- GESTÃO 2013 - Quem sabe faz agora!

domingo, 29 de agosto de 2010

Viciados em Rivotril

Potiguares tornam-se dependentes de Rivotril.

Medicamento tarja preta, que já é 2º remédio mais vendido no país, pode ser armadilha perigosa no combate à ansiedade.

Nos últimos cinco anos, o ansiolítico Rivotril, cujo princípio ativo clonazepam é indicado para síndrome do pânico e fobia social, escalou o ranking dos remédios mais vendidos no Brasil e abocanhou o segundo lugar, de acordo com o Instituto IMS Health, que audita a indústria farmacêutica. O remédio perde apenas para o anticoncepcional Microvlar (veja quadro). O medicamento da classe dos benzodiazepínicos, como Lexotan, Valium, Diazepam e Frontal, é o primeiro da lista em se tratando dos remédios tarja preta, vendidos apenas com retenção de receita. No Rio Grande do Norte, pacientes que começaram a tomar o remédio não conseguem mais parar, porque a interrupção traz de volta sintomas de síndrome de pânico. O uso não é unanimidade entre os profissionais de saúde e há quem defenda a suspensão após algum tempo, justamente para evitar dependência.

Para Marcelo Kimati, consultor da Coordenação Nacional de Saúde Mental, da Secretaria Nacional de Assistência à Saúde, o grande volume de vendas pode estar relacionado a uma má prescrição por parte dos médicos. O remédio deve ser prescrito apenas em casos extremos, o que nem sempre ocorre. "A substância Clonazepam (presente no Rivotril) cria uma dependência bastante intensa em quem usa o medicamento durante um longo período", justifica.

Segundo ele, a Secretaria Nacional de Assistência à Saúde está preocupada com o uso dos medicamentos benzodiazepínicos, entre eles o próprio Rivotril, devido ao alto poder de causar dependência química. Para o psiquiatra clínico e professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Maurilton Morais, outro fator pode estar por trás do aumento das vendas. "O Rivotril é barato", resume. Nas farmácias, a caixa com 30 comprimidos de 2mg custa em média R$ 14,40. A versão em gotas, que faz efeito mais rápido, é ainda mais barata. Apenas R$11,80.

Segundo ele, remédios que tenham o Clonazepam como princípio ativo devem ser usados em períodos relativamentecurtos e retirados posteriormente, às vezes com ajuda de outros medicamentos. Para Marcelo Kimati, o problema é que "essa retirada não é feita, porque boa parte dos médicos não está atenta ao risco de dependência química". A lógica é simples. "Se essa retirada não é feita, o paciente se torna dependente da substância e o consumo do medicamento cresce".

Nociva para o paciente, a dependência química criada pelo medicamento é bastante rentável para a indústria farmacêutica. De acordo com o psiquiatra Maurilton, este tipo de medicamento não é receitado apenas por psiquiatras. "A Sociedade Brasileira de Psiquiatria (ABP) fez um levantamento e constatou que o psiquiatra está em quinto lugar no ranking nacional de prescritores do Clonazepam. Antes dele, está o clínico geral, o cardiologista", informa. Segundo ele, o clonazepam "é uma substância que está sendo prescrita abusivamente por vários médicos". Na avaliação dele, o problema não é o médico receitar Rivotril. "O problema é não alertar para a consequência a longo prazo".
Fonte: Diário de Natal

Pacientes esquecidos pela família

Homem sem identificação foi apelidado de "Grafith" pelos funcionários da unidade, em alusão a uma de suas tatuagens 
Foto: Fábio Cortez/DN/D.A.Press

Leito 248, segundo andar, setor de neurologia do Hospital Walfredo Gurgel. Esse é o endereço de um homem que está internado na unidade desde o dia 1º de maio e tem apenas uma placa sobre sua cama, onde está escrito, à mão, as palavras "não identificado". Um traumatismo craniano grave emudeceu sua voz, mas não apagou a expressão de seus olhos, que parecem querer encontrar uma saída para aquele sofrimento. No corpo, além das marcas da violência que sofreu, tatuagens com nomes de mulheres que, possivelmente, são aquelas que o esperam, ou o abandonaram à sorte.

Assim como este paciente, muitos perdem a consciência e ficam amparados pelas unidades de saúde, mas outros são deixados para trás por seus familiares, que os reconhecem, mas os rejeitam.

Eles chegam aos hospitais públicos das mais variadas maneiras, sendo a maioria vítimas de acidentes no trânsito ou da violência urbana, como o caso do homem internado no leito 248, do HWG. Segundo a chefe da divisão do Serviço Social da unidade, Ângela Diógenes Rego, o paciente, que foi apelidado "Grafith" - por causa de uma tatuagem com este nome, nas costas -, chegou ao hospital com um traumatismo craniano grave, causado por um espancamento. "Ele veio completamente desfigurado. Foi encontrado na rua pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Passou pelo procedimento cirúrgico e perdeu o sentido.

É totalmente desorientado. Não se comunica de forma alguma. Já procuramos familiares dele, chegamos a encontrar um pescador em Ponta Negra, que poderia ser pai dele, mas as tentativas foram frustradas", afirmou.

Situação comum
Assim como Grafith, muitos pacientes são abandonados na unidade, o ano inteiro. Segundo Ângela, 95% são homens com idade acima de 30 anos. A maioria são moradores de rua, que chegam espancados. "Eles recebem o atendimento necessário e alguns, que ficam com sequelas, acabam tendo uma atenção maior do serviço social e dos psicólogos do hospital. Eles chegam desorientados, sem saber onde estão, ou quem são. 

