- GESTÃO 2013 - Quem sabe faz agora!

sábado, 27 de fevereiro de 2010

REFERÊNCIAS DE BLOGS E SITES INTERESSANTES NA MEDICINA

Tudo bem pessoal!

Estaremos enviando a todos algumas referências de blogs e sites interessantes na Medicina.

http://medmap.uff.br/

http://videoaulas.uff.br/
http://versaude.blogspot.com/

Enade 2010 deverá avaliar cerca de 450 mil estudantes

Cerca de 450 mil estudantes distribuídos por 4,5 mil cursos deverão se submeter ao Enade – Exame Nacional de Desempenho de Estudantes - este ano. A portaria que estabelece o Enade 2010 foi publicada na edição de hoje do Diário Oficial da União.


Serão avaliados estudantes dos cursos de bacharelado em Agronomia, Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Serviço Social, Terapia Ocupacional e Zootecnia, e dos cursos superiores de tecnologia em Agroindústria, Agronegócios, Gestão Hospitalar, Gestão Ambiental e Radiologia.

Neste ano, os estudantes dos cursos superiores de tecnologia em Agronegócios, Gestão Hospitalar e Gestão Ambiental serão avaliados pela primeira vez.

Estão habilitados ao Enade 2010 os estudantes ingressantes que até o dia 02 de agosto tiverem concluído entre 7% e 22%, inclusive, da carga horária mínima do currículo do curso da IES, e os estudantes concluintes que concluído pelo menos 80% da carga horária mínima do currículo do curso da IES ou que tenham condições acadêmicas de conclusão do curso no ano letivo de 2010.

Para os cursos dos cursos superiores de tecnologia com carga horária mínima de até 2.000 horas, serão considerados ingressantes aqueles que, até o dia 2 de agosto tiverem concluído entre 7% e 25%, inclusive, da carga horária mínima do currículo e serão considerados concluintes aqueles que até o dia 2 de agosto tiverem concluído pelo menos 75% da carga horária mínima do currículo do curso da IES ou que tenham condições acadêmicas de conclusão do curso no ano letivo de 2010.

Estão dispensados do Enade 2010 os estudantes que colarem grau até o dia 31 de agosto de 2010 e aqueles que estiverem oficialmente matriculados e cursando atividades curriculares fora do Brasil, na data de realização do Enade 2010 em instituição conveniada com a IES de origem do estudante.

A portaria publicada hoje prevê ainda a aplicação de provas em municípios onde há pólos de apoio presencial credenciados pelo MEC. Com isso, o atendimento aos estudantes de cursos de graduação na modalidade de educação a distância avaliados em 2010 será ampliado.
A prova do Enade 2010 será aplicada no dia 07 de novembro, com início às 13 horas (horário de Brasília).
Assessoria de Imprensa do Inep/ MEC.

Fonte: http://www.inep.gov.br/imprensa/noticias/edusuperior/enade/news10_02.htm

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

FIES

Tudo bem pessoal!

As informações sobre o FIES poderão ser obtidas nestes sites abaixo:

http://www3.caixa.gov.br/fies/

Informações necessárias para o preenchimento da Ficha de Inscrição:


•CPF próprio;
•Documento de Identidade;
•Dados Acadêmicos (n.º de matrícula na faculdade, nome do curso e habilitação, turno, regime acadêmico, valor da semestralidade, percentual de financiamento desejado, quantidade de semestres já cursados);
•Dados Familiares ( número de pessoas no grupo familiar, condições de moradia, renda bruta e renda agregada mensal familiar e outros que compõe o Ic)
 

INSCRIÇÕES PRORROGADAS ATÉ 02 DE MARÇO DE 2010.

Universidade (UnP) lança editais de seleção para Pesquisa e Extensão - INSCRIÇÕES PRORROGADAS ATÉ 02 DE MARÇO DE 2010.

Já estão abertos os processos seletivos de discentes para participação em projetos de extensão e ação comunitária, o Programa de Bolsa de Extensão - ProBEx, e para concessão de bolsas, do Programa de Bolsas de Iniciação Científica - ProBIC. O período de inscrições de ambos vai do dia 22 ao dia 02 de março, podendo ser efetuadas nas Diretorias dos Cursos de Graduação em horário normal de funcionamento.

A UnP, mantida pela Sociedade Potiguar de Educação e Cultura - APEC, com sede em Natal/RN, nos termos de seu Regimento Geral, torna públicas as regras de funcionamento tanto do ProBIC, como do ProBEx - e define os critérios de seleção a que os discentes estarão sujeitos nos seguintes editais:

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Jornada Interdisciplinar de Traumatologia do Rio Grande do Norte

A Jornada de Traumatologia, que acontecerá em Natal/RN nos dias 15 e 16 de maio de 2010, no Vila Hall - Hotel Vila do Mar, abordará a importância do conhecimento multidisciplinar na Traumatologia e na pesquisa nessa área, tendo em vista a relevância e frequência de tal temática para o meio acadêmico e para a vida profissional daqueles que trabalham na área da saúde.Com o tema “Trauma”, o evento em questão propicia discutir os aspectos técnicos, éticos, sociais e educacionais através das áreas de: Medicina de Urgência, Cardiologia, Ortopedia, Cirurgia Torácica, Cirurgia Abdominal, Neurocirurgia, Odontologia, Enfermagem, Fisioterapia, Saúde Esportiva, Cirurgia Plástica e Cirurgia Geral.


Fonte: http://www.jornadadetrauma2010.blogspot.com/

APRESENTAÇÃO AOS CALOUROS 2010.1

Apresentação do Centro Acadêmico de Medicina/UnP aos calouros 2010.1

1. CLÁUDIA - REPRESENTANTE DA DENEM




2. CLÁUDIA (DENEM) - DINÂMICA COM OS ACADÊMICOS


 3. RENAN (DIRETOR DE ESPORTES) - EXPLICANDO O JIMED



4. JACKSON (VICE-PRESIDENTE DO C.A.) - DESTACA A IMPORTÃNCIA DA PARTICIPAÇÃO DOS ACADÊMICOS NO CRESCIMENTO DO CURSO DE MEDICINA


 5. DYEGO LIBERATO (DIRETOR EXECUTIVO DO C.A.) - DEMONSTRAÇÃO DO VÍDEO DO PROJETO DE EXTENSÃO - A.M.A.R.T.E.

RELATÓRIO SOBRE PROJETO "ATO MÉDICO" PRECISA HARMONIZAR AS DIVERSAS PROFISSÕES DA SAÚDE

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010


RELATÓRIO SOBRE PROJETO "ATO MÉDICO" PRECISA HARMONIZAR AS DIVERSAS PROFISSÕES DA SAÚDE

Logo após encontro com representantes de 14 profissões da área de saúde, exceto os médicos, fui ao plenário do Senado pedir aos demais senadores apoio para que se aprove um projeto com conteúdo capaz de resolver as divergências e promover o congraçamento de todas as categorias da saúde. Sou relator na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado (CCJ) do substitutivo da Câmara dos Deputados ao PLS 268/2002, conhecido como “Ato Médico”, a princípio destinado a regulamentar a profissão de médico, hoje regulada por resolução do Conselho Federal de Medicina (CFM).

O projeto original partiu do Senado, mas sofreu alterações na Câmara . De volta ao Senado para nova apreciação, tem sido alvo de protestos generalizados das categorias não-médicas, que entendem ser nocivo aos profissionais, que ficariam sob tutela dos médicos para qualquer atendimento. De acordo com suas queixas na audiência comigo, a pretendida lei ao invés de agregar e proporcionar um atendimento multiprofissional à população, concentra tudo nas mãos dos médicos e tornará o trabalho do Sistema Único de Saúde (SUS) simplesmente inviável, justamente para a população mais necessitada.

