com os funcionários sobre o grupo, e a seguir será oferecido um café da manhã. Às 14h haverá um colóquio com alunos do curso de enfermagem e cuidadores familiares no auditório da Universidade Potiguar, das 14h às 18h.

Causa desconhecida

O Mal de Alzheimer é uma doença de causa desconhecida que atinge 5% da população com mais de 65 anos. No Brasil, estima-se que 700 mil pessoas sofrem com o mal. "O diagnóstico precoce e o tratamento adequado garantem ao paciente uma vida mais longa e com mais qualidade. Quanto mais cedo for identificado, mais tempo o paciente manterá suas funções cognitivas preservadas. Por isso estamos promovendo esta semana de palestras, orientações e reflexões", explica a organizadora da Semana do Alzheimer, Maria Betânia Maciel. O tratamento também atinge os familiares dos doentes. Além das adaptações físicas no ambiente em que vive o portador, os fatores psicológicos de quem acompanha diariamente a doença devem ser levados em consideração. "Deve se ter o cuidado com o familiar, que pode procurar ajuda nos grupos de cuidadores".

Saiba mais

O Mal de Alzheimer é uma doença degenerativa que causa a morte gradual dos neurônios, provoca perda de memória e de outras funções cognitivas, como raciocínio, juízo crítico e orientação No início, a pessoa apresenta pequenos lapsos de memória, alterações de comportamento, desorientação espacial e dificuldades em realizar tarefas corriqueiras, como se alimentar ou se vestir. Nos estágios mais avançados, não reconhece os familiares e nem os amigos. Com o tempo, perde a identidade e tornar-se dependente. 
Fonte: Diário de Natal

Avanço silencioso

Em 2006, Jefferson começou a ter dificuldades para enxergar. Era a chegada do ceratocone, que o deixou com apenas 20% de visão no olho esquerdo
Foto: Marcelo Ferreira

Quando Jefferson Martins Matos, 21 anos, identificou a gradual perda da visão, em 2006, tudo indicava que não passaria de simples miopia e astigmatismo. As imagens cada vez mais embaçadas e as fortes dores de cabeça, entretanto, levaram à desconfiança de uma doença rara na córnea do olho esquerdo de Jefferson, o ceratocone. Caracterizado pela distensão da córnea e pelo afinamento progressivo, o ceratocone é uma doença degenerativa e hereditária, que acomete menos de 0,5% da população em geral. Afeta homens e mulheres em igual proporção e, em 90% dos casos, em ambos os olhos.

Em geral, a doença se desenvolve assimetricamente: o diagnóstico do problema no segundo olho ocorre cerca de cinco anos após o diagnóstico no primeiro. À medida que a córnea se torna afinada e sua superfície cada vez mais cônica, o paciente percebe a diminuição da capacidade visual, moderada ou severamente, dependendo da quantidade do tecido afetado. Coceira e sensibilidade à luz são alguns dos sintomas que afetam o paciente com a córnea curvada. Quando em estágio avançado, a deformação ocular pode levar à cegueira.

Segundo o oftalmologista Daniel Moon Lee, especialista no tratamento de ceratocone e catarata e em implantes intraoculares, a doença inicia-se geralmente durante a adolescência, por volta dos 16 anos. "No entanto, alguns pacientes podem levar mais tempo para descobrir o problema real, achando que se trata de miopia ou astigmatismo", explica o profissional. Ele afirma que o tempo de aparecimento dos sinais de ceratocone também varia para cada paciente, podendo evoluir rapidamente ou levar anos para se desenvolver. "Apesar de mais raros, existem casos de pacientes que apresentam alterações na córnea na infância ou após os 30 anos", comenta.

Para Jefferson Martins, o avanço do ceratocone foi rápido no início da adolescência. O grau de miopia do olho esquerdo aumentou rapidamente, chegando a oito em 2008, quando foi constatado o cone na córnea. "Hoje, tenho apenas 20% da capacidade do olho esquerdo. Apesar de o aumento de grau ter estabilizado desde então, os óculos não conseguem mais melhorar minha visão. Até o fim de setembro, passarei a usar lentes de contato rígidas para correção da córnea", explica.