Cada dia dão um nome diferente. Recebem alta clínica mas não têm alta social, isto porque os familiares não os vêm buscar. Então, comunicamos a assessoria de imprensa para que divulguem. Ao mesmo tempo, vamos procurando fazer contato com os possíveis parentes que eles vão informando", afirmou.  
Fonte: DN online

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Mãe diz que salvou filho prematuro apenas com abraço

Bebê acorda nos braços da mãe duas horas depois que foi dado como morto pelos médicos

Que o toque e o cheiro da mãe são importantes para o bebê não é novidade. Mas podem ser mais poderosos do que você imagina. Uma mãe australiana contou como o toque trouxe seu bebê de volta à vida. Os médicos falaram que Jamie Ogg não tinha nenhuma chance de sobrevivência quando ele nasceu prematuro de 27 semanas, pesando apenas 900 gramas. Enquanto sua irmã gêmea, Emily, conseguiu sobreviver, Jamie lutou por vinte minutos, mas foi declarado morto pelos médicos. Eles o entregaram à mãe Kate para que ela e o pai David se despedissem.

Quando recebeu a notícia que seu filho não tinha sobrevivido, Kate desenrolou Jamie do cobertor, colocou perto de seu peito e começou a conversar com ele. "Ele era muito mole. Seus pequenos braços e pernas estavam apenas caindo fora de seu corpo. Dissemos a ele qual era seu nome e que tinha uma irmã”, disse. Depois de duas horas de conversar com o filho, tocá-lo e acariciá-lo, ele começou a mostrar sinais de vida. Em seguida, após sua mãe colocar um pouco de leite materno no dedo e dar a ele, o bebê começou a respirar.

Kate tem certeza de que o contato "pele-a-pele" no seu caso foi vital para salvar seu filho doente. O método conhecido por ‘mãe canguru’, que também é aplicado em hospitais brasileiros, supõe que as mães se tornem incubadoras humanas, mantendo o bebê aquecido. Sabe-se que os bebês de baixo peso que são tratados desta maneira possuem menores taxas de infecção, padrões de sono melhor e menor risco de hipotermia. Mas casos como o de Kate desafiam a ciência.

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Médicos argentinos removem com sucesso tumor de 23 quilos


Cirurgia foi realizada no Hospital Gandulfo, em Lomas de Zamora. Paciente de 54 anos apresentava neoplasia no útero.





Médico da equipe de cirurgia ginecológica do Hospital Gandulfo, em Lomas de Zamora, província de Buenos Aires, mostra tumor de 23 quilos removido do útero de uma paciente de 54 anos de idade na terça-feira (24).

Há dois anos, uma equipe médica do hospital Jabal Amel, na cidade libanesa de Tiro, extraiu um tumor benigno de 18 quilos do útero de uma mulher de 45 anos.

A operação durou duas horas e meia.

O tumor estava crescendo havia dez anos.

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Vitamina D pode proteger contra câncer, diabetes e artrite


Estudo britânico ligou deficiência da substância a doenças ligadas a condições genéticas.




A vitamina D pode proteger o corpo humano contra uma série de doenças ligadas a condições genéticas, incluindo câncer, diabetes, artrite e esclerose múltipla, segundo uma pesquisa britânica recém-publicada.

Os cientistas mapearam os pontos de interação entre a vitamina D e o DNA e identificaram mais de 200 genes influenciados pela substância.

A vitamina D é produzida naturalmente pelo corpo pela exposição ao sol, mas a substância está presente também em peixes e crustáceos e, em menor quantidade, em ovos e leite.

Mas acredita-se que até um bilhão de pessoas em todo o mundo sofram de deficiência de vitamina D pela pouca exposição ao sol.

Já se sabia que a falta de vitamina D podia levar ao raquitismo e havia várias sugestões de ligações com doenças, mas a nova pesquisa, publicada pela revista especializada Genome Research, é a primeira que traz evidências diretas de que a substância controla uma rede de genes ligados com doenças.

Receptores Os pesquisadores, da Universidade de Oxford, usaram uma nova tecnologia para o sequenciamento do DNA para criar um mapa de receptores de vitamina D ao longo do genoma humano.

O receptor de vitamina D é uma proteína ativada pela substância, que se liga ao DNA e assim determina quais proteínas são produzidas pelo corpo a partir do código genético.

Os pesquisadores identificaram 2.776 pontos de ligação com receptores de vitamina D ao longo do genoma, concentrados principalmente perto de alguns genes ligados a condições como esclerose múltipla, doença de Crohn, lupus, artrite reumatoide e alguns tipos de câncer como leucemia linfática crônica e câncer colo-retal.

Eles também mostraram que a vitamina D tinha um efeito significativo sobre a atividade de 229 genes incluindo o IRF8, associado com a esclerose múltipla, e o PTPN2, ligado à doença de Crohn e ao diabetes do tipo 1.

"Nossa pesquisa mostra de forma dramática a ampla influência que a vitamina D exerce sobre nossa saúde", afirma um dos coordenadores da pesquisa, Andreas Heger.

Seleção Os autores afirmam que o consumo de suplementos de vitamina D durante a gravidez e nos primeiros anos de vida podem ter um efeito benéfico sobre a saúde da criança em sua vida no futuro.

Outras pesquisas anteriores já haviam indicado que a pele e os cabelos mais claros entre as populações de partes da Terra com menos incidência de raios solares teriam sido uma consequência da evolução para melhorar a produção de vitamina D.

Segundo os pesquisadores da Universidade de Oxford, isso poderia explicar a razão de seu estudo ter identificado um número significativo de receptores de vitamina D em regiões do genoma com mutações genéticas mais comumente encontradas em pessoas de ascendência europeia ou asiática.

A deficiência de vitamina D em mulheres grávidas pode provocar contrações pélvicas, aumentando o risco de morte da mãe e do feto. Segundo os pesquisadores, essa situação pode ter levado ao fim de linhagens maternais de pessoas incapazes de aumentar sua disponibilidade de vitamina D.

"A situação em relação à vitamina D é potencialmente uma das pressões seletivas mais poderosas no genoma em tempos recentes", afirma outro coordenador da pesquisa, George Ebers. "Nosso estudo parece apoiar essa interpretação e pode ser que não tivemos tempo suficiente para fazer todas as adaptações de que precisávamos para suportar nossas circunstâncias", disse.