Uma das representantes do Conselho Federal de Farmácia chegou a dizer que os “médicos sozinhos não poderão ser responsáveis pela sobrevivência da espécie”. E um biomédico afirmou que o projeto tem o pretexto de regulamentar a profissão de médico, “mas que na verdade destina-se a cercear o direito de outras 14 profissões da área de saúde, para criar uma reserva de mercado”.

É que todas essas categorias, para concluir qualquer atendimento, teriam que obter autorização de um médico, que concentraria em si todas os procedimentos executados pelos demais profissionais. São afetados pelo substitutivo ao projeto de lei em questão, além dos médicos, assistentes sociais, biólogos, biomédicos, agentes de Educação Física, enfermeiros, farmacêuticos, fisioterapeutas, biólogos, fonoaudiólogos, nutricionistas, ópticos, optometristas, psicólogos e terapeutas ocupacionais.

Durante a reunião ocorrida na tarde de hoje em uma das salas das Comissões do Senado, expliquei aos participantes que há dificuldades regimentais para alteração do projeto e que as alternativas seriam substituí-lo, promover destaques em algumas das alterações feitas pela Câmara ou simplesmente rejeitá-lo. E solicitei aos presentes que consultem os serviços jurídicos de suas associações, conselhos e federações, para apresentar alternativas ao projeto, de forma que meu relatório possa ser o mais democrático possível. Para darmos a César o que é de César, disse a eles.

À reunião estiveram presentes a Dra. Maria do Carmo Brandão Teixeira, do Conselho Federal de Biologia; dr. Marco Antonio Abrahão, do Conselho Federal de Biomedicina; dr. Manoel Carlos Néri da Silva, do Conselho Federal de Enfermagem; dr. Jaldo de Souza Santos, do Conselho Federal de Farmácia: dr. Roberto Matar Cepeda, do Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional e, dr. Carlos Eduardo Queiroz, da Sociedade Brasileira de Citologia Clínica, entre outros.
Para que meu relatório seja democrático e independente, seguindo minha linha de legislador, amanhã ouvirei as opiniões dos representantes do Ministério da Saúde e, na próxima semana, os médicos que defendem o substitutivo.

Fonte: http://acvaladares.blogspot.com/2010/02/relatorio-sobre-projeto-ato-medico.html

COMANDO DE GREVE SUSPENDE ATENDIMENTO NO HWG

24/02/10


Os médicos do Estado, em greve desde o dia 09 de fevereiro, realizaram na manhã desta quarta-feira (24), uma grande mobilização no hospital Walfredo Gurgel (confira o álbum de fotos). O ato, iniciado às 11h, contou com a participação de vários profissionais e teve como objetivo suspender as atividades na unidade por cerca de 2 horas, em protesto contra as más condições de trabalho e baixos salários.

Ficou determinado pelos líderes do movimento que somente os casos graves seriam atendidos até as 13h e os demais remanejados para outros hospitais ou postos de saúde.

O presidente do Sindicato dos Médicos do RN (Sinmed), Drº Gerado Ferreira, convocou todos os funcionários do HWG a participar do ato, em prol das reivindicações da classe. Também estiveram presentes no movimento, representantes do SindSaúde.

O objetivo da greve mais uma vez foi levantado e consiste no reajuste salarial de 45% e melhores condições de trabalho. A paralisação continua até que o governo dê algum sinal de negociação. Caso isso não aconteça, o movimento tende a ficar ainda mais fortalecido.
O calendário de movimentações prossegue ao longo da semana. Nesta quinta-feira (25), o hospital João Machado estará fechado entre às 7 horas da manhã e às 19h, assim também como o Hemonorte e o CRI (Centro de Reabilitação Infantil). Na sexta-feira (26), será a grande prova de fogo, com a paralisação do Hospital Santa Catarina, na zona norte de Natal, por 12 horas.

Lembramos aos médicos que na sexta-feira (26), às 19h30, será realizada na sede do Sinmed mais uma assembleia para avaliar o movimento e decidir as novas diretrizes para a semana que vem.
 
Fonte: http://www.sinmedrn.org.br/noticias/comando-de-greve-suspende-atendimento-no-hwg/

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

18 APROVADOS DA UnP - RESULTADO DO CONCURSO PARA LIGA NORTE - RIOGRANDENSE CONTRA O CÂNCER

O Centro Acadêmico de Medicina/UnP parabeniza os acadêmicos e respectivos professores pela aprovação no concurso.

Das 30 vagas oferecidas no concurso para estágio da Liga Norte Riograndense Contra o Câncer, 18 acadêmicos da UnP foram aprovados.

Abaixo se encontra a lista de aprovados:

LIGA NORTE RIOGRANDENSE CONTRA O CÂNCER


CONCURSO DA HLA 2010.1

RESULTADO FINAL



CLASSIFICAÇÃO ALUNOS           NOTA           PERÍODO

1 Gustavo da Paz Vianna de Lima          9,6                       7º
2 Teresa Raquel de Lima Costa             9,4                        7º
3 Ariadne Cruz de Oliveira                    9,2                        7º
4 Bruno Henrique Soares Pessoa          9,2                        7º
5 Pedro Aquino Ferreira Paulo             9,0                        8º
6 Maraly Oliveira de Santana               9,0                        7º
7 Marcos Saboia Cardozo Pires          8,8                        7º
8 Ana Raquel de Carvalho Oliveira      8,6                        8º
9 Julio Cesar Andriotti Borges             8,6                        8º
10 Arthur Caldas Leite Raposo           8,6                        7º
11 Carlos Eduardo Correia de Araújo 8,6                        7º
12 Marina Luiza Souza do Nascimento 8,6                       7º
13 Carla Andreia Pontes Staudinger     8,6                        6º
14 Rodolfo de Lima e Silva                  8,6                        6º
15 Renata Mendes Vieira                     8,4                       7º
16 Eliezer Laurindo da Silva Júnior       8,4                       7º
17 Mariana Soares de Lima                 8,4                       7º
18 Priscilla Leite Antunes                     8,4                       7º
19 Uélida Jordão Faria                        8,4                        6º
20 Carla Percilia Oliveira de Lucena    8,2                        7º
21 Clarissa Barreto Fernandes de Lima 8,2                      7º
22 Bruno Henrique Costa Gomes de Holanda 8,2            7º
23 Ana Luiza Braga Brito de Macêdo 8,2                        6º
24 Gleika de Araújo Maia                  8,0                         8º
25 Victor Lopes Miranda Almeida Mendes 8,0                8º
26 Ana Cecília da Cunha Bezerra       8,0                         8º
27 Rebeca Assunção Mattjie              8,0                         8º
28 Caroline Lima Venâncio                8,0                         8º
29 Emanuela Simone Cunha de Menezes 7,8                    8º
30 Sarah Regina de Paula Sousa        7,8                         8º

Natal, 24 de Fevereiro de 2010.

Dr. Isabel Cristina Pinheiro de Almeida

Coordenadora do Curso.

Fonte: http://www.ligacontraocancer.com.br/novidades/resultado-final-do-processo-seletivo-para-estagio-no-hla/14

PROJETOS DE EXTENSÃO 2010 - UnP

Os projetos de extensão ofertados pela UnP podem ser encontrados no site:
http://www.unp.br/jportal/portal.jsf?post=3886

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Médicos decidem intensificar ações da greve geral

Diante da falta de uma proposta significativa por parte do Governo Estadual, os médicos decidiram, por unanimidade, em assembléia realizada na sede do Sinmed, nesta última segunda-feira (22), intensificar a greve iniciada no dia nove deste mês.