O uso de lentes de contato é o tratamento mais usado atualmente para a correção do ceratocone. "A lente rígida estabiliza a superfície ocular, proporcionando uma curvatura da córnea mais regular", explica Moon Lee. Por se tratar de uma lente rígida, a adaptação, especialmente sobre a córnea com curvatura muito irregular, não é imediata e deve ser feita com acompanhamento do oftalmologista, que vai testar e adaptar a lente ao paciente. "Aquele que se propõe a passar pela adaptação às lentes consegue grande melhora da qualidade de vida, sem necessidade de procedimentos cirúrgicos", ressalta o médico.


Fonte: Diário de Natal

Prefeitura explica Plano de Cargos e Carreiras dos médicos à promotoria da saúde nesta teça-feira

Representantes da Prefeitura do Natal se reunirão na manhã desta terça-feira(21), às 11h, com as promotoras de Saúde do Ministério Público Estadual, para esclarecer as informações a respeito do Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos (PCCV) da saúde municipal. O encontro será na sede da Promotoria de Justiça.

Os secretários de Saúde, Thiago Trindade; do Gabinete Civil, Kalazans Bezerra e o secretário executivo da Prefeitura, Sylvio Eugênio, apresentarão os detalhes do plano, identificando as vantagens garantidas aos servidores do setor de saúde.

O PCCV da saúde, além de propiciar uma perspectiva de aposentadoria digna aos servidores, irá garantir desde sua implantação, a absorção pelo vencimento básico de diversas gratificações que hoje não são mantidas após o término da carreira. A proposta cria cargos, carreiras e ainda regras claras e objetivas para a evolução dos profissionais, privilegiando o desenvolvimento profissional e se estruturando sobre o tripé competência, desempenho e capacitação.

Desde o final de agosto os representantes do Município vêm promovendo reuniões com os servidores para prestar esclarecimentos. Em um desses encontros, cerca de 500 servidores integrantes do Sindicato dos Agentes de Saúde do Rio Grande do Norte (Sindas) já aprovaram, por unanimidade, o PCCV.
Atualmente o vencimento básico da categoria varia de um a três salários mínimos. Com o novo PCCV, o médico receberá, no mínimo, R$ 6 mil, além dos outros benefícios.
Fonte: DN ONLINE

Greve dos Médicos de Natal: Prefeitura envia contraproposta ao Sinmed

O Sindicato dos Médicos do RN recebeu uma contraprosta apresentada pela Prefeitura do Natal em relação à proposta enviada na última quarta-feira (15/09), pelos médicos do município que  estão em greve há 16 dias.

Na contraproposta enviada pela Prefeitura há um retrocesso no que estava sendo negociado em relação à Gratificação de Atividade Médica (GAM), ponto importante que serve para unificar a categoria. Na proposta da categoria essa gratificação deve ser incorporada. Os demais pontos apresentados pela prefeitura serão discutidos em assembléia nesta segunda-feira.
Fonte: SINMED RN

domingo, 19 de setembro de 2010

Sinmed convoca médicos de Natal para assembleia nesta segunda (20)

A greve dos médicos de Natal continua. O Sindicato dos Médicos do RN aguarda resposta dos representantes do município até hoje (17.09) sobre a  contraproposta encaminhada na última quarta-feira (15), pelos médicos do município que estão em greve há 12 dias.

Na próxima segunda-feira (20.09), às 19h, acontece nova assembléia com os Médicos de Natal, no Sinmed.
Fonte: SINMED RN

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

JULGAMENTO MÉDICO SIMULADO

Caros alunos de Medicina da UnP,

como coordenador do internato em saúde da mulher e um dos coordenadores das reuniões científicas do internato que ocorrem toda Quinta às 14h na sala 311 da Salgado Filho, gostaria de convidá-los para um trabalho inédito coordenado pelo nosso professor Edilson Pinto e que será o tema da nossa reunião deste dia 16/09. 
 
Trata-se de um júri simulado de um caso real do crm onde um médico está sendo processado pela família da vítima que alega que sua morte foi em decorrência de erro médico. Será
uma oportunidade para um aprendizado prático de ética médica e para se ver como é conduzido um júri no crm. Os dados desta atividade serão tabulados por dr Edilson e levados ao COBEM. Participem e vamos fazer nosso curso cada vez melhor!
 
Abraço,

Ricardo Cobucci.