Mulher tende a comprar roupa mais sexy quando ovula, afirma estudo

Pesquisa será publicada no ‘Journal of Consumer Research’.
Objetivo inconsciente é superar rivais atraentes, dizem autores.






Em uma tentativa inconsciente de "superar concorrentes", mulheres ovulando tendem a comprar roupa mais sexy. A conclusão é de pesquisa que será publicada no periódico “Journal of Consumer Research”.

“Elas ficam mais competitivas durante os dias do mês em que estão ovulando”, escrevem Kristina Durante e Vladas Griskevicius (da Universidade de Minnesota), Sarah Hill (Universidade Cristã do Texas), Carin Perilloux (Universidade do Texas) e Norman Li (Universidade de Administração de Cingapura). “O desejo de escolher produtos que aprimorem a aparência durante o pico de fertilidade é orientado pelo desejo de superar as rivais atraentes.”

Ainda segundo a pesquisa, a consumidora no auge fértil avalia a atratividade de outras mulheres em seu entorno. É assim - com foco no contexto local - que ela determina o quanto deve chamar a atenção para enlaçar um parceiro. “Se você está em Nova York, uma mulher que vive em Los Angeles não será vista como competidora”, escrevem.

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Universidade Potiguar - UnP assina convênio com o Hospital Varela Santiago

Nesta data, 20 de Agosto de 2010, a Universidade Potiguar/UnP assina convênio com o Hospital Varela Santiago em Natal/RN.



O Hospital Varela Santiago tem como atual presidente a senhora Severina Lamartine de Faria - “Nazinha Lamartine”, viúva de Dr. Silvino Lamartine, grande parceiro de Dr. Varela Santiago.

Considerado como entidade filantrópica, o grande objetivo de todos é integrar ações que possibilitem uma compreensão global da criança e sua família, percebendo-os enquanto cidadãos. Por isso, trabalhamos articulados com base no Estatuto da Criança e do Adolescente ECA, que em seu contexto refere-se à identidade da criança como fundamental no seu reconhecimento como sujeito de direito, considerando-o enquanto Ser Histórico-Social respeitado em sua individualidade e integridade.

O hospital tem capacidade de atender a 120 leitos distribuídos nas diversas especialidades médicas e enquanto espaço físico dispomos de 06 salas de atendimento médico em sistema de consultas eletivas, que estão localizados no “Casarão Azul” mais conhecido como “Ambulatório”; Uma sala para vacina, uma sala para internamento e uma para atendimento ambulatorial de oncologia, que está sendo ampliada para o funcionamento do “Hospital Dia” no anexo. Temos também 02 pavilhões para internamentos e tratamentos de patologias gerais conhecidos por Pavilhão I Pavilhão Silvino Lamartine (crianças de 0 a 2 anos) e Pavilhão II Pedro Câmara (Crianças de 03 a 14 anos); um terceiro chamado Pavilhão Esperança para crianças com doenças infecto-contagiosas. E somam-se a estes os outros setores de maior complexidade que são: Clínica Cirúrgica, em que somos hospital de referência na realização de Neurocirurgias, Neonatologia Dra. Angelina Siqueira, UTIP Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica e o Centro de Onco-hematologia Infantil (COHI).

Em média realizamos 9.000 procedimentos por mês distribuídos entre todos os setores.



Fonte: http://hospitalvarelasantiago.org.br/?menu=inicio&?id=1

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Médicos residentes realizam manifestação

Os médicos residentes em greve realizaram na manhã desta quarta-feira (18), caminhada em manifestação partindo da Sede do Sindicato dos médicos (ver foto) até a Assembléia Legislativa.

Acompanhados de carro de som e munidos com faixas os médicos pretenderam esclarecer a população e cobrar do poder público, melhorias nas condições de trabalho.

"...As reivindicações dos residentes incluem além de reajuste salarial, a conquista de benefícios como auxílio-moradia, 13º salário, licença maternidade de seis meses e insalubridade.


Os residentes do Estado acompanham a greve nacional deflagrada nesta terça-feira (17) em todo o país..." 
Fonte: SINMED RN

II Seminário de Acadêmicos de Medicina Internacionais - O Sistema de Saúde e Educação Médica Locais.

Prezados Acadêmicos,

É com grande satisfação que gostaríamos a partir deste email de convida-los a participar do II Seminário de Acadêmicos de Medicina Internacionais- O Sistema de Saúde e Educação Médica Locais.

Uma realização da Coordenação Local de Estágios e Vivências- CLEV UnP que trabalha na promoção e realização de estágios internacionais a partir da Federação Internacional de Associações de Estudantes de Medicina - IFMSA, membro pleno da DENEM- Diretório Executivo Nacional de Estudantes de Medicina.

Iniciamos o primeiro ciclo de intercâmbios e atualmente estamos com dois acadêmicos de medicina de outros países(Itália e Portugal). Dessa forma objetivando uma maior troca de conhecimentos e experiências o foco do evento é a apresentação sobre o sistema de saúde e educação médica locais e específicas de cada País.

Convidamos a todos a comparecerem na apresentação que se realizará no dia 26/08/2010 às 18h30min, no Anfiteatro I -Campus da Universidade Potiguar- Salgado Filho.

*Pedimos a confirmação da presença.

Maiores informações no cartaz acima.


Atenciosamente,

Coordenação Local de Estágios e Vivências
CLEV Felipe Fonseca,
CLEV Gleika Maia,
CLEV Marina Luiza,
CLEV Nicoli Serquiz

terça-feira, 17 de agosto de 2010

CFM declara posição sobre greve de médicos residentes

O presidente do Conselho Federal de Medicina (CFM), Roberto Luiz d´Avila,  emitiu nota nesta terça-feira (17), em que manifesta a posição da entidade sobre a paralisação nacional dos médicos residentes.