Na assembléia, que contou com uma grande participação da categoria e recebeu cobertura da imprensa (veja álbum de fotos), os profissionais analisaram o movimento desde a sua deflagração e chegaram à conclusão que é preciso unir forças e fortalecer a greve para que o impacto do movimento seja ainda maior na sociedade e ganhe a devida atenção dos gestores públicos.

A Secretaria Estadual de Saúde, por sua vez, anunciou que até o final da semana vai apresentar uma proposta mais adequada aos desejos da categoria, depois de encerrados os encontros entre as equipes técnica e financeira da administração estadual. Mas uma coisa é certa: os médicos não vão aguardar a posição da Sesap de braços cruzados.

Indagado sobre o movimento parecer fraco, Dr. Geraldo Ferreira Filho, Pres. do Sinmed, lembrou que o comando de greve vem agindo com bastante cautela e cuidado em preservar os atendimentos de urgência e emergência à população já tão sofrida.

Depois de muitas discussões sobre os rumos do movimento e como o mesmo deve ser intensificado, os presentes na assembléia chegaram a um consenso de promover uma agenda de manifestações a partir desta quarta-feira (24.02).

O primeiro hospital a parar as atividades será o Walfredo Gurgel. A partir das 10h até o meio dia, os médicos vão suspender os atendimentos e realizar uma grande mobilização em frente à unidade. Para a quinta-feira ficou agendada a paralisação do Hemonorte e do Hospital João Machado por 12 horas, das 7h às 19h. Neste período ficam mantidos apenas os atendimentos internos, sem o recebimento de novos pacientes. E na sexta-feira é a vez dos hospitais Santa Catarina, Giselda Trigueiro e Deoclécio Marques em Parnamirim.
Lembramos aos médicos que a participação, presença e disseminação das informações são de fundamental importância neste momento. É o tudo ou nada para os médicos que não aceitam mais esta situação de arrocho salarial, más condições de trabalho e pressão nas unidades precárias em que trabalham. Não basta apenas querer, é preciso fazer, indo à luta com os demais colegas e exigindo respeito aos direitos da classe.

Fonte: http://www.sinmedrn.org.br/noticias/medicos-decidem-intensificar-acoes-da-greve-geral/

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

ASSINADO CONVÊNIO ENTRE A UnP E SAÚDE

A UnP e a Secretaria Estadual da Saúde Pública (Sesap) firmaram um convênio de cooperação técnica, no último dia 18. O acordo consolida uma parceria entre as duas instituições para desenvolver práticas no ensino, na pesquisa e na extensão.

Segundo as normas estabelecidas no convênio, a Sesap ficará responsável por oferecer a estrutura física para que os estudantes da UnP desenvolvam projetos de pesquisa, que tenham o objetivo de melhorar os serviços da rede de saúde oferecidos à população.

Durante a assinatura do convênio, a reitora da UnP, professora Sâmela Gomes, explicou que “quando a gente tem metas, independente de ser uma instituição pública ou privada, tem-se um modelo de gestão mais focado. Desta forma é possível se trabalhar melhor as necessidades da rede de saúde, da população, bem como exercer a missão da UnP que é formar futuros profissionais da saúde para a realidade da rede, que é o maior empregador destes”, enfatizou a reitora.

Além da reitora Sâmela Gomes, o evento contou com a presença do secretário estadual de saúde em exercício, João Albérico, da diretora da Escola da Saúde da UnP, Aparecida França, e do professor Ion de Andrade.

O secretário João Albérico discorreu sobre a relevância do acordo. “Esse convênio é importante não só para a Sesap e a UnP, mas para o Rio Grande do Norte. Na medida que uma universidade privada faz parceria com órgãos públicos, só tende a melhorar a qualidade dos serviços. Essa parceria da UnP com os hospitais e laboratórios em todas as unidades da rede pública de saúde vai trazer muito frutos benéficos para a nossa população, para nossos estudantes e para os nossos pacientes, penso que é esse o caminho do desenvolvimento”.
 
Fonte: http://tribunadonorte.com.br/noticia/assinado-convenio-entre-a-unp-e-saude/140974

Durante a assinatura do convênio, a reitora da UnP, professora Sâmela Gomes, explicou: "Quando a gente tem metas, independente de ser uma instituição pública ou privada, tem-se um modelo de gestão mais focado. Desta forma é possível se trabalhar melhor as necessidades da rede de saúde, da população, bem como exercer a missão da UnP, que é formar futuros profissionais da saúde para a realidade da rede, que é o maior empregador destes", enfatizou a reitora.


O secretário João Albérico discorreu sobre a relevância do acordo. "Esse convênio é importante não só para a Sesap e a UnP, mas para o Rio Grande do Norte. Na medida que uma universidade privada faz parceria com órgãos públicos, só tende a melhorar a qualidade dos serviços. Essa parceria da UnP com os hospitais e laboratórios em todas as unidades da rede pública de saúde vai trazer muito frutos benéficos para a nossa população, para nossos estudantes e para os nossos pacientes, penso que é esse o caminho do desenvolvimento", finalizou o secretário.

Fonte: http://www.exkola.com.br/scripts/noticia.php?id=29449596

Urgente: Sinmed promove assembléia hoje 22.02.10

Em virtude dos representantes da Secretaria Estadual de Saúde ainda não terem se reunido com a Governadoria e dessa forma apresentado uma nova proposta, o Sindicato dos Médicos do RN remarcou para hoje (22) às 19h e 30min a assembléia geral que vai avaliar os rumos da greve, inclusive discutindo os encaminhamentos dados às reivindicações da categoria.


O Sinmed lembra a importância da participação de todos, porque se até a semana que vem não houver proposta, como se espera, a assembléia poderá decidir pela suspensão de outros serviços e a realização de manifestações em frente aos hospitais públicos e à própria Sesap.

Enquanto isso serão mantidas as mesmas orientações: Os procedimentos, consultas e cirurgias eletivas devem ser suspensos, o número de profissionais na urgência deve ser reduzido a 30% do quadro, os médicos do estado à disposição do município ou de entidades filantrópicas (como a Liga Norte-rio-grandense Contra o Câncer e o Hospital Varela Santiago) devem se agregar ao movimento.

A greve precisa ser consolidada por todos e não apenas um desejo de poucos. Qualquer nova orientação será repassada aos médicos na próxima segunda-feira. Contamos com a presença de cada um de vocês!
 
Fonte: http://www.sinmedrn.org.br/noticias/urgente-sinmed-promove-assembleia-hoje/

ProBic abre edital para 2010

O edital de seleção para concessão de bolsas do Programa de Bolsas de Iniciação Científica - ProBic /2010 já está aberto, o período de inscrição vai de 22 a 27 de fevereiro de 2010 ,nas diretorias de cursos de Graduação no horário normal de funcionamento. O período de seleção para vagas de bolsas de iniciação científica constantes neste edital ocorrerá no período de 01 a 06 de março de 2010, com a data e horário definidos pela diretoria de cada curso e publicados nos murais dos mesmos. A assinatura dos alunos contratados será feita na ProAdm nos dias 10 e 11 de março, e o início das atividades dos bolsistas será no dia 15 março de 2010.
A Universidade Potiguar,com sede em Natal - RN, nos termos de seu Regimento Geral, torna públicas as regras de funcionamento do Programa de Bolsas de Iniciação Científica -ProBIC - e define os critérios de seleção de bolsistas para 2010.

Veja no edital como se dá a seleção e aprovação dos candidatos.