Cremern debate relação entre os médicos e os planos de saúde

A “Relação Entre Médicos e Planos de Saúde” será debatida na quinta-feira da próxima semana, dia 23, a partir das 19hs30min, no auditório do Memorial da Medicina, dentro do Fórum Dilemas Éticos, promovido pelo Conselho Regional de Medicina.

O evento contará com duas palestras, sendo a primeira proferida pelo Dr. Cid Célio Jayme Carvalhaes, que é Presidente da Federação Nacional dos Médicos, que abordará o tema “Aspectos Jurídicos: O CADE e o Argumento da cartelização”. 
A segunda palestra será apresentada pelo Dr. Florisval Meinão, que é Primeiro Tesoureiro da Associação Médica Brasileira e ele vai abordar o tema “Revitalização do Movimento Médico
Por Honorários Dignos”.

O assunto “Relação Entre Médicos e Planos de Saúde” é um dos mais importantes e polêmicos da atualidade, especialmente porque a classe médica vem há tempos aprofundando a discussão para resolver o problema da renumeração médica, que tem parâmetros diferentes entre os planos de saúde existentes.
Fonte: SINMED RN

ANMP determina que médicos peritos voltem ao trabalho

O Diário da Justiça Eletrônico, em sua Edição 653, de 14 de setembro de 2010, publicou nesta terça-feira a decisão do ministro Humberto Martins, da Primeira Seção do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que reconsiderou decisão liminar anteriormente tomada e entendeu ilegal e abusiva a greve dos médicos peritos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A determinação é para que os servidores retornem ao trabalho, sob pena de multa diária de R$ 50 mil à Associação e corte de ponto dos peritos que faltarem a partir da publicação do ato.
 
Diante da publicação, ANMP (Associação Nacional dos Médicos Peritos) comunica a todos os seus associados que estes devem cumprir a decisão judicial e retornar às suas atividades. A ANMP lembra ainda que a AGE (Assembléia Geral Extraordinária) Permanente terá mais uma reunião em continuidade nesta sexta-feira, 17 de setembro, em Brasília, quando será analisada a decisão da Justiça e os seus desdobramentos.
Fonte: ANMP

Residentes definem rumo da greve até o dia 17

A direção da Associação Nacional dos Médicos Residentes (ANMR) deve divulgar até esta sexta-feira, dia 17, posição final sobre a greve da categoria deflagrada em 17 de agosto. A entidade explica que esperará o resultado de todas as assembleias regionais para definir o desfecho da paralisação com base no posicionamento dado pela maioria das plenárias. A categoria soma 22 mil residentes, vinculados a programas em 25 estados e no Distrito Federal. Apenas Tocantins não tem formação de médicos especialistas.

As assembleias estão apreciando desde esta quarta, dia 15, a proposta de reajuste de 22% a partir de janeiro de 2011 sobre a bolsa-auxílio hoje em R$ 1.916,45. Locais que já optaram pelo fim da paralisação poderão retomar nesta quinta suas atividades. O governo também se comprometeu que os demais itens reivindicados, como seis meses de licença maternidade, pagamento de auxílios moradia e alimentação e correção da bolsa, serão tratabalhados em um grupo interministerial.
 
Fonte: ANMR

sábado, 11 de setembro de 2010

KABUKI DESMASCARADA


Pesquisadores começam a desvendar as mudanças genéticas que geram a síndrome que afeta a aparência. 


   
A publicitária Silvia Trawny enfrentou dificuldades até 
a filha Nina ser diagnosticada com o problema: falta informação


O nome da doença vem do teatro japonês e refere-se à aparência das crianças que nascem com um mal raro, com incidência estimada de um em cada 32 mil nascimentos. O pouco conhecimento sobre a síndrome de Kabuki, descoberta apenas em 1981, é uma preocupação a mais para os pais, que costumam peregrinar por consultórios médicos até conseguirem saber por que seus filhos são tão diferentes dos outros. Uma descoberta publicada na edição on-line da revista especializada Nature Genetics pode, porém, revolucionar o diagnóstico e o tratamento da síndrome, que, no Brasil, tem pelo menos 18 casos relatados.