No texto, ele informa que, em face da greve deflagrada, o CFM reitera as suas posições sobre os aspectos ético-profissionais pertinentes ao movimento de paralisação, definidas no processo consulta 20/2002. 

Naquele Parecer, o CFM considera  que “os movimentos médicos reivindicatórios de melhores condições de trabalho e remuneração, mesmo que promovidos por médicos residentes, configuram-se como éticos desde que ressalvadas as situações caracterizadas nos artigos 24 e 35 do CEM".
 Acesse aqui a íntegra do Parecer.
 Fonte: CFM

Médicos residentes realizam manifestação

Amanhã, 18, a partir das 8h30 os médicos residentes em greve realizam caminhada em manifestação partindo da Sede do Sindicato dos médicos até a Assembléia Legislativa. Acompanhados de carro de som e munidos com faixas os médicos pretendem esclarecer a população e cobrar do poder público, melhorias nas condições de trabalho.
 
As reivindicações dos residentes incluem além de reajuste salarial, a conquista de benefícios como auxílio-moradia, 13º salário, licença maternidade de seis meses e insalubridade.
 
Os residentes do Estado acompanham a greve nacional deflagrada hoje (17) em todo o país.  São cerca de 22 mil médicos ligados ao Sistema Único de Saúde (SUS) reivindicando a valorização dos profissionais e melhores condições na formação.
 
Desde abril, os residentes buscam negociação com os ministérios da Saúde e da Educação sobre suas reivindicações, mas até hoje não houve proposta que assegurasse.
 
A decisão pela suspensão dos atendimentos por tempo indeterminado, exceção feita à prestação de serviços essenciais (urgências, emergências e UTIs), foi tomada pela Comissão de Greve da Associação Nacional dos Médicos Residentes (ANMR), formada por diversos representantes estaduais.
Fonte: SINMED RN

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Médicos residentes em greve

Os médicos residentes de todo país vão paralisar as suas atividades na próxima terça-feira, 17/08. O movimento grevista foi deflagrado na tentativa de alcançar a pauta de reivindicações que inclui além de reajuste salarial, a conquista de benefícios como auxílio-moradia, 13º salário, licença maternidade de seis meses e insalubridade.
 
Na maternidade Escola Januário Cicco, vinte e um médicos residentes vão cruzar os braços a partir da semana que vem. “Não tenho idéia de quantos procedimentos realizamos por dia, mas sem dúvida nenhuma, são os médicos residentes quem garante o pleno funcionamento na maternidade Januário Cicco”, declarou Dr. Antônio Júnior, médico residente do 2º ano de Ginecologia e Obstetrícia.
 
Na programação, está prevista uma manifestação em frente à maternidade, na terça-feira pela manhã, e à noite uma reunião no Sindicato dos Médicos do RN.
Fonte: SINMED RN

Centro de saúde vai ser ampliado

O Centro de Saúde do conjunto Nova Natal, na zona norte de Natal, será ampliado até o final desse mês. A unidade estará com sua estrutura física duplicada, o que ampliará o atendimento de saúde.

O local onde funciona o centro foi ampliado em 390 m2, totalizando agora 735 m2.

Além disso, o número de médicos passará de três para sete sendo metade no turno da manhã e a outra pela tarde, dobrando o número também da capacidade de atendimento.
Fonte: SINMED RN

Plano de Cargos será debatido amanhã na Câmara

O Sinmed convoca todos os médicos do município para participarem de audiência pública dedicada ao PCCV , que será realizada amanhã (17), a partir das 9h na Câmara Municipal de Natal.

Durante a sessão ordinária da última quinta (12), o Plano Geral de Cargos, Carreiras e Vencimentos (PCCV) dos servidores municipais, da saúde e o projeto da lei de gratificações foram protocolados pela prefeita de Natal, Micarla de Sousa (PV) na Câmara Municipal.
 
Agora, os projetos seguem para tramitação na Comissão de Justiça da Câmara e debate em audiência pública. O secretário municipal de Administração, Recursos Humanos e Previdência (Semad), Roberto Lima, fará uma explanação sobre os projetos enviados à CMN.
Fonte: SINMED RN

domingo, 15 de agosto de 2010

Vetado novo curso de Medicina da UFS em Lagarto

Implantação do curso de Medicina no Campus de Lagarto não obteve apoio do Conselho Federal de Medicina (CFM).
O presidente do Conselho Federal de Medicina (CFM), Roberto Luiz D’Avila, encaminhou uma resposta negativa ao governador Marcelo Déda (PT) quanto ao seu pedido de apoio para a implantação do curso de Medicina no Campus da Universidade Federal de Sergipe (UFS) em Lagarto. Esta reportagem do Correio de Sergipe teve acesso, com exclusividade, a toda documentação que comprova a informação.

Ao justificar a negativa, Roberto Luiz justificou com o que ele entende por “condições inadequadas de trabalho” para a categoria, além da carreira de Estado que reflita a dignidade da profissão médica, ou seja, em quatro anos praticamente o governo Déda não cumpriu o compromisso de, encaminhar para a Assembleia Legislativa, um plano de cargos e salários para os profissionais da Saúde pública de Sergipe.

Ao responder ao ofício do governador, o presidente do CFM disse que “informamos que o Conselho Federal de Medicina é favorável a abertura de escolas médicas somente em locais que justifiquem a necessidade social e condições de formação adequada, dentre elas a existência de Hospitais Universitários”.

“Em relação à falta de médicos no interior do Estado, onde nossos dados informam que 92,4% dos médicos residem na capital, o que ocorre é uma evidente má distribuição por falta, certamente, além de condições inadequadas de trabalho, constata-se ausência de carreira de estado que reflita a dignidade da profissão médica. Com certeza, quando o Governo de Sergipe resolver esta situação não faltará médico no interior do Estado”, completou o presidente do CFM.