Fonte: http://www.unp.br/jportal/portal.jsf?post=3884

Ficha de Inscrição para o Processo Seletivo de Bolsa de Pesquisa:
Link: http://www.unp.br/jportal/portal.jsf?pagina=11312

Ficha de inclusão de voluntário:
Link: http://www.unp.br/jportal/portal.jsf?pagina=11312

Médicos rejeitam pedido de Wilma e greve começa hoje

O Sindicato dos Médicos do RN (Sinmed) não atendeu o pedido de mais tempo feito ontem pela governadora Wilma de Faria e manteve para hoje o início da greve da categoria para os 26 hospitais do Estado, envolvendo 1/3 de todos os 1.600 profissionais de todas as especialidades.

Médicos pedem mudanças no plano de cargos e carreiras e reavaliação da atual tabela de remuneração“Devemos sentir a paralisação com mais intensidade agora em Natal e Mossoró”, avaliou ontem o presidente do Sinmed, Geraldo Ferreira. “Mas nunca vi a classe tão mobilizada como este ano”, acrescentou.

Ontem à tarde, o secretário-adjunto da Sesap, João Albérico Fernandes da Rocha, convocou uma entrevista coletiva de imprensa na qual chegou a afirmar que a greve dos médicos estava suspensa provisoriamente.

Logo pela manhã, ele participou de um encontro na casa da governadora Wilma de Faria, com a presença do secretário George Antunes, na qual a ordem expressa era “tranquilizar a população, especialmente nesses dias que antecedem o Carnaval”, afirmou Rocha.

Segundo ele, ainda da casa da governadora, foi feita uma ligação para o presidente do Sinmed com o objetivo de ganhar tempo em relação ao início da greve. “Tivemos boa receptividade e o Dr. Geraldo foi compreensivo em relação à necessidade de estudarmos melhor uma contraproposta do Estado”, afirmou o secretário-adjunto.

“Estamos abertos a colaborar com a governadora, mas eu jamais poderia reverter uma decisão tirada em assembleia”, disse ontem Geraldo Ferreira.

Entre outras reivindicações, os médicos querem mudanças no plano de cargos e carreiras, a reavaliação da atual tabela de remuneração médica, além da revisão dos valores sobre produtividade.

“Chegamos a um ponto que há uma verdadeira epidemia de problemas de pele entre os profissionais transmitidos por lençóis nas áreas de repousos médicos nos hospitais do Estado”, acrescentou Geraldo Ferreira.

Ontem à tarde, durante a coletiva de imprensa convocada pela Sesap sem a presença do titular da pasta, o secretário-adjunto fez o que pôde para mostrar a preocupação da governadora com o impacto sobre a população de uma paralisação neste momento.

“Compreendemos que os médicos têm toda a razão sob muitos aspectos, mas não poderíamos oferecer uma contraproposta sem antes realizar um estudo profundo de impacto financeiro sobre as contas do Estado”, declarou Fernandes da Rocha.

Hoje, os secretários estaduais da Saúde, Planejamento e Administração estarão reunidos para dar partida à analise do que será a contraproposta oficial, mas a resposta que os médicos desejam só virá depois do Carnaval, antecipou Fernandes da Rocha.

“O estado não pode mais responder por atribuições dos municípios relacionadas especialmente à baixa e média complexidade”, analisou o secretário-adjunto.

Ontem, o presidente do Sinmed afirmou que a população não precisará se sentir ameaçada pela paralisação dos médicos. “A regra será de dois médicos parados para um em atividade – mas isso poderá ser alterado em caso de emergência”, declarou Geraldo Ferreira. Já com relação às cirurgias eletivas, Ferreira afirmou que todas estão “canceladas a partir de hoje”.

Como em toda a paralisação envolvendo um serviço essencial, a greve dos médicos está repleta de subjetivismo. Ainda não se sabe exatamente qual será a adesão dos profissionais e em que medida os serviços serão afetados.

Segundo o presidente do Sinmed, assessores da Sesap já estiveram mais de uma vez nos corredores do Hospital Walfredo Gurgel para saber da receptividade dos médicos em relação à greve. “Na minha opinião, será muito grande”, prometeu.

Paralisação prejudica escala dos plantões

A paralisação dos clínicos se mantém sem muitos avanços. Segundo o chefe da clínica Cássio de Castro, com a redução do número de atendimento desde o último dia 15 e o mandado judicial para a retirada das macas dos corredores da unidade, o espaço destinado à clínica médica foi transformado em enfermaria, que chega abrigar até 14 macas à espera por leito, em área que cabe apenas três.

“A direção está obcecada por corredores livres e sobrecarrega outras áreas, prejudicando o atendimento de urgência que está sendo mantido, com escala reduzida”, revela Cássio de Castro. Segundo ele, além da transferência de pacientes, nenhuma outra reivindicação, como aumento no número de plantonistas e o reajuste salarial, para R$ 5 mil para jornada de 40 horas semanais, foi atendida. “Ingressamos na luta da categoria e a operação tartaruga, com um médico por plantão continua”, observa.
No hospital Santa Catarina, na zona Norte, a greve geral só oficializa uma situação corriqueira. Segundo o chefe da clínica Reinaldo Carlos Lima é comum o plantão funcionar com 30%, ou seja, apenas um dos três médicos previstos na escala. A clínica médica realiza cerca de 10 mil atendimentos por mês, dos quais a maior parte é de casos que deveriam ser atendidos na rede básica. “É um médico para dar conta de cobrir o pronto socorro, as intercorrências na enfermaria e agora a sala de observação. São 20 clínicos no Hospital, quando o mínimo deveria ser 30. O grande sacrifício é ambulatorial, 90% dos casos não são de urgência e entravam, gerando essa superlotação”, afirma.

À porta dos consultórios, pessoas de todas as idades se amontoavam durante a espera. A dona de casa Vitória Régia Florência, 42, que acompanhava o marido que se queixava de gripe e dor no peito, reconhece que o caso deveria ser tratado no posto de saúde, de Pajuçara. “Não tem médico lá há mais de dois meses e a gente corre para cá, precisa do atendimento. Se parar geral muita gente pode ficar em estado grave”, observa.

O vigilante Paulo César também disse “vir direto” com a esposa Maria da Penha da Silva, 55, que desde a última quinta-feira sofreu um pequeno acidente no ônibus e não encontrava médico na unidade de saúde de Santarém. “é melhor esperar mais do que nem ser atendido. O problema dela está piorando e vim para cá”, disse.

O pagamento do convênio de cirurgias eletivas para as cooperativas dos médicos, anestesistas e cirurgia pediátrica está atrasado pela Prefeitura de Natal. Segundo o presidente da Cooperativa dos Médicos, que reúne 17 especialidades, uma assembléia irá definir essa semana uma possível paralisação. O convênio é pago com recursos da Prefeitura, do Estado e do SUS. Os cooperados recebem 100% a mais em cima da tabela do SUS, como complemento. O Estado é responsável por 60% desse complemento, enquanto o Município é responsável por 40%, justamente o percentual que está em atraso. No caso da Coopmed, a parcela da Prefeitura não é paga desde setembro. “São quatro meses de atraso e já caminhamos para o quinto”, diz o presidente da Coopmed, Fernando Pinto. Não há previsão para o pagamento, segundo a Coopmed.

FONTE: http://www.tribunadonorte.com.br/noticia/medicos-rejeitam-pedido-de-wilma-e-greve-comeca-hoje/139948

Roche - aulas online

Aulas Online - Muito bom!!!
 
A Roche Diagnóstica tem o prazer em recebê-lo(a) neste site, para participar ao vivo dos WebMeetings, com pales-tras e discussões sobre Medicina Diagnóstica.

Aproveite este serviço gra-tuito e exclusivo para você, profissional da área da saúde, e contribua para promover a troca de experiências.
A Roche Diagnóstica vai além da missão de oferecer conhe-cimento e informações atua-lizadas. Obrigado pela participação!

http://www.rocheonline.com.br/homeonline.asp

CONCURSOS PÚBLICOS - MEDICINA


Informações na página: CONCURSOS PÚBLICOS - MEDICINA

sábado, 20 de fevereiro de 2010

Médico croata usa iPhone para reanimar pacientes

Um médico croata diz ter transformado seu iPhone em um aparelho médico capaz de reanimar pacientes ao combinar um software já existente com um novo acessório inventado por ele.