Um grupo de cientistas da Universidade de Washington usou um novo, rápido e mais barato método de sequenciamento de DNA e descobriu alterações genéticas que estão presentes na maioria dos casos da síndrome de Kabuki. Em vez de mapear todo o genoma humano, a nova abordagem investigou apenas o exoma, uma pequena parte do genoma (entre 1% e 2%) que contém os códigos genéticos proteicos. Dessa maneira, eles conseguiram encontrar o gene que causa a síndrome, chamado MLL2.

Segundo os cientistas, o método pode ser considerado uma segunda geração de tecnologia para identificar genes de doenças raras. "O potencial de identificar rapidamente as mutações que causam mais de 6 mil doenças raras é um passo importante para pesquisadores que tentam entender a biologia dessas condições e, assim, melhorar as estratégias para o tratamento dos pacientes", comemorou, em um comunicado divulgado à imprensa, Eric D. Green, diretor do Instituto Nacional de Pesquisas do Genoma (NHGRI, sigla em inglês), instituição norte-americana que financiou o estudo.

Os pesquisadores da Universidade de Washington sequenciaram os exomas de 10 indivíduos sem parentesco entre eles que nasceram com a síndrome de Kabuki. Partindo do princípio de que a síndrome é causada por alterações em apenas um gene, eles compararam os exomas dos pacientes com os de pessoas saudáveis, em busca de diferenças. Inicialmente, nenhuma foi identificada.

A partir daí, os cientistas levantaram a hipótese de que a síndrome é mais heterogênea geneticamente do que se pensava, e que múltiplos genes poderiam, potencialmente, causar o distúrbio. Novamente, se debruçaram sobre as variantes genéticas compartilhadas pelos 10 pacientes e encontraram diversas peças em um confuso quebra-cabeça. Nove pacientes tinham três genes mutantes, oito exomas apresentavam seis genes variantes e em sete sequenciamentos havia 16 mutações.

"Nos debruçamos sobre os resultados que encontramos, e tentamos identificar no exoma dos pacientes variantes genéticas em comum", explicou o geneticista Jay Shendure, professor da Faculdade de Medicina da Universidade de Washington e um dos autores do estudo. As análises combinadas apontaram para o gene mutante MLL2. A duplicação do gene foi encontrada em dois terços dos casos.

Leia Mais:
Mutação atinge função da cromatina

Aparência de maquiagem

Fonte: Diário de Natal

JULGAMENTO MÉDICO SIMULADO

A Delegacia de Campinas do Conselho Regional de Medicina de São Paulo (CREMESP) e a Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas (SMCC) farão um julgamento simulado de médico no dia 22 de setembro próximo, a partir das 19:30 horas.

Veja mais detalhes sobre o evento em:
http://www.smcc.org.br/2010/Eventos/Julgamento%20Simulado/divulga.html

O evento, que será presencial no auditório principal da sede da SMCC, rua Delfino Cintra, 63, Campinas, também será transmitido pela primeira vez ao vivo através da Web (Auditório Virtual) pelo Instituto Edumed
para Educação em Medicina e Saúde, também de Campinas.

Atenção: A participação é gratuita. Apenas médicos e estudantes de medicina podem assistir o julgamento simulado. VAGAS LIMITADAS. Inscreva-se apenas se tem certeza que vai poder participar.

Para participar, basta ter um microcomputador ligado à Internet em banda larga e um navegador de acesso, tal como Internet Explorer, Firefox, etc.

A inscrição para assistir a distância deve ser feita até o dia 21 de setembro, apenas através da Web. Forneça o seu número de CRM, por favor e o nome do curso deve ser JULGAMENTO SIMULADO 22/9.

Assinale se também voce é sócio da SMCC, APM, AMB, ou outras sociedades médicas.

Você receberá oportunamente por email o endereço na Web e o código de acesso ao Auditório Virtual.

Clique aqui para a inscrição on-line
http://www.ead.edumed.org.br/login/signup.php


Diretoria de Educação
Instituto Edumed para Educação em Medicina e Saúde
Contato: contato@edumed.org.br

O Que é o Julgamento Simulado?

O Julgamento Simulado é baseado em um caso real julgado pelo Cremesp (os nomes dos envolvidos, no entanto, serão trocados para que o caso não seja identificado).

Três conselheiros do Cremesp irão participar, sendo um relator, um revisor e o que vai presidir o julgamento. Haverá ainda o denunciante e o denunciado junto com os respectivos advogados. A platéia fará o papel dos Conselheiros Vogais, tendo espaço para questionamentos e discussão do mérito, e, no final do julgamento, votar.