A decisão praticamente inviabiliza a realização do Processo Seletivo Seriado 2010 (PSS) do Campus de Ciências da Saúde de Lagarto, que continua sem data prevista para acontecer. O PSS estava previsto para ocorrer agora em julho, mas já se cogitava um atraso para agosto. A realização do Vestibular e o início imediato das aulas foi um compromisso assumido pelo governador Marcelo Deda.

Durante os governos anteriores, o Partido dos Trabalhadores fez duras cobranças pelo plano de cargos e salários dos profissionais de Saúde. Já no comando do Estado, Marcelo Déda também se comprometeu com a categoria, mas até agora não encaminhou para a Assembleia Legislativa um projeto de lei para a apreciação dos parlamentares. O plano de cargos e salários tem sido o objeto da cobrança da bancada de oposição ao longo desses anos, em especial, pelos deputados estaduais Augusto Bezerra (DEM), Venâncio Fonseca (PP) e Goretti Reis (DEM).

Governo do Estado – Ao formular o pedido ao CFM, Marcelo Déda destacou que seu governo vem realizando uma série de investimentos visando a ampliar a rede de atenção á saúde, citando que se encontra em processo de construção, ampliação ou reforma, 102 Clínicas de Saúde da Família, nove Unidades de Pronto Atendimento, quatro hospitais regionais e três hospitais de alta complexidade, compreendendo tudo isso em um investimento superior a R$ 130 milhões.

O governador usa como justificativa pelo curso de Lagarto a necessidade de descentralizar as ações de saúde e, direção ao interior do Estado. “É fato muito conhecido que os médicos em Sergipe concentram suas atividades laborais na capital, seja pelo fato de o mercado de trabalho ter melhores condições e ser mais especializado, seja pelo hábito cultural relacionado ao acesso a bens e serviços mais sofisticados. Não fazem parte dos anseios profissionais fixar residência e atuar no interior, porque trabalhar na capital está relacionado ao reconhecimento do sucesso profissional”.

Por fim, o governador chega a colocar em “cheque” a capacidade dos profissionais médicos sergipanos. “Outro tema a ser enfrentado é a atitude dos profissionais de saúde em geral, e dos médicos em particular, cujas práticas guardam um grau de degradação dos valores éticos e falta de compromisso com o cuidado aos pacientes, configurando uma prática médica degradada, que atua, por um lado, com um paradigma científico defasado e, por outro, como uma prática técnica e ética não comprometida com o cuidado do paciente”.
“A maior parte dos profissionais médicos é formada em nossas escolas sob a égide do trabalho médico liberal, num paradoxo enorme em relação aos cenários de ensino, a maioria deles realizada em serviços públicos do SUS. Boa parte dos docentes e estudantes conhece parcialmente a rede de serviços pública, pois sua formação está concentrada no hospital universitário, que nem sempre tem uma integração efetiva com o SUS”, completa o governador.

Cremese – O presidente do Conselho Regional de Medicina do Estado de Sergipe (Cremese), Dr. Henrique Batista e Silva, publicou uma nota esclarecedora para a população sergipana. Apesar de compreender e estimular os investimentos do Governo do Estado na ampliação da rede de atenção à saúde da população, entende que a “justificativa” do governador Marcelo Déda, para conseguir a implantação do curso de Medicina em Lagarto, “agride gratuita e espontaneamente, mais uma vez, os profissionais de saúde em geral e em particular os médicos quando numa generalização absurda e injusta”.

Henrique Batista diz ainda que desta forma, o Governo de Sergipe despreza todos aqueles profissionais, que lutam diuturnamente contra a morte junto aos seus pacientes, em hospitais públicos desaparelhados, vivendo verdadeiro caos administrativo, como comprovado em sucessivas fiscalizações conjuntas realizadas pelo Conselho Regional de Medicina/SE e Ministério Público Estadual. “Atinge ainda, em flagrante falta de justiça e bom senso, o Curso de Medicina da Universidade Federal de Sergipe que em 2011 fará 50 anos de relevantes serviços prestados ao Estado, responsável pela formação de 64% dos médicos em atividade no Estado de Sergipe, lançando-lhe a pecha descabida e injusta de uma prática médica degradada, com um paradigma científico defasado, com um Hospital Universitário que nem sempre tem uma integração efetiva com o Sistema Único de Saúde”.

O presidente do Cremese coloca também que “em relação à falta de médicos no interior do Estado, dados informam que 92,4% dos médicos residem na capital, mas grande parte desses deslocam-se diariamente aos municípios aonde exercem suas atividades, pela facilidade proporcionada pelas curtas distâncias dentro do Estado. A distribuição dos profissionais certamente não é melhor, pelas condições inadequadas de trabalho com baixo padrão técnico resolutivo, precariedade e insegurança nos contratos trabalhistas e ausência de carreira de Estado aos moldes do Judiciário, que reflita a dignidade da profissão”.

Ele encerra a nota, mandando um recado duro para o governo do Estado. “Com certeza, criadas tais condições pelo Governo, não faltarão profissionais, inclusive oriundos de outros Estados. Inaceitável é, na justificativa de um projeto, a agressão generalizada à classe médica e sua instituição formadora, que mantém a saúde do Estado – as quais não podem ser responsabilizadas pelo caos administrativo vigente”.
Fonte: Jornal Correio de Sergipe

sábado, 14 de agosto de 2010

Médica presa e falso médico foragido vão responder por cinco crimes

Suspeita teria contratado falso profissional e foi presa neste sábado.
Menina atendida pelo estudante de medicina morreu na sexta-feira (13).

A médica Sarita Fernandes Pereira, presa na manhã deste sábado (14) no Rio, e um falso médico vão responder por cinco crimes.
 
Ela teria contratado o homem que atendeu uma menina que foi liberada ainda desacordada. A criança Joanna Cardoso Marcenal Marins estava internada em coma desde o dia 19 de julho e  morreu na sexta-feira (13). A polícia também investiga se a menina foi vítima de maus-tratos.
 