"Este aparelho permite que a reanimação seja feita da melhor forma possível", afirmou hoje à Agência Efe Ivor Kovic, 29, chefe da Emergência do Hospital de Pazin, na península croata de Istria.

O médico acaba de apresentar sua invenção em Amsterdã (Holanda), em um congresso mundial de especialistas em reanimação.

Kovic, que explica o invento em um site próprio (www.ivor-kovic.com), disse que sua inovação não só agiliza a intervenção médica, já que os celulares estão sempre à mão, como possibilita uma reanimação melhor.

Ao notar que os chamados "smartphones" (telefones inteligentes) reconhecem os movimentos humanos, o croata teve a ideia de tornar seu iPhone um aparelho de reanimação.

"Elaborei um protótipo de acessório que é colocado no aparelho e aplicado sobre o peito do paciente no lugar das palmas das mãos", explicou o médico.

Aplicativo

Um aplicativo do iPhone já existente, além de emitir um sinal sonoro quando a reanimação difere das ideais cem pressões por minuto sobre o peito, indica se a força aplicada é a adequada.

"Além disso, meu acessório para o telefone tem uma superfície de contato maior sobre o peito do paciente em relação às palmas das mãos, o que também contribui para uma melhor reanimação", assinala.

Por enquanto, Kovic apenas elaborou um protótipo do acessório, embora pretenda patentear sua invenção em breve.

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/informatica/ult124u691490.shtml

EXERCÍCIO ILEGAL DA MEDICINA

Blog do A.M.A.R.T.E. - www.amarteunp.blogspot.com

Olá pessoal,

O blog do AMARTE está de cara completamente modificada. Com um layout mais leve, a leitura fica facilitada e os elementos dão mais beleza a página. Além disso, novas funções foram adicionadas para possibilitar melhor navegabilidade.

É isso aí pessoal, essa é a nova cara do blog AMARTE. Acesse! Nos estimule a mantê-lo atualizado: leia, comente, participe.

Abs,

--
A.M.A.R.T.E.
Amigos Médicos Amantes da Arte
CRM: Amor

www.amarteunp.blogspot.com

CLEV - Coordenação Local de Estágios de Vivências

CLÉ.. o que??

CLEV! Sigla para Coordenação Local de Estágios de Vivências. Mas você deve estar se perguntando: o que é isso afinal?!

Primeiramente, através do nosso respectivo Diretório ou Centro Acadêmico fazemos parte da Direção Executiva Nacional dos Estudantes de Medicina (DENEM), entidade legítima que representa todos os estudantes de medicina do Brasil. Esta, por sua vez, faz parte da maior organização internacional estudantil do mundo, a International Federation of Medical Students’ Associations (IFMSA), com mais de 90 países membros, e da Federação dos Estudantes de Cuba (FEU).

A IFMSA foi criada após a segunda guerra mundial com o intuito de gerenciar o sistema de intercâmbios, muito mais num sentido de aprendizado humano quanto ao que a população de cada país em específico necessita do que num sentido de viagem cultural e diversão pura e simplesmente.

Desta maneira, um estudante que vai para outro país deve ter sempre em mente sua função social para as pessoas com as quais terá contato, e contribuir para uma evolução daquele lugar, bem como adquirindo habilidades com que auxiliará toda uma população a ser atendida por ele em seu país de origem.

Entendendo a diversidade de áreas compreendidas durante o ensino de medicina, as atividades da IFMSA foram divididas em diversos comitês, Standing Committee on Medical Education (SCOME), S. C. on Public Health (SCOPH), S. C. on Human Rights and Peace (SCORP), Standing Committee on Reproductive Health including AIDS (SCORA), Standing Committee on Professional Exchange (SCOPE) e Standing Committee on Research Exchange (SCORE).

Todavia, as atividades em que a DENEM participa com maior ênfase dentro da IFMSA são nos estágios de prática médica (SCOPE) e de pesquisa médica (SCORE).

Nos últimos anos, a DENEM fechou em média 40 contratos de estágio em pesquisa e 250 em prática médica com mais de 80 países, ofertando um total de cerca de 300 vagas a serem distribuídas para todas as universidades brasileiras incluídas no programa via DENEM através de suas CLEVs. Assim, como não existe uma vaga para cada estudante, foi criado um sistema de pontuação como forma de seleção, priorizando os estudantes mais antigos no curso (com menos tempo para viajar) e aqueles que fazem o programa funcionar. Estes são os que recebem estudantes em suas casas durante as quatro semanas de estágio (anfitriões), e os que ambientam o intercambista e mostram a realidade da saúde pública no novo país (padrinho/madrinha). Os estágios têm duração de quatro semanas, estada gratuita garantida (que pode ser em um alojamento estudantil, hostel ou casa de algum estudante estrangeiro) e pelo menos uma alimentação por dia. Portanto, o estudante paga apenas uma taxa de 120 euros, a sua passagem e eventuais gastos que terá no país.

A DENEM também o promove o Projeto de Estágio em Ação Global (GAP Exchange), o Núcleo Brasil – Cuba (NBC) e os Estágios de Vivência em comunidades, como Estágio em Defesa da Vida. O GAP Exchange tem o enfoque na discussão de “doenças da pobreza” negligenciadas pelo sistema de organização capitalista e consiste em acordos bilaterais entre Brasil, França e Peru, cuja primeira etapa acontecerá no Brasil em julho de 2009 e será sobre a Doença de Chagas. O Núcleo Brasil – Cuba consiste em um estágio de vivência em Cuba voltado para a discussão política da revolução cubana e da internacionalização da experiência socialista. Os estágios de vivência em comunidades, como o Estágio em Defesa da Vida que ocorreu ano passado em uma comunidade na Paraíba, são projetos que de formação de militantes, organizados em parceria aos movimentos sociais populares promovendo o intercâmbio cultural, político e vivencial entre os estudantes participantes e comunidades. Trata-se de uma experiência que envolve a união de pesquisa e extensão com discussões e reflexões acerca da realidade do campo e do sistema de saúde de nosso país.

Também temos um programa de estágio em prática médica e em pesquisa dos Estágios Nacionais (EN), porém devido às alterações decretadas pela Nova Lei dos Estágios este programa está suspenso temporariamente até que as universidades consigam se adaptar e termos viabilidade jurídica para executá-lo.

Todos os alunos de medicina podem participar dos programas de estágio que a DENEM oferece. Porém, para poder receber estudantes em sua faculdade e participar mais ativamente dos programas e dos debates acerca da pauta dos estágios, é necessário que cada CA/DA possua uma Coordenação Local de Estágios e Vivências, o famoso CLEV!

Estamos finalizando todos os detalhes para efetivarmos a CLEV na UnP. Em breve teremos maiores informações no blog.

Atenciosamente,

CAMEDUnP - Gestão ALIANÇA / 2010.

Livro: The Liver: Biology and Pathobiology




The Liver: Biology and Pathobiology
By Irwin Arias, Allan Wolkoff, James Boyer, David Shafritz, Nelson Fausto, Harvey Alter, David Cohen


* Publisher: Wiley
* Number Of Pages: 1216
* Publication Date: 2010-01-26
* ISBN-10 / ASIN: 0470723130
* ISBN-13 / EAN: 9780470723135

http://depositfiles.com/pt/files/bdkr289rd

Doutores em humilhação

Agredir e insultar um homem a caminho do trabalho é obviamente inaceitável. Pior quando os agressores estudam medicina.
Três rapazes agridem um senhor em uma bicicleta com um tapete de carro. A força do impacto leva o homem a se desequilibrar e cair da bicicleta. Excitados pelo impulso sádico, os rapazes teriam gritado "ô, nego". Um grupo de testemunhas denuncia os rapazes à polícia. Eles são presos, o que poderia ser considerado um desfecho justo ao ritual de humilhação racial e de classe. Mas o Centro Universitário Barão de Mauá, no interior de São Paulo, decidiu também expulsá-los do curso. Eles estudavam medicina.