Esta é uma demonstração aos médicos e estudantes de medicina de como funciona um julgamento no Conselho Regional de Medicina, utilizando-se de fatos reais, advogados experientes e conselheiros do Cremesp, que atuam exatamente como em um julgamento do CRM.

Fonte: http://www.smcc.org.br/2010/Eventos/Julgamento%20Simulado/divulga.html

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Prefeitura de Natal opta pela falta de diálogo com os médicos

A Prefeitura de Natal decididamente optou pelo enfrentamento com a classe médica. Ao invés de procurar a negociação, os gestores estão ameaçando a categoria e agredindo o sindicato. Lembramos aos médicos em greve que será realizada hoje, na sede do Sinmed/RN, às 19h, uma assembléia para avaliar os primeiros dias do movimento. Numa manobra ardilosa, a prefeitura está convocando os médicos, através de contato telefônico, para uma reunião no mesmo horário.

O Sinmed faz um alerta: Os médicos não devem cair nessa cilada. A reunião a que devem comparecer é na entidade que representa a categoria. A medida dos gestores municipais visa tão somente desarticular o movimento grevista.

Lembramos ainda, que nesta sexta-feira (10/09), a partir das 10h, será realizada uma concentração, em frente ao prédio Felipe Camarão (Prefeitura de Natal) com tendas, carros de som e faixas. Os médicos não podem deixar de participar, pois esta é uma forma de relatar à sociedade as condições da saúde pública e o porquê da greve. Uma equipe do Sinmed visitou as unidades do município e constatou a adesão dos médicos ao movimento.

Cerca de 700 médicos trabalham a serviço do município de Natal nas maternidades, ambulatórios, pronto-atendimentos, unidades 24h, SAMU e PSF.
Fonte: SINMED RN

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Estudo vincula uso de redes sociais a desempenho acadêmico inferior

Universitários holandeses que usam o Facebook apresentaram notas mais baixas e dedicaram menos horas aos estudos.



Um estudo holandês vinculou o uso de redes sociais como o Facebook a um desempenho acadêmico inferior.
O efeito seria consequência da forma como sites de redes sociais são usados: o usuário fica permanentemente conectado ou faz várias visitas diárias ao site enquanto realiza, simultaneamente, outras atividades.
A pesquisa, feita por Paul Kirschner, da Open University, na Holanda, foi publicada na revista científica Computers in Human Behaviour.
Ela questiona teorias atuais de que o cérebro do jovem moderno, moldado pela era digital, estaria adaptado a processar simultaneamente canais múltiplos de informação.
Kirschner sugere que, em comparação com estudantes que realizam uma tarefa de cada vez, os adeptos do multitasking (fazer várias atividades ao mesmo tempo) precisam de mais tempo para o aprendizado e cometem mais erros no processamento da informação.
Ele explica que o estudo é preliminar e precisa ser aprofundado.
O pesquisador entrevistou 219 estudantes de uma universidade pública holandesa.
A análise dos dados revelou que usuários do Facebook apresentaram, em uma escala de um a quatro, uma nota média de 3,06. Os que não usavam a rede social tiveram desempenho 20% melhor, alcançando em média 3,82 pontos.
O estudo também concluiu que usuários do Facebook estudaram menos horas: entre uma e cinco horas por semana, em comparação com não usuários, que disseram estudar entre 11 e 15 horas por semana.

terça-feira, 7 de setembro de 2010

Saborosos perigos


Crianças estão entre os principais consumidores de produtos industrializados, principalmente doces e sucos






 Corantes, espessantes, gordura trans e outros produtos podem prejudicar seriamente a saúde.

Gordura trans, vegetal ou hidrogenada, espessantes, acidulantes, ácido cítrico, ciclamato de sódio, aspartame, conservante antimofo. Você sabe o que está colocando no seu prato quando consome produtos industrializados que contêm esse bando de ingredientes e qual a relação deles com sua saúde? A maioria das pessoas, não. 

Devido à sua praticidade, os industrializados ocupam uma parcela cada vez maior no mercado de alimentos - afinal, o único trabalho que se tem é o de abrir a embalagem e colocá-la, geralmente, no forno de microondas. Definitivamente, os industrializados vieram para ficar, pois representam uma solução confortável para a vida corrida de um mundo cada vez mais globalizado.