O inquérito que investiga a atuação do falso médico será encaminhado à Justiça na semana que vem. A médica e o estudante de medicina, que também teve a prisão temporária decretada e é considerado foragido, foram indiciados por falsidade ideológica, falsidade material, trafico de drogas, porque o estudante teria aplicado um anticonvulsivo na menina, asscociação para o tráfico e exercício ilegal da medicina agravado pelo fato de Joana ter morrido.
 
Na delegacia, a médica negou as acusações: "Eu acredito na Justiça, eu acredito na minha advogada, e sei que tudo isso vai acabar bem", disse ela.
 
A médica foi presa por policiais da Delegacia da Criança e Adolescente Vítima (Dcav) por volta de 6h deste sábado na casa dela em um condomínio em Jacarepaguá, na Zona Oeste. O delegado Luiz Henrique Marques, da Dcav, informou que ela não deve prestar novo depoimento. Ela será encaminha para o presídio Bangu 8, na Zona Oeste do Rio.
 
"Segundo depoimento do falso médico, ela é a grande responsável por todo o fato, ela o contratou, ela entregou um carimbo já com CRM falsificado e ela era coordenadora de todo o esquema", explicou o delegado.
 
Ainda de acordo com o delegado, com a necrópsia da menina, o laudo definitivo do IML vai poder esclarecer as causas do coma, das convulsões, e informar desde quando a menina tinha uma mancha nas nádegas que pode estar relacionada a alguma queimadura.
 
A mãe da menina disse que não vai descansar enquanto não punir os culpados pela morte da filha.
 
"O que eu sei é que eu entreguei minha filha boa no dia 27 de maio para o pai dela, andando, com roupinha com tudo para poder ir pra casa e hoje eu vou enterrar minha filha, quer dizer alguma coisa conteceu, preciso que alguém descubra o que aconteceu, me fale o que houve porque a gente até agora não tem resposta para essas coisas", desababou Cristiane Marcenal Ferraz.
 
A produção do RJTV entrou em contato com o pai de Joanna, André Rodrigues Marins, mas ele não quis falar sobre o assunto.
 
Desde o nascimento da menina, os pais brigaram na Justiça para ficar com a filha. O pai estava com a guarda da criança desde maio deste ano. Eles trocam acusações do que teria provocado as manchas em Joanna.
 
Médica foi demitida, diz hospital
A direção do Hospital Rio Mar informou que a médica foi demitida e que, como coordenadora do setor de pediatria, ela foi a responsável pela contratação do falso médico. A direção disse ainda que estuda a possibilidade de entrar com um processo cível e um outro criminal contra a pediatra.
 
A criança, que morreu na sexta-feira, sofreu uma parada cardíaca, de acordo com o médico Hilton Magno Corrêa. Ela estava internada no Hospital Amiu, em Botafogo, na Zona Sul. Antes de dar entrada na unidade, ela passou por outros dois hospitais. No Hospital Rio Mar, na Barra da Tijuca, ela foi atendida por um falso médico
 
De acordo com o delegado Luiz Henrique Marques, da Delegacia da Criança e Adolescente Vítima (Dcav) e responsável pelas investigações o falso médico é um estudante de medicina. a polícia informou ainda que o aluno teria aplicado um anticonvulsivo, e liberado a paciente desarcodada.
 
O Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro (Cremerj) abriu uma sindicância na quinta-feira (12) para apurar o atendimento prestado à menina.
 
Estudante diz que foi contratado por médica
 
Procurado pelo G1, o Hospital Rio Mar informou, por meio de sua assessoria, que a pediatra que seria responsável pela contratação do falso médico foi afastada da unidade. A direção do hospital estuda ainda a possibilidade de processar a médica. Ela trabalhava há 5 anos como coordenadora do hospital.
 
Aluno responderá por 4 crimes
Segundo o delegado, o falso médico confessou ter roubado o registro de um outro profissional, além de aplicar na criança uma dose da substância fenobarbital, indicada para crises convulsivas. De acordo com o policial,o estudante vai responder por tráfico de drogas por ter aplicado uma substância que pode causar dependência química, além dos crimes de exercício, exercício ilegal da medicina, falsidade ideológica..
 
Luiz Henrique Marques disse ainda que a pediatra responsável pela contratação também vai responder pelos mesmo crimes, já que foi comprovado que ela sabia da existência do falso médico.
  Fonte: Globo.com

terça-feira, 10 de agosto de 2010

Chuva aumenta risco de calazar


Doença que acomete animais e seres humanos é favorecida, nesta época do ano, pela proliferação de mosquitos

Causada por protozoários e transmitida através da picada do mosquito para animais domésticos e seres humanos, a leishmaniose visceral (calazar) precisa ser prevenida pela população no período de chuvas. Porém, de acordo com o biólogo do Programa Estadual de Controle da Leishmaniose, Amauri Brito, o mosquito "flebótomo" causador da doença pode aumentar a sua proliferação em ambientes úmidos e de lixo. "Geralmente em áreas úmidas, como em quintais de residências, não necessariamente com água parada, além de locais com lixo orgânico, são favoráveis para o aumento de vetores da leishmaniose", afirmou o biólogo.

A Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) notificou 55 casos de calazar humano no RN em 2010, dos quais 24 foram registrados em Natal e 21 em Mossoró; além do óbito de uma criança no município de Nisia Floresta (Litoral Sul), no último mês de maio. "As faixas etárias mais suscetíveis a serem infectadas são crianças e pessoas idosas, porém há tratamento e adoença é curável", enfatizou Amauri Brito.

Após o diagnóstico realizado através de um exame de sangue, o tratamento é oferecido gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), através de medicamentos com duração média de 40 dias. "Em qualquer desses sintomas é preciso que a população fique atenta e procure o serviço médico. Se deixar agravar o quadro, é possível que o doente vá a óbito devido ao inchaço do baço e fígado", explicou Amauri.