O que há de tão grave nessa história, além da injúria racial e da agressão física a um homem inocente a caminho do trabalho? O fato de os três rapazes estudarem medicina. Esses são desvios inaceitáveis para qualquer cidadão, mas particularmente inquietantes quando seus autores são futuros médicos. Há um espaço simbólico reservado ao médico em nossa vida social: a ele cabe o conforto, a escuta e o cuidado. Há uma expectativa de acolhimento universal que não distingue cor, idade, sexo ou religião. Um pacto silencioso de confiança é o que nos move ao entrar em um consultório médico: aquela pessoa de branco diante de nós está ali para cuidar de nosso medo da morte.

Dos médicos se espera mais do que o simples cumprimento das regras fundamentais da cidadania: é preciso uma consciência ética sobre o lugar sagrado que socialmente lhes é reservado. Por isso, não pode haver médicos racistas, sexistas ou violentos. As crenças privadas de um médico são simplesmente seus valores sobre o bem viver, o que não lhes confere nenhuma autoridade para julgar ou reprimir moralmente seus pacientes. Um ginecologista, por exemplo, não tem o direito de expressar suas inquietações homofóbicas ao atender uma paciente lésbica, assim como um obstetra de um hospital público, na ausência de colegas que o substituam em um plantão, deve atender uma mulher com autorização para o aborto legal. Esses encontros atualizam a consciência ética que todo médico deve ter ao exercer a medicina.

O homem da bicicleta foi humilhado pelos três rapazes que acreditavam ser divertido agredir ou assustar pessoas a caminho do trabalho. O exercício da humilhação é um instrumento de poder dos fortes e os médicos são indivíduos com poder sobre o corpo vulnerável de um paciente. Mesmo que não estivessem ainda no exercício da medicina, os rapazes testavam os limites das vantagens conferidas pela desigualdade de classe e de raça que contornam nossa vida social. Se um dia vierem a ser médicos e ainda distantes da consciência ética sobre a dor do outro, eles terão outros homens da bicicleta como pacientes e diante deles expressarão semelhante desprezo. Certamente, não mais os agrediriam com um tapete nas costas, mas com a indiferença pelo sofrimento.

Muito se fala na humanização da medicina e das outras profissões de saúde. Essa expressão é uma forma simples de traduzir alguns dos valores fundamentais que devem acompanhar a formação ética dos futuros médicos. Um bom médico não é apenas aquele que se atualiza nas técnicas e conhecimentos sobre sua especialidade, mas é principalmente aquele que se aproxima de seu paciente e é capaz de entender as sutilezas do seu sofrimento. O reconhecimento do papel simbólico do médico está diretamente relacionado ao exercício desses atributos. Por isso, no sentido mais clássico da expressão, um bom médico exercita a nobreza de caráter.

A expulsão do curso de medicina não deve ser entendida como um ato de vingança ou de duplo castigo. Os rapazes foram submetidos a duas ordens de julgamento. A primeira foi penal e resultou na prisão temporária e no pagamento da fiança pela agressão. A segunda foi ética e anuncia um sinal importante dado por aqueles que se preocupam com a formação dos futuros médicos - há valores fundamentais à consciência ética de um médico e um deles é o respeito ao humanismo. A decisão da faculdade em expulsá-los indica que, apesar da intensa mercantilização da medicina, a ética importa para a formação médica.

Há vários desafios éticos na formação das novas gerações de médicos. O modelo brasileiro de saúde pública se vê continuamente ameaçado pela sedução mercantil da medicina dos desejos, como é o caso das cirurgias estéticas. A medicina deve ser uma prática que reconhece a universalidade da condição humana e não simplesmente o poder de consumo de seus pacientes. O medo da morte e as fragilidades que nos acompanham são parte de nossa condição humana compartilhada e desconhecem qualquer diferença que nos situem como trabalhadores negros ou estudantes brancos de uma faculdade privada.

* Antropóloga, professora da Universidade de Brasília e pesquisadora da Anis: Instituto de Bioética, Direitos Humanos e Gênero.

Fonte: http://www.estadao.com.br/noticias/suplementos,doutores-em-humilhacao,507611,0.htm

Livros para Download



Merritt's Neurology
Publisher: Lippincott Williams & Wilkins | ISBN: 0781753112 | edition 2005 | PDF | 1200 pages | 72 mb

http://www.megauplo ad.com/?d= U3KR3EDU

Livros para Download



Manual of Common Bedside Surgical Procedures
Publisher: Lippincott Williams & Wilkins | ISBN: 0683307924 | edition 2000 | CHM | 371 pages | 17,4 mb

Johns Hopkins Univ., Baltimore, MD. Pocket-sized manual, in outline format, describes techniques and procedures. For residents by residents. Halftone line drawings. Previous edition: c1996. Contributors are from Johns Hopkins. Trim size: 8.5 x 5.5 inches. Wire-spiral binding.

http://depositfiles .com/pt/files/ 8xwfnwaw5

Livros para Download



Pathophysiology of Disease An Introduction to Clinical Medicine, Sixth Edition (Lange Medical Books) By Stephen J. McPhee, Gary D. Hammer
Publisher: McGraw-Hill Medical 2009-10-20 | 752 Pages | ISBN: 0071621679 | CHM | 18.7 MB

http://depositfiles .com/pt/files/ vtc96t2vn

Livros para Download



Interpretation of Diagnostic Tests
Publisher: Lippincott Williams & Wilkins | ISBN: 0781730554 | edition 2006 | CHM | 1200 pages | 16,6 mb

What tests do I order, and what do the results mean?" Interpretation of Diagnostic Tests, Eighth Edition provides the answers--quickly and clearly--for a vast range of adult and pediatric conditions. Arranged by organ system, the book summarizes the available tests for most diseases, explains what the results mean, and discusses differential diagnoses. This thoroughly updated edition includes additional tests based on molecular biology, new data on the use of genetic tests, and many new diagnostic laboratory tests in chemistry. Imaging tests are included where they play a key role in diagnosis. The section on chemical and microbiological terrorism has been expanded. Readers can search for information in the way that best suits their needs--by index, table of contents, test results, or specific disease. Also included are extensive tables of normal and panic values, tables comparing test results in similar diseases, and an appendix of conversion factors between conventional and SI

http://depositfiles .com/pt/files/ ll1lk39yr

Livros para Download



Harwood-Nuss' Clinical Practice of Emergency Medicine
Publisher: Lippincott Williams & Wilkins | ISBN: 078175125X | edition 2005 | CHM | 2080 pages | 49,2 mb

Organized for easy reference, this comprehensive, concise, and clinically focused text covers all aspects of emergency medicine. Chapters follow a consistent, structured format--key points, clinical presentation, differential diagnosis, evaluation, management, disposition, and common pitfalls. This edition places greater emphasis on evidence-based medicine and includes tables with statistical data. A resuscitation section has been added. Medical and surgical emergencies have been merged together in sections organized by anatomic system. Each chapter includes references essential for American Board of Emergency Medicine recertification, highlighted in bold.