Esses alimentos industrializados, entretanto, podem ser uma verdadeira armadilha para a saúde, causando alergias, doenças cardiovasculares e até câncer quando consumidos demasiadamente, segundo o nutrólogo Ênio Cardillo Vieira, professor emérito da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e vice-presidente da Academia Mineira de Medicina.

"Para tornar esses alimentos mais vistosos, práticos e duráveis, os fabricantes se valem de algumas dezenas de aditivos químicos. Os mais comuns são os corantes, aromatizantes, conservantes, antioxidantes, estabilizantes e acidulantes. São eles os responsáveis por dar sabor, cheiro e aspecto naturais aos alimentos industrializados, além de maior durabilidade.

Os embutidos e os enlatados, ou seja, os alimentos cárneos, que dominam a nossa vida, caso dos hambúrgueres, defumados e salsichas, são os grandes vilões", ataca o nutrólogo. "Eles têm alto índice de nitrito, uma espécie de conservante que pode produzir nitrozanina, substância altamente cancerígena. No Japão, há um índice elevado da doença atribuído ao alto consumo de defumados."

Outra grande vilã é a gordura vegetal hidrogenada, amplamente conhecida como gordura trans. Ela está presente na maioria dos alimentos, como biscoitos (recheados e waffers) - nos quais também são encontrados conservantes, antimofos e corantes -, salgadinhos empacotados, batatas fritas, tortas e bolos prontos, pães doces, pães de forma, sorvete, achocolatados prontos, margarina, requeijão cremoso, pipoca para microondas, temperos prontos, em tabletes ou em pó. "A diferença da margarina para o plástico, inclusive, é de apenas uma molécula", acrescenta o nutrólogo.




Fonte: Diário de Natal

MEC indefere abertura de cursos de medicina

"Informamos sobre a Portaria MEC nº 1.128, de 19/08/10 que indefere o pedido de autorização do Curso de Medicina, bacharelado, pleiteado pela Faculdade de Ciência da Saúde mantida pela União Paraibana de Ensino Superior Ltda., com sede na Cidade de Campina Grande – PB."

"Informamos sobre a Portaria MEC nº 1.129, de 19/08/10 que indefere o pedido de autorização do Curso de Medicina, bacharelado, pleiteado pela Faculdade dos Guararapes mantida pela Sociedade Capiberibe de Educação e Cultura, com sede na Cidade de Jaboatão dos Guararapes – PE."

"Informamos sobre a Portaria MEC nº 1.130, de 19/08/10 que indefere o pedido de autorização do Curso de Medicina, bacharelado, pleiteado pela Faculdade de Ciências de Guarulhos mantida pela Escola Superior de Ciências, Saúde e Tecnologia com sede na Cidade de Guarulhos – SP."

"Informamos sobre a Portaria MEC nº 1.131, de 19/08/10 que indefere o pedido de autorização do Curso de Medicina, bacharelado, pleiteado pela Faculdade de Pato Branco mantida pela Associação Patobranquense de Ensino Superior S/C Ltda. com sede na Cidade de Pato Branco – PR."

Estas Portarias entraram em vigor na data de sua publicação, que ocorreu Diário Oficial do dia 20/08/10.

Recomendamos ao SETIN que proceda à devida atualização do SIEM em relação a estas Instituições de Ensino Superior, se as mesmas já estiverem relacionadas.
Da Assessoria de Comunicação do Cremepe.
Fonte: SEJUR. - www.cremepe.org.br

1º Simpósio Nacional de Atualizações Médicas

Em outubro, o Portal MedAtual realizará o 1º Simpósio Nacional de Atualizações Médicas  que reunirá, através de minicursos, os departamentos dos mais renomados Hospitais de São Paulo.

Voltado para os acadêmicos de medicina e médicos em geral, os minicursos são gratuitos e realizados presencialmente em São Paulo e transmitidos ao vivo via internet.
Com o intuito de oferecer flexibilidade de horário, todos os minicursos ficarão disponíveis até julho de 2011, podendo ser assistidos a qualquer horário.