Cachorros

No caso de animais domésticos, principalmente cachorros que estejam infectados, a doença é incurável, além de agirem como reservatórios do protozoário causador do calazar. "Caso haja algum cahorro detectado com calazar, é preciso entrar em contato com Centro de Zoonoses para recolher o animal das ruas. Outros bichos como tatu e raposa também podem agir como reservatórios".

saiba mais

Calazar humano no RN:

2008 - 145 casos
2009 - 138 casos
2010 - 55 (2010 - até julho)

Fonte: Dados da Sesap até o mês de julho de 2010


Sintomas:

Febres persistentes (em média uma semana)
Dores abdominais na região do fígado
Palidez
Inchaço
Hemorragias

Como prevenir:

Evitar acúmulo de lixo em casa
Limpar locais com grande presença de insetos
Denunciar ao Centro de Zoonoses, possíveis animais infectados.

Tratamento:

Através de medicamentos distribuídos pelo SUS. O tratamento dura em média 40 dias.

Fonte: http://www.diariodenatal.com.br/

Prefeitura realiza processo seletivo para contratar médicos para PSF

A Prefeitura Municipal de Natal abriu nesta terça-feira (10) edital para a contratação de 43 médicos para atender ao Programa Saúde da Família. A contratação será temporária e a seleção será feita um uma única fase, de avaliação curricular. As inscrições vão de 13 de agosto a 10 de setembro.

A remuneração dos selecionados será de R$ 5.500 mensais, e a carga horária de trabalho, de 40 horas semanais, considerando as normas do exercício da função de Médico na Estratégia Saúde da Família. Os serviços serão prestados por tempo determinado, junto a uma Unidade de Saúde da Família da Rede Pública Municipal.

Segundo o edital nº 06/2010, as 43 vagas disponíveis para preenchimento estão divididas pelos vários distritos da cidade: 15 vagas para o distrito Norte I; 10 vagas para o Norte II; 2 vagas para o distrito Sul; 4 vagas para o distrito Leste; e 12 vagas para o distrito Oeste. O candidato deverá preencher os pré-requisitos de não ser servidor público municipal e possuir diploma de nível superior na área de Medicina, devidamente registrado no Conselho de seu Órgão de classe. Para ser avaliado, o candidato deve entregar o currículo de acordo com um modelo que está anexo ao edital.

As inscrições podem ser feitas entre 13 de agosto e 10 de setembro, no Núcleo de Cadastro e Lotação (NCL) da Secretaria Municipal de Saúde, no Edifício Ducal Center.

O edital pode ser acessado no link: http://www.natal.rn.gov.br/
Fonte: SINMED RN

UERN prepara formação da primeira turma de medicina

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) se preparar para formar sua primeira turma de Medicina.

Serão colocados no mercado vinte e quatro médicos generalistas que devem receber o diploma no final do próximo semestre letivo, com atraso de seis meses.

MEDICINA NA UERN

Para manter o curso, a instituição tem um quadro de 76 professores efetivos e 28 temporários, que lecionam em cinco turmas, sendo que para cada disciplina, três deles se dedicam ao ensinamento teórico e prático.
Fonte: SINMED RN

domingo, 8 de agosto de 2010

Vacina contra esquistossomose será testada no Brasil ainda em 2010

Imunização foi desenvolvida a partir de estudos de Mirian Tendler.
Proteína patenteada pela Fiocruz é tida como promissora pela OMS.


Uma vacina brasileira com base em uma proteína pode ser a primeira contra a esquistossomose, patologia que afeta 20 milhões de pessoas e causa 200 mil óbitos por ano no mundo. Só no Brasil, 7 milhões de pessoas são contaminadas pela doença da "barriga-d'água", especialmente no Nordeste e em Minas Gerais.

Desenvolvida a partir do trabalho da médica Mirian Tendler, descobridora da técnica para isolar a proteína SM14, vital para o parasita causador, a imunização será testada ainda este ano em humanos e, se eficaz, pode chegar à alcance da população até 2015.

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), dona da patente dos resultados na manipulação da proteína, licenciou uma empresa nacional para a produção de duas vacinas, para humanos e animais. Especialistas afirmam que é possível reproduzir a vacina em escala industrial. A instituição já aguarda a autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para inciar os testes em pessoas.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), órgão ligado à ONU, a proteína é a maior esperança contra a esquistossomose atualmente.

A esquistossomose é causada por um platelminto, animal invertebrado, conhecido comoSchistosoma. Na América Latina e na África, a espécie Schistosoma mansoni responde pelas infecções. Sintomas como anemia, febre e diarreia são os mais comuns à doença.

Outra doença, a fasciolose hepática, manifestada em bovinos, caprinos e ovinos, também é alvo das pesquisas da Fiocruz e uma vacina já foi testada com sucesso em carneiros, segundo a instituição.

Universidade promove I Congresso da Saúde








A Universidade Potiguar, através da Escola da Saúde e do Núcleo Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão - NIPEC promove entre os dias 09 e 12 de agosto o I Congresso da Saúde, realizado em parceria com a Prefeitura Municipal de Parnamirim. O evento reúne o I Congresso da Escola da Saúde da UnP, o I Congresso da Saúde do Município de Parnamirim, a I Mostra da Experiência da Integração Ensino/Serviço/Comunidade da UnP e a I Mostra da Estratégia de Saúde da Família do Município de Parnamirim.

A abertura do evento, que traz como tema "Integração Ensino/Serviço/Comunidade e construção do SUS Parnamirim: onde chegamos e para onde vamos?", acontecerá no dia 09 de agosto, no Espaço de Eventos da UnP - unidade Roberto Freire, às 20h. Já as atividades serão realizadas no NIPEC e em escolas do município de Parnamirim.

O Congresso é voltado para todos os diretores de curso e seus adjuntos, alunos e professores, da UnP, além de trabalhadores, gestores e usuários do SUS Parnamirim, com o objetivo de debater, refletir e montar estratégias para o enfrentamento dos desafios teóricos e práticos da Integração ensino-serviço-comunidade na perspectiva da construção do SUS local.

Dentro da programação ocorrerão mesas-redondas, cursos, oficinas, mostra de vídeo e ações de cidadania (consultas médicas, responsabilidade social, educação e lazer).

Abertura Oficial do Evento Dia: 09/08/2010 Horário: 19h Local: Espaço de Eventos da unidade Roberto Freire

Conferência Magna "Main Trends in Healthcare Around the World and their impact in Health Sciences Education" "Principais Tendências Internacionais na Saúde e seu Impacto na Formação do Profissional em Ciências da Saúde" Dr. Francisco Gutierrez - Vice-presidente Internacional de Medicina e Ciências da Saúde da Rede Laureate

"Integração Ensino Serviço - UnP e Prefeitura Municipal de Parnamirim: Uma aliança de Sucesso" Profa. Dra. Giselle Gasparino dos Santos-Coluchi - Diretora da Escola da Saúde Maurício Marques dos Santos - Prefeito do Município de Parnamirim

Confira aqui a programação completa.

sábado, 7 de agosto de 2010

MÉDICOS PUBLICAM MANIFESTO À NAÇÃO ONDE EXIGEM MELHORA DA SAÚDE BRASILEIRA

Nós, médicos, representados no XII Encontro Nacional de Entidades Médicas (ENEM), de 28 a 30 de julho de 2010, em Brasília, reiteramos nosso compromisso ético com a população brasileira. Neste ano, no qual o futuro do país será decidido pelo voto, apresentamos à nação e aos
     candidatos às próximas eleições nossa pauta de reivindicações, que necessita ser cumprida urgentemente, para não agravar ainda mais a situação que já atinge setores importantes da assistência em saúde.
    
     Esperamos respostas e soluções aos problemas que comprometem os rumos da saúde e da Medicina, contribuindo assim, para a redução de desigualdades, para a promoção do acesso universal aos serviços públicos e para o estabelecimento de condições dignas de trabalho para
     os médicos e de saúde à população, para que este seja realmente um país de todos.
    
    
     1. É imperioso garantir a aprovação imediata da regulamentação da Emenda Constitucional 29, que vincula recursos nas três esferas de gestão e define o que são gastos em saúde. Esse adiamento causa danos ao Sistema Único de Saúde (SUS) e compromete sua sobrevivência.
    
     2. O Governo Federal deve assegurar que os avanços anunciados pela área econômica tenham repercussão direta no reforço das políticas sociais, particularmente na área da saúde, que sofre com a falta crônica de recursos, gestão não profissionalizada e precarização dos
     recursos humanos.
    
     3. São urgentes os investimentos públicos em todos os níveis de assistência (atenção básica, média e alta complexidade) e prevenção no SUS. O país precisa acabar com as filas de espera por consultas, exames e cirurgias, com o sucateamento dos hospitais e o estrangulamento das urgências e emergências, além de redirecionar a formação médica de acordo com as necessidades brasileiras.
    
     4. A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) precisa assumir seu papel legítimo de espaço de regulação entre empresas, profissionais e a população para evitar distorções que penalizam, sobretudo, o paciente. A defasagem nos honorários, as restrições de atendimento, os
     descredenciamentos unilaterais, os “pacotes” com valores prefixados e a baixa remuneração trazem insegurança e desqualificam o atendimento.
    
     5. O papel do médico dentro do SUS deve ser repensado a partir do estabelecimento de políticas de recursos humanos que garantam condições de trabalho, educação continuada e remuneração adequada.
    
     6. A proposta de criação da Carreira de Estado do Médico deve ser implementada, como parte de uma necessária política pública de saúde,para melhorar o acesso da população aos atendimentos médicos,especialmente no interior e em zonas urbanas de difícil provimento. No
     Brasil, não há falta de médicos, mas concentração de profissionais pela ausência de políticas – como esta – que estimulem a fixação nos vazios assistenciais, garantindo a equidade no cuidado de Norte a Sul.
    
     7. A qualificação da assistência pelo resgate da valorização dos médicos deve permear outras ações da gestão nas esferas pública e privada. Tal cuidado visa eliminar distorções, como contratos precários, inexistência de vínculos, sobrecarga de trabalho e ausência
     de estrutura mínima para oferecer o atendimento ao qual o cidadão merece e tem direito.
    
     8. Atentos ao futuro e à qualidade do exercício da Medicina, exigimos aprofundar as medidas para coibir a abertura indiscriminada de novos cursos, sem condições de funcionamento, que colocam a saúde da população em risco. De forma complementar, é preciso assegurar que a revalidação de diplomas obtidos no exterior seja idônea e sem favorecimentos, assim como oferecer a todos os egressos de escolas brasileiras vagas em Residência Médica, qualificadas pela Comissão Nacional de Residência Medica (CNMR), entidades médicas e sociedades
     de especialidade.
    
     9. Num país de extensões continentais, torna-se imperativo trabalhar pela elaboração de políticas e programas de saúde que contemplem as diversidades regionais, sociais, étnicas e de gênero, entre outras,garantindo a todos os brasileiros acesso universal, integral e equânime à assistência, embasados na eficiência e na eficácia dos
     serviços oferecidos, convergindo em definições claras de políticas de Estado para a saúde.
    
     Preocupados com o contexto da Saúde no Brasil e com o descumprimento de suas diretrizes e princípios constitucionais, nós, médicos,alertamos aos governos sobre seus compromissos com a saúde do povo brasileiro.
    
    
    
     ASSOCIAÇÃO MÉDICA BRASILEIRA
    
     CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA
    
     FEDERACÃO NACIONAL DOS MÉDICOS