http://depositfiles .com/pt/files/ 926m9trny

Livros para Download



Brian W.J. Mahy, Marc H.V. van Regenmortel, "Desk Encyclopedia of General Virology"
Academic Press | 2009 | ISBN: 0123751462 | 672 pages | PDF | 21,2 MB


http://depositfiles .com/pt/files/ urh5ohv8k

2. Livros para Download


Moffet's Pediatric Infectious Diseases: A Problem-Oriented Approach
Publisher: Lippincott Williams & Wilkins | ISBN: 0781729432 | edition 2004 | CHM | 787 pages | 14,3 mb



Unlike many texts, which are organized by disease or pathogen, this unique resource presents a problem-oriented approach to the diagnosis and management of infectious diseases in children. All chapters are organized by anatomic syndrome and guide you through each step in the management process--from classifying the patient's illness to recognizing life-threatening emergencies, developing a logical differential diagnosis, pinpointing the disease, and treating the patient. All the features you've come to trust... . Patient-oriented approach helps you focus on the patient rather than the pathogen, and offers a complete review of the diagnostic and treatment process. . Step-by-step guidelines take you logically from evaluation and work-up to diagnosis and therapeutic decision-making. . Expert authors combine the scientific integrity and practicality established by Dr. Moffet, with the latest advances and their own authoritative views. Plus a wealth of NEW MATERIAL

Download: http://depositfiles.com/pt/files/1axz2u1dg

Livros para Download

Principles and Practice of Dialysis
Posted By : Book-er | Date : 15 Feb 2010 14:16:04 | Comments : 0


William L Henrich "Principles and Practice of Dialysis"
Lippincott Williams & Wilkins | English | 2009-02-01 | ISBN: 0781781639 | 752 pages | CHM | 30,5 MB


This book is an evidence-based review of the practical challenges of dealing with patients receiving dialysis. The first section covers technical and procedural considerations such as choosing the hemodialysis membrane and choosing the best dialysis option. The second section covers clinical considerations such as infection and the treatment of specific renal disease complications. The book includes numerous illustrations and tables and drug charts for dialysis patients. This edition's current outcomes chapter has been expanded to include patient depression and improving quality of care. New chapters cover dialysis in the ICU, valvular heart disease, and pre-emptive renal transplantation.

Download: http://depositfiles.com/pt/files/jlz168ru8

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Transforme arquivos ppt, doc, etc em pptx, docx, etc.

Transforme arquivos ppt, doc, etc em pptx, docx, etc.

O site é muito bom!

http://www.zamzar.com/

XII Congresso Brasileiro das Ligas do Trauma – CoLT Rio 2010

XII Congresso Brasileiro das Ligas do Trauma – CoLT Rio 2010.

O Encontro anual das Ligas do Trauma de todo o Brasil terá um cenário especial em 2010: a cidade do Rio de Janeiro.

O Comitê organizador do XII Congresso Brasileiro das Ligas do Trauma – CoLT Rio 2010,
formado pelas Ligas do Trauma do Estado do Rio de Janeiro e pelo CoBraLT, vem criando e desenvolvendo um novo e moderno conceito de evento.

Abordando o trauma em suas diferentes formas e momentos, além das peculiaridades regionais, o XII CoLT será palco de um grande encontro da sociedade e entidades governamentais de saúde.

Venha se surpreender, venha para o CoLT Rio 2010!

Fonte: http://www.coltrio2010.com.br/

Medicina - Animations & Illustrations

Argosy Medical's award winning staff has been providing animation and illustration solutions to the educational, pharmaceutical, scientific, consumer product, television, and medical communities for over 15 years. We offer stock and custom medical animation and illustration as well as customizable 3d interactive medical device solutions using our visible body platform

Animations & Illustrations

Fonte: http://www.argosymedical.com/

Aberto o edital para o Probex 2010 - UnP

Está aberto o Edital de Seleção de Discente para participação no Programa de Bolsa de Extensão - Probex, em projetos de extensão e ação comunitária para 2010. O período de inscrições vai do dia 22 ao dia 27 de fevereiro de 2010, podendo ser efetuadas nas Diretorias de Curso de Graduação em seu horário normal de funcionamento. Já a realização da seleção para vagas de extensão ocorrerá no período de 01 a 06 de março de 2010, com a data e o horário definidos pelas diretorias de cada curso e publicados nos murais dos mesmos. As atividades de extensão em 2010 iniciam no dia 15/03/2010 e se encerram no dia 30/11/2010, e o número de vagas será definido a partir da Resolução de aprovação dos Projetos de Extensão.
Link: http://www.unp.br/jportal/portal.jsf?post=3882

Ficha de Inscrição para Processo Seletivo de Bolsa de Extensão - ProBEx
Link: http://www.unp.br/jportal/portal.jsf?pagina=11313

Formulário de Cadastro de Voluntário

Link: http://www.unp.br/jportal/portal.jsf?pagina=11313

Senado aprova projeto que inclui reajuste anual dos médicos

O Senado Federal aprovou, nesta quarta-feira (10), projeto que inclui reajuste anual para os médicos na saúde suplementar. Emenda do senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) ao PLS 276/04 estabelece que o reajuste seja realizado dentro de 90 dias do início de cada ano calendário. Caso ultrapasse este período, o índice será definido pela Agência Nacional de Saúde (ANS).

O coordenador da Comissão de Saúde Suplementar e vice-presidente do Conselho Federal de Medicina (CFM), Aloísio Tibiriçá Miranda, acredita que este projeto é a base para a melhoria das relações entre planos de saúde com os médicos e pacientes. “Não existe nenhuma regra efetiva que garanta reajuste para o médico. Cremos que desta forma estaremos contribuindo decisivamente para a melhoria da assistência à saúde e da remuneração médica”, ressalta Tibiriçá.

A medida espelha a essência fundamental do PLC 39/2007 que implementaria a Classificação Brasileira Hierarquizada de Procedimentos Médicos (CBHPM), aprovado em 2007 pela Câmara e parado desde então no Senado.

A emenda de Mozarildo Cavalcanti faz parte do substitutivo do senador Augusto Botelho (PT-RR) ao projeto que obriga a existência de contratos escritos entre operadoras de planos de saúde e prestadores de serviços - como médicos autônomos, clínicas médicas, hospitais e laboratórios.

O texto foi aprovado em turno suplementar pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS). O projeto é de autoria da senadora Lúcia Vânia (PSDB-GO) e recebeu decisão terminativa da Comissão. Agora será remetido para a apreciação da Câmara dos Deputados, salvo recurso do plenário com a anuência de 10% dos senadores no prazo de cinco sessões consecutivas.

Fonte: http://www.portalmedico.org.br/novoportal/index5.asp

Uso de jaleco fora do ambiente hospitalar poderá ser proibido

A Câmara dos Deputados está analisando o Projeto de Lei 6626/09, que proíbe o uso de qualquer equipamento de proteção individual, inclusive jalecos e outras vestimentas especiais, fora do ambiente onde o trabalhador da área de saúde exerça suas atividades. A proibição abrange qualquer tipo de instrumento utilizado no atendimento médico.

De autoria do deputado Inocêncio Oliveira (PR-PE), a proposta tem como objetivo combater a infecção hospitalar e a contaminação biológica. Segundo o texto, o infrator da norma, sem prejuízo de outras sanções, deverá ser advertido e multado, sendo o empregador responsabilizado solidariamente. O projeto também prevê para os trabalhadores da saúde atividades de conscientização e de educação sobre prevenção de riscos biológicos .


Biossegurança

O autor afirma que o projeto foi elaborado a partir de princípios de biossegurança e será extremamente benéfico para proteger a saúde da população.

Segundo Inocêncio Oliveira, muitos estudos indicam que microorganismos são transportados para pessoas que estão fora do ambiente hospitalar, ambulatorial, odontológico ou laboratorial, por meio de roupas, jalecos e outras peças usadas durante o período de trabalho.

A contaminação, segundo esses estudos, cresce de acordo com o tempo e as características do atendimento e é mais intensa em áreas de contato, como bolsos ou mangas.

"Apesar disto, não é incomum ver profissionais ou estudantes da área de saúde circulando em locais públicos usando jalecos, por vezes estetoscópios ou outros equipamentos de trabalho. É necessário que se enfatize a conscientização dos trabalhadores da saúde quanto à gravidade do risco biológico a que expõem a comunidade ao persistirem neste hábito", adverte Inocêncio.

O parlamentar argumenta que as penas de advertência e multa podem ser eficazes para coibir esse comportamento, sendo necessário também responsabilizar o empregador.


Tramitação

O projeto, que tramita em caráter conclusivo, será analisado pelas comissões de Seguridade Social e Família; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Fonte: http://www.portalmedico.org.br/novoportal/index5.asp

Urgente: Sinmed promove assembleia na próxima segunda-feira

Em virtude dos representantes da Secretaria Estadual de Saúde ainda não terem se reunido com a Governadoria e dessa forma apresentado uma nova proposta, o Sindicato dos Médicos do RN adiou para a próxima segunda-feira (22.02) a assembléia geral que vai avaliar os rumos da greve, inclusive discutindo os encaminhamentos dados às reivindicações da categoria.

O Sinmed lembra a importância da participação de todos, porque se até a semana que vem não houver proposta, como se espera, a assembléia poderá decidir pela suspensão de outros serviços e a realização de manifestações em frente aos hospitais públicos e à própria Sesap.

Enquanto isso serão mantidas as mesmas orientações: Os procedimentos, consultas e cirurgias eletivas devem ser suspensos, o número de profissionais na urgência deve ser reduzido a 30% do quadro, os médicos do estado à disposição do município ou de entidades filantrópicas (como a Liga Norte-rio-grandense Contra o Câncer e o Hospital Varela Santiago) devem se agregar ao movimento.

A greve precisa ser consolidada por todos e não apenas um desejo de poucos. Qualquer nova orientação será repassada aos médicos na próxima segunda-feira. Contamos com a presença de cada um de vocês!

Fonte: http://www.sinmedrn.org.br/noticias/urgente-sinmed-promove-assembleia-na-proxima-segunda-feira/

RN sediará Encontro de Entidades Médicas

Será realizado nos dias 29 e 30 de abril e 1º de maio o encontro de Entidades Médicas do Nordeste, em Natal. A data foi agendada na reunião em São Luís do Maranhão, em encontro semelhante, onde foram discutidos os rumos e as lutas do movimento médico.

Questões como Cooperativismo, Plano de Cargos e Carreiras no sistema público, remuneração junto aos planos de saúde serão exaustivamente debatidos procurando encaminhamentos que melhorem a situação crítica dos médicos nessas áreas.

Fonte: http://www.sinmedrn.org.br/noticias/rn-sediara-encontro-de-entidades-medicas/

domingo, 14 de fevereiro de 2010

Senado aprova projeto que inclui reajuste anual dos médicos

Senado aprova projeto que inclui reajuste anual dos médicos

O Senado Federal aprovou, nesta quarta-feira (10), projeto que inclui reajuste anual para os médicos na saúde suplementar. Emenda do senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) ao PLS 276/04 estabelece que o reajuste seja realizado dentro de 90 dias do início de cada ano calendário. Caso ultrapasse este período, o índice será definido pela Agência Nacional de Saúde (ANS).

O coordenador da Comissão de Saúde Suplementar e vice-presidente do Conselho Federal de Medicina (CFM), Aloísio Tibiriçá Miranda, acredita que este projeto é a base para a melhoria das relações entre planos de saúde com os médicos e pacientes. “Não existe nenhuma regra efetiva que garanta reajuste para o médico. Cremos que desta forma estaremos contribuindo decisivamente para a melhoria da assistência à saúde e da remuneração médica”, ressalta Tibiriçá.

A medida espelha a essência fundamental do PLC 39/2007 que implementaria a Classificação Brasileira Hierarquizada de Procedimentos Médicos (CBHPM), aprovado em 2007 pela Câmara e parado desde então no Senado.

A emenda de Mozarildo Cavalcanti faz parte do substitutivo do senador Augusto Botelho (PT-RR) ao projeto que obriga a existência de contratos escritos entre operadoras de planos de saúde e prestadores de serviços - como médicos autônomos, clínicas médicas, hospitais e laboratórios.

O texto foi aprovado em turno suplementar pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS). O projeto é de autoria da senadora Lúcia Vânia (PSDB-GO) e recebeu decisão terminativa da Comissão. Agora será remetido para a apreciação da Câmara dos Deputados, salvo recurso do plenário com a anuência de 10% dos senadores no prazo de cinco sessões consecutivas.

Fonte: http://www.portalmedico.org.br/novoportal/index5.asp

Médicos fazem assembléia e rejeitam proposta do Governo

Médicos fazem assembléia e rejeitam proposta do Governo

Depois de três dias de greve, os médicos do Estado se reuniram, nesta quinta-feira (11), em assembléia, na sede do Sindicato dos Médicos do RN para avaliar a proposta apresentada pela Secretaria Estadual de Saúde Pública e definir os rumos do movimento, assim como dar novos encaminhamentos para os próximos dias.

A proposta da Sesap que prevê um salário base de R$ 1.530 para 20h e R$ 3.060 para 40h, além do valor de R$ 2.000 para a Gratificação de Alta Complexidade foi rejeitada por unanimidade. A categoria considerou a proposta frustrante e fora do contexto pleiteado pelos médicos.

A plenária da assembléia decidiu apresentar à Sesap uma contra proposta que prevê um salário base no valor de R$ 3.500 para 20h e R$ 7.000 para 40h. Os médicos também analisaram a possibilidade de pedir a incorporação da Gratificação de Alta Complexidade.

Durante a assembléia, muitos médicos apresentaram propostas e contribuíram para o debate das questões apresentando as suas opiniões. Nas suas palavras, a anestesista do Hospital Walfredo Gurgel Dra. Catarina Nóbrega enfatizou: “Quem faz uma greve vitoriosa é a categoria”. Opinião compartilhada por todos que estavam presentes. “Cada especialidade vai ter que intensificar o movimento”, complementou Dr. Geraldo Ferreira, presidente do Sinmed/RN.

Para o presidente da Associação Médica do RN, Dr. Álvaro Barros, a pauta é extensa e só se esgotará a médio e longo prazo. “Temos tudo para vencer um degrau, mas todos devem estar focados. A AMRN está atenta, vigilante e em sincronia com as decisões dos médicos”, disse o representante da entidade.

O cardiologista e Deputado Estadual Dr. Paulo Davim também é presença constante e ativa nas assembléias. “É explícita a minha solidariedade ao Sinmed que conduz o movimento”, disse ele que vem contribuindo bastante com suas sugestões e notável conhecimento sobre as lutas da categoria.

A contra proposta dos médicos deve ser encaminhada à Sesap ainda nesta sexta-feira. O presidente do Sinmed/RN, Dr. Geraldo Ferreira também frisou que a greve continua, inclusive sendo estudada a adesão do Samu Metropolitano. O movimento deve ser intensificado, mas sem radicalismos. Quanto aos atendimentos de urgência durante o carnaval, a população deve ficar tranqüila, já que eles serão preservados com a oferta do mínimo exigido pela Lei de Greve.

Uma nova assembléia deverá ser realizada na próxima quinta-feira (18). Os médicos devem ficar atentos à convocação.

Fonte: http://www.sinmedrn.org.br/noticias/medicos-fazem-assembleia-e-rejeitam-proposta-do-governo/