Todos os minicursos terão a emissão de certificado pelo MedAtual, com o apoio da Disciplina de Emergências Clínicas – HC-FMUSP, Serviço de Geriatria – HC-FMUSP, Centro de Apoio ao Ensino e Pesquisa em Pediatria - HC-FMUSP, Fundação Instituto de Pesquisa e Ensino de Diagnóstico por Imagem – UNIFESP, Departamento de Ensino do Hospital Infantil Sabará e Instituto Brasileiro de Ensino Médico.

Cada minicurso terá um certificado e será disponibilizado na área do Simpósio para impressão, a partir de 75% de presença, no modo presencial ou via internet, ao vivo e reprise.

  • Data: De 04 a 29 de outubro
  • Horário: Das 20h às 22h, de segunda à sexta
  • Presencial: Av. Paulista, 1776 - 2º andar | São Paulo – SP
 
Inscrição no site: http://www.medatual.com.br/simposio/

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Fies prorroga prazo de aditamento

O prazo para aditamento dos contratos do Fies do ano anterior a 2010 foi prorrogado até o dia 15 de setembro. Já os contratos referentes a 2010.1 e 2010.2 ainda não foram iniciados devido a um problemas no sistema do MEC.

Os estudantes beneficiados com o Fies, com os contratos referentes ao período acima, devem procurar a Central de Atendimento de sua Unidade, a fim de realizar a renovação do seu contrato neste semestre e continuar com desconto do a partir de outubro.

Os aditamentos poderão ser de dois tipos: Aditamento Simplificado e Aditamento Não Simplificado. No Aditamento Simplificado o estudante deverá apanhar o documento na Central, assinar três vias, uma deixa na UnP, outra fica com o aluno e a outra dever ser  levada a CEF, agência que o mesmo realizou seu contrato. O segundo tipo, Não Simplificado, o estudante deverá apanhar o documento na Central, assinar em duas vias, uma deixa na UnP e a outra deverá levar à CEF,  agência que o mesmo realizou seu contrato, onde será finalizado e será entregue o documento " Termo Aditivo " para devolver à UnP.

Os critérios pata a renovação são: 1) Estar metriculado no semestre atual; 2) Ter rendimento acadêmico superior a 75% das disciplinas cursadas no semestre anterior ao aditamento, ou seja, de quatro a sete disciplinas, poderá ser reprovado em apenas uma disciplina, de oito em diante poderá ser reprovado em duas disciplinas.

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

URGENTE: Médicos de Natal entram em greve

Após audiência, no final desta tarde no Gabinete Civil, com assessor do gabinete de prefeita, Silvio Eugênio os médicos de Natal deram por encerradas as negociações de proposta de mudança do PCCV e devem declarar greve esta noite em assembléia.

As propostas de mudança do PCCV rejeitadas dizem respeito à Gratificação de Atividade Médica, que na opinião dos médicos deve ser estendida a todos os médicos, inclusive os municipalizados, do SAMU e PSF.

E o segundo ponto é sobre a exclusão do artigo que veda a acumulação da GAN e outras gratificações.
Os médicos se reúnem em assembléia geral, às 19h, na sede do Sinmed/RN.
Fonte: SINMED RN

Hospital Walfredo Gurgel sofre com desabastecimento

O Hospital Walfredo Gurgel, maior unidade de urgência do estado, sofre com um quadro de desabastecimento sem precedentes e que já provoca sérios prejuízos ao atendimento.

No centro cirúrgico, os médicos estão incapacitados de trabalhar porque não há materiais imprescindíveis como luvas, fios cirúrgicos, cateteres, equipo para transfusão de sangue e alguns medicamentos básicos, (antibióticos e antiflamatórios).

Para o médico do WG, Dr. Luciano Araújo, é necessário renovar o estoque antes que a situação se agrave ainda mais, já que a demanda não para de crescer .

“A situação é tão crítica que não há nem luvas descartáveis para a realização dos procedimentos básicos. O problema é grave e alguns atendimentos já estão sendo suspensos por falta de condições. Essa situação tem desgastado os médicos do hospital, pois nenhum profissional pode trabalhar nessas condições”, informa.

A Secretaria Estadual de Saúde (Sesap), foi informada pela direção do hospital da grave situação na unidade, mas até agora nenhuma providência foi tomada. 
Fonte: SINMED